Almostacfi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Almostacfi
24º califa abássida
Reinado 944946
Antecessor(a) Almutaqui
Sucessor(a) al-Muti
Dinastia Abássida
Pai Almoctafi

Almostacfi[1] (em árabe: المستكفي; transl.: Al-Mustakfi) foi o califa abássida entre 944 e 946. Ele foi alçado ao poder por Tuzum, um general turco que depôs e cegou o califa anterior, Almutaqui.

História[editar | editar código-fonte]

Quando os buídas começaram a ameaçar a capital, Tuzum, com o califa, marcharam até Wasit e os derrotou. E quando os hamdanidas de Moçul falharam em pagar o tributo ao califa, novamente o general marchou para fazer valer os direitos do califa. Desta vez, porém, o assunto foi resolvido de forma amigável.

Tuzum morreu logo depois e foi sucedido na posição de emir de emires por Abu Jafar, também um general. A situação em Bagdá se deteriorou rapidamente, pois os suprimentos da cidade, controlados por dinastias rivais por todos os lados, deixaram de chegar aos mercados. A população, pressionada pela fome, passou a comer os cães e gatos da cidade e, levada ao desespero, a massa se tornou incontrolável. Multidões fugiram para Baçorá e outros tantos morreram. Abu Jafar, sem conseguir controlar a cidade, pediu ajuda ao comandante hamdanida Nácer Aldaulá, de Moçul, oferecendo-lhe em troca a posição de emir de emires. Mas os hamdanidas estavam, na ocasião, lutando contra com os russos no Azerbaijão e os iquíxidas na Síria.

Na mesma época, o governador de Uacite se rendeu ao líder dos buídas e, se juntando aos conquistadores, marchou para Bagdá e obrigou Abu Jafar e o califa a fugirem. Almostacfi então recebeu o secretário do líder dos buídas para tratar dos termos de rendição e então, a convite do califa, Muize Aldualá tomou a capital, assumindo a posição de emir de emires. O califa, completamente submisso ao Amir, mandou que o nome de Aldaulá aparecesse junto com o seu nas moedas do califado e nas orações públicas. Mas foi em vão, pois o conquistador buída acreditava que Almostacfi era uma criação dos turcos e, eventualmente, o califa foi deposto e cegado. Ele reinou por pouco mais de um ano e sua deposição novamente lançou Bagdá no caos, resultando num saque do palácio do califa.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Almostacfi
Nascimento:  ? Morte:  ?
Precedido por:
Almutaqui
Califas abássidas
944 – 946
Sucedido por:
Al-Muti

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Dias, Eduardo (1940). Árabes e muçulmanos. Lisboa: Livraria Clássica 
  1. Dias 1940, p. 289.