Ana Clara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ana Clara
Informação geral
Nome completo Ana Clara Ferreira Costa
Nascimento 18 de outubro de 1961 (62 anos)
Origem Rio de Janeiro, RJ
País  Brasil
Gênero(s) Samba
Instrumento(s) Voz
 Nota: Para a ex-BBB e apresentadora brasileira, veja Ana Clara Lima.

Ana Clara Ferreira Costa, ou apenas Ana Clara (Rio de Janeiro, 18 de outubro de 1961), é uma cantora brasileira.[1] [2]

Bibliografia e carreira[editar | editar código-fonte]

Em 1982 lançou pelo Selo Pérgola o disco "Ana Clara", no qual interpretou as faixas "Negra realeza" (Noca da Portela), "Martírio" (Ruy Quaresma e Nei Lopes), "A outra" (Elymar Santos e Tony Bahia), "Barreira" (Ruy Quaresma e Paulo César Pinheiro), "Deus desse mundo" (Fernando Baster e Pedrinho da Flor), "Samba da felicidade" (Ruy Quaresma), "Oração pras almas" (Fernando Baster, Pedrinho da Flor e Ruy Quaresma), "Mar do Maranhão" (Noca da Portela e Toninho Nascimento), "Perdoa amor" (Noca da Portela e Daniel Santos), "Impressão digital" (Beto Correia e Franco), "Clamor" (Noca da Portela e Sérgio Fonseca) e "A vida é uma beleza" (Fernando Baster, Pedrinho da Flor e Ruy Quaresma). No ano de 1986, fez participação especial no disco de estréia de Zeca Pagodinho, interpretando "Cheiro de saudade", de autoria de Sereno e Mauro Diniz. No ano seguinte, em 1987, participou do disco "Aquela Imagem", do Reinaldo, O Príncipe do Pagode, interpretando a faixa-título, de autoria de Rico Doriléo e Marquinho China.

Em 1989 participou da coletânea "Tropical FM Volume 1", na qual interpretou as faixas "Novo amanhecer" (Marquinhos e Wilson Ney) e "Castelo de sonhos" (César Rodrigues e Cabo Velho), álbum no qual também participaram Pedrinho da Flor, Elymar Santos, Mauro Diniz, Djane, Reinaldo, O Príncipe do Pagode, Dominguinhos do Estácio, Elza Soares, Marquinhos Satã e Elson do Forrogode. No ano de 1990 a gravadora Warner Music relançou o disco "Ana Clara", editado anos depois pelo Selo Pérgola. Desta vez o disco foi distribuído para todo o Brasil e alcançou grandes vendas tendo em vista o sucesso do samba carioca (pagode) alcançado por grupos e artistas como Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Almir Guineto e a dupla Arlindo Cruz e Sombrinha, tão em voga na época.

Em 1991 a cantora lançou seu disco de maior sucesso e reconhecimento, o disco "Ilumina" (Selo Tropical e gravadora Polygram), disco no qual interpretou as composições "Códea da flor (Beto Correia e Edu Ferreira), "Direito de ser feliz" (Anna Fernandes e Nelson Wellington), "Palavra de mulher" (Roque Ferreira e Fábio Ferreira), "Prazer e dor" (Acyr Marques, Délcio Luis e Geraldão), "Não vou querer" (Dedé Paraíso e Eunice Barbosa), "Se for por amor" (Maurício Duboc e Carlos Colla), "Fogo sem luz" (Altay Veloso), "Raro prazer" (Guilherme Nascimento e Roberto Serrão), "Badameiro" (Roque Ferreira), "Deixa pra lá" (Carlos Senna, Almir Guinéto e Otacílio) e "Quer brincar de amor" (Arlindo Cruz, Marquinhos Satã e Acyr Marques), faixa na qual contou com a participação especial do cantor Reinaldo, O Príncipe do Pagode. Outra música de destaque foi a faixa-título "Ilumina", de autoria de Noca da Portela, Tuninho Nascimento e Tranka, muito divulgada não só na emissora que produziu o disco, a Rádio Tropical FM no Rio de Janeiro, na época a principal emissora segmentada no samba e pagode carioca, como em quase todas as outras emissoras de rádio do país. Logo depois, a música acumulou diversas outras regravações nas vozes dos grandes intérpretes da MPB, como Maria Bethânia. Neste mesmo ano de 1991 interpertou a faixa "A outra", de Elymar Santos e Tony Bahia, no disco "Sucessos Tropical FM", álbum do qual também participaram Elymar Santos, Mauro Diniz, Alcione, Bruno Maia, Grupo Raça, Chris, Wando, Royce do Cavaco, Eros e Zeca Pagodinho. Ainda em 1991, ao lado de Grupo Malakacheta, Zélia Bastos, Lourenço, Bruno Maia, Grupo Pirraça, Mauro Diniz, Eros, Royce do Cavaco, Reinaldo, O Príncipe do Pagode, Criolo Doido e Dunga, foi incluída na coletânea "Sucessos da Rádio Princesa FM", na qual interpretou a faixa "Códea da flor", de Beto Correia e Edu Ferreira.

Discografia[editar | editar código-fonte]

(1982) Ana Clara • Selo Pérgola (1986) Zeca Pagodinho • RCA Victor (1987) Aquela Imagem • Continental (1989) Tropical FM Volume 1(vários) Selo Zappelli Empreendimentos Artísticos (1990) Ana Clara Warner Music (1991) Sucessos da Rádio Tropical FM (vários) Selo Tropical/Polygram (1991) Ilumina • Selo Tropical FM

  • Ilumina
  • Aquela Imagem
  • Zeca Pagodinho
  • Ana Clara

Notas e Referências

  1. «Adriana». Cantoras do Brasil. Consultado em 29 de dezembro de 2014 
  2. [[1]]
Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.