Anfípoda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Ciência.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição.

Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma caixa taxonómicaAnphipoda
Amphipoda

Amphipoda
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Crustacea
Classe: Malacostraca
Subclasse: Peracarida
Ordem: Amphipoda
Sub-ordens
Senticaudata

Hyperiidae
Gammaridea
Ingolfiellidea

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Anfípoda

Amphipoda são pequenos crustáceo que habitam todos os ambientes marinho, águas salobras e doce;possuem mais de 7000 spp; entre elas espécies cavadoras de túneis e tubos e outras nadam livremente, são conhecidos pela sua ausência de carapaça cobrindo a região do tórax, com o corpo comprimido lateralmente e o abdômen flectido ventralmente.

Anatomia do corpo de um Amphipoda

As antenas superiores e inferiores são variavelmente desenvolvidas e os olhos não são pedunculados. O 1º par de apêndices torácicos faz parte da armadura bucal, enquanto que os restantes 6 pares podem estar ou não transformados em pinças. O abdômen tem 3 pares de patas adaptadas ao salto, 3 pares de apêndices natatórios e o télson por vezes ausente. As coxas dos pereópodes são bem desenvolvidas e dispostas lateralmente; os amphipoda possuem brânquias torácicas.