Apeadeiro de Pedras d'El-Rei

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Pedras d'El-Rei
Inauguração
Vestígios do Apeadeiro de Pedras d'El-Rei, em 2018.
Linha(s) Linha do Algarve
Coordenadas 37° 5′ N 7° 41′ W
Concelho Tavira
Serviços Ferroviários Abatido ao serviço

O Apeadeiro de Pedras d'El-Rei foi uma interface ferroviária da Linha do Algarve, que servia a zona de Pedras del Rei em Santa Luzia no Concelho de Tavira, em Portugal. Situava-se perto da Estrada Nacional 125, tendo um bom acesso pedonal. Foi inaugurado no ano de 1905, tendo deixado de ser utilizado pelos comboios Regionais desde 1990, tendo ficando depois ao abandono. Durante ao processo de requalificação da Linha do Algarve na década de 2000 foi deliberado pela Rede Ferroviária Nacional que este antigo apeadeiro deveria ser demolido, uma vez que não era servido por comboios e o local tinha alguns problemas de segurança.

História[editar | editar código-fonte]

Aviso de 1905 dos Caminhos de Ferro do Estado, com os descontos na Linha do Algarve. Esta interface aparece com a categoria de paragem.

O troço entre Luz e Tavira, onde se encontrava este apeadeiro, foi inaugurado em 19 de Março de 1905.[1] Na verdade era classificado como Paragem de comboios tranvias e depois designado de Apeadeiro. Entre 2002 e 2012, a REFER Rede Ferroviária Nacional encetou um vasto processo de levantamento de todas as estações e apeadeiros na Linha do Algarve, para determinar quais eram as intervenções a fazer nas zonas consideradas mais inseguras ou perigosas. No relatório final, apontou-se que o apeadeiro de Pedras del Rei tinha falhas estruturais e físicas pelo que foi uma das antigas paragens demolidas aquando das obras de reestruturação e renovação em 2002.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre o Apeadeiro de Pedras d'El Rei

Referências

  1. «Olhão a Tavira» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 18 (412). 16 de Março de 1905. pp. 84, 85. Consultado em 9 de Setembro de 2012. 



Ícone de esboço Este artigo sobre uma estação, apeadeiro ou paragem ferroviária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.