Banda Casseta & Planeta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Casseta & Planeta
Informação geral
Origem Rio de Janeiro
País  Brasil
Gênero(s) humor
Período em atividade 1988 - 2000
Gravadora(s) WEA, Velas, Som Livre
Ex-integrantes Beto Silva, Bussunda, Claudio Manoel, Emanoel Jacobina, Helio de la Peña, Hubert, Marcelo Madureira, Mu Chebabi, Reinaldo

Casseta & Planeta foi um conjunto musical formado pelos integrantes dos grupos de humor Casseta Popular e O Planeta Diário.

Em 1984 a turma da Casseta Popular apresentou seu primeiro espetáculo musical, Casseta in Concert: Coral Coro de Pica, no restaurante Manga Rosa, no Rio de Janeiro. Bussunda, o astro natural do show, afirmou sua posição de personagem cult da noite carioca, e Casseta in Concert se tornaria o embrião dos shows do Casseta & Planeta.

Em 1988, na sequência da frutífera colaboração jornalística/humorística entre a Casseta e o Planeta, pela primeira vez os dois grupos somaram seus talentos nos palcos. O show Eu vou tirar você deste lugar, lançado no Jazzmania, misturava piadas com músicas de composição própria (exceto Garota de Ipanema). Este foi o único show do grupo a ter sido lançado em videocassete: apesar da qualidade amadora das imagens, a Globo Vídeo bancou o lançamento.

No ano seguinte o conjunto adotou o nome Casseta & Planeta e lançou o disco Preto com um buraco no meio. A banda atingiu sucesso nacional com a faixa "Mãe é mãe", uma paródia das apresentações de Tim Maia. Sobre o show de lançamento, disse Milton Abirached do jornal O Globo: "A banda continua, entre outras coisas, a debochar de frases, expressões e comportamentos de uma certa juventude lenta, que não sabe se é hippie ou yuppie."

Depois desse grande estouro, a atuação da banda tem sido irregular. O disco seguinte, Para comer alguém, foi lançado por uma gravadora pequena e teve divulgação muito modesta, apesar do grande sucesso do programa Casseta & Planeta, Urgente! na televisão.

Os shows continuaram sendo feitos em produções renovadas, como A Noite dos Leopoldos (1992) e Casseta & Planeta Unfucked (1996), que lotaram casas de shows no Rio e em São Paulo. Porém, com o trabalho crescente na televisão, os shows cessaram no fim da década de 1990. Um último disco, The bost of Casseta & Planeta, reuniu as principais faixas dos anteriores e algumas inéditas, e contou com a também participante do Casseta & Planeta na época Maria Paula Fidalgo Suplicy . Desde então, a volta da banda Casseta & Planeta tem sido frequentemente especulada.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Vídeo[editar | editar código-fonte]

Flag of Brazil.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.