Beirute (sanduíche)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sanduíche beirute.

Beirute é um sanduíche brasileiro provavelmente influenciado pela culinária sírio-libanesa feita com pão sírio, levado para o Brasil no início do século XX pelos imigrantes do Oriente Médio.

O nome beirute é uma referência à capital do Líbano, mas na capital libanesa não se come este sanduíche já que se trata de uma criação brasileira, mais especificamente de São Paulo, para onde migraram os libaneses [1].

É possível notar influências de outros sanduíches apreciados no Brasil: a combinação de presunto e queijo existe no Misto-quente, já presunto ou rosbife com queijo e tomate existe no Bauru. E ainda, a combinação de alface com tomate (e por vezes ovo) existe em algumas receitas de Hambúrguer.

Atualmente é possível encontrar este tipo de sanduíche em várias regiões e cidades do Brasil. Algumas lanchonetes servem com batatas fritas e refrigerante como acompanhamentos, como se costuma fazer em redes que servem Hambúrgueres, notadamente de influência da cultura americana.

Assim, o beirute é comida originada da miscigenação e mistura de influências culturais vistas numa metrópole cosmopolita como São Paulo.

A receita do beirute pode variar muito, os ingredientes mais encontrados são: pão sírio, rosbife ou lagarto fatiado (ou ainda presunto), queijo, alface, rodelas de tomate e um ovo frito.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. site Mundo Estranho (editora Abril). «Como surgiram os sanduíches beirute, americano e cheeseburger?». Arquivado do original em 7 de dezembro de 2008 
Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.