Carnaval de Joaçaba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde abril de 2013). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O Carnaval de Joaçaba é um dos principais carnavais do estado de Santa Catarina. Com a criação da Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d'Oeste (LIESJHO) em 1996, o carnaval de Joaçaba cresceu muito, e hoje conta com quatro grandes escolas de samba. Joaçaba e Herval d'Oeste são cidades conurbadas no meio oeste catarinense, que juntas possuem aproximadamente 60 mil habitantes, estimando-se que cerca de metade da população esteja envolvida direta ou indiretamente. O carnaval tem um público estimado de 30 mil espectadores na Avenida XV de Novembro, 8 mil entre arquibancadas e camarotes.

Foi televisionado no ano de 2008 por SBT e Bandeirantes para toda Santa Catarina, e TV Cidade para região. O investimento médio chega na casa do milhão de reais, sendo que a escola Aliança (mais rica e estruturada) gastou 1,5 milhões, cifras volumosas para o interior do Brasil[carece de fontes?].

Todo ano há a presença de inúmeros contratados do carnaval carioca, baiano e paulista. Os jurados também são oriundos do Rio de Janeiro e pertencem à Riotur. as três maiores escolas têm barracão próprio onde ao longo de todo o ano confeccionam fantasias e alegorias. O clima de carnaval simplesmente toma conta da cidade nos meses anteriores. As vagas em hotéis da região geralmente se esgotam com bastante antecedência. Turistas de várias regiões do Brasil chegam à cidade para as cinco noites de festa e duas de desfile.

Em Joaçaba existem também Carnaval de blocos, que ocorre paralelamente na Praça da Catedral e chega a receber 8 mil foliões em dezenas de blocos. O bloco mais antigo é o PÉ DE CANA que desdo ano de 2017 leva o Nome de Bloco Os' Tentação . já foi considerado pela Riotur e pela Associação das Cidades Carnavalescas da América como o 3º melhor desfile de escolas de Samba do Brasil. [carece de fontes?]

Números[editar | editar código-fonte]

  • Quatro escolas de samba
  • Aproximadamente 5000 integrantes
  • 25 mil espectadores por noite
  • Gasto aproximado das escolas no total de 3,5 milhões de reais, entre recursos privados e públicos
  • Televisionado por 3 emissoras, 2 estaduais e 1 local
  • Seis horas de desfile por noite

As escolas de samba[editar | editar código-fonte]

Escola ref.
Aliança [1]
Acadêmicos do Grande Vale [1]
Vale Samba [1]
Unidos do Herval [1]
Acadêmicos do Grande Vale [2]

Referências

  1. a b c d LIESJHO. «Escolas de samba». Consultado em 8 de abril de 2013