Cassiopeia (filme): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 35: Linha 35:
A ambientação sugere (também por inviabilidade técnica para se produzir árvores e outros elementos caóticos naturais) um ambiente completamente tomado pela artificialidade. Numa primeira análise, pode-se pensar que é uma idéia rasa, mas o formato da resposta ao ataque do "predador gigante" evidenciam uma abordagem biológica no roteiro, como se os habitantes liberassem "anticorpos" ou "substâncias" encapsuladas para defesa a partir de armazéns de emergência, contrastando com o formato estadunidense, que evidentemente escolheria o ''míssil''.
A ambientação sugere (também por inviabilidade técnica para se produzir árvores e outros elementos caóticos naturais) um ambiente completamente tomado pela artificialidade. Numa primeira análise, pode-se pensar que é uma idéia rasa, mas o formato da resposta ao ataque do "predador gigante" evidenciam uma abordagem biológica no roteiro, como se os habitantes liberassem "anticorpos" ou "substâncias" encapsuladas para defesa a partir de armazéns de emergência, contrastando com o formato estadunidense, que evidentemente escolheria o ''míssil''.


==Controvérsia==
==A falsa Controvérsia==


Ainda existe uma polêmica a respeito de qual foi o primeiro filme em ''[[computação gráfica|CGI]]'', ''Cassiopéia'' ou ''[[Toy Story]]''. Quando a Disney soube que Cassiopéia estava sendo produzido, metade dele já havia sido completado <ref name="Museu da Computação e Informática">{{cite web|url= http://www.mci.org.br/historia/cassiopeia/cassiopeia.html|title= Cassiopéia|accessdate= 2007-05-10}}</ref>. Na época, a Disney havia abandonado o uso de CGI em filmes <ref name="The Pixar Story">{{cite web|url= http://lowendmac.com/orchard/06/0123.html|title= Low End Mac|accessdate= 2007-05-10}}</ref> desde ''[[Tron]]'', a primeira tentativa da empresa, e que teve uma recepção ruim de crítica e público. Como a [[Pixar Studios]] criou os moldes para as cabeças dos personagens principais em argila, sendo posteriormente digitalizados com o Polhemus 3D <ref name="Silicon Valley Siggraph">{{cite web|url=http://www.silicon-valley.siggraph.org/MeetingNotes/ToyStory.html|title= Toy Story at Silicon Valley ACM Siggraph|accessdate= 2007-03-17}}</ref>, houve controvérsia quanto ao seu status de filme totalmente gerado em computador, ao passo que ''Cassiopéia'' foi criado a partir de modelos inteiramente virtuais, sem uso de modelos físicos, da modelagem às texturas. Ainda que isso não o impeça de ser considerado o primeiro filme CGI, essa diferença entre os filmes é defendida por animadores brasileiros como argumento para considerar ''Cassiopéia'' o primeiro filme totalmente feito em CGI, mesmo tendo sido lançado alguns meses após ''Toy Story''.
Ainda existe uma polêmica a respeito de qual foi o primeiro filme em ''[[computação gráfica|CGI]]'', ''Cassiopéia'' ou ''[[Toy Story]]''. Quando a Disney soube que Cassiopéia estava sendo produzido, metade dele já havia sido completado <ref name="Museu da Computação e Informática">{{cite web|url= http://www.mci.org.br/historia/cassiopeia/cassiopeia.html|title= Cassiopéia|accessdate= 2007-05-10}}</ref>. Na época, a Disney havia abandonado o uso de CGI em filmes <ref name="The Pixar Story">{{cite web|url= http://lowendmac.com/orchard/06/0123.html|title= Low End Mac|accessdate= 2007-05-10}}</ref> desde ''[[Tron]]'', a primeira tentativa da empresa, e que teve uma recepção ruim de crítica e público. Como a [[Pixar Studios]] criou os moldes para as cabeças dos personagens principais em argila (processo amplamente utilizado para desenvolvimento de personagem inclusive em animações 2D como Principe do Egito e Rei Leão), sendo posteriormente digitalizados com o Polhemus 3D <ref name="Silicon Valley Siggraph">{{cite web|url=http://www.silicon-valley.siggraph.org/MeetingNotes/ToyStory.html|title= Toy Story at Silicon Valley ACM Siggraph|accessdate= 2007-03-17}}</ref>, houve controvérsia quanto ao seu status de filme totalmente gerado em computador, apesar dos modelos terem que passar por uma remodelagem total pois os dados escaneados não podem ser utilizados diretamente(lembrando que esse mesmo processo foi utilizado por mais de 10 anos pela industria de cinema, Jurassic Park e Godzilla são bons exemplos, ao passo que ''Cassiopéia'' foi criado a partir de modelos inteiramente virtuais, sem uso de modelos físicos, da modelagem às texturas, mesmo o software utilizado não sendo brasileiro o que já seria aí debate para a verdadeira nacionalidade do software, lembramo-nos porém que a pixar inventou o processo RGBA através da utilização de quatro framebuffers RED, BLUE, GREEN e ALPHA para transparência, assim como o software de animação, e o famoso Rendereman. Isso o impede de ser considerado o primeiro filme CGI, apesar disso essa diferença entre os filmes é defendida por animadores brasileiros que não entendem o processo de criação de personagens, como argumento para considerar ''Cassiopéia'' o primeiro filme totalmente feito em CGI, mesmo tendo sido lançado alguns meses após ''Toy Story''.


Tal controvérsia é semelhante à da invenção do [[avião]] ou à construção do primeiro [[computador]], onde os norte-americanos afirmam terem sido os pioneiros {{carece de fontes|data=Dezembro de 2008}}.
Tal controvérsia é semelhante à da invenção do [[avião]] ou à construção do primeiro [[computador]], onde os norte-americanos afirmam terem sido os pioneiros {{carece de fontes|data=Dezembro de 2008}}.

Revisão das 00h47min de 6 de outubro de 2010

Predefinição:Cinema/Ficha Técnica Ampliada Cassiopéia[nota 1] é o primeiro filme de animação longa-metragem inteiramente realizado digitalmente, produzido pela NDR Filmes, e lançado em 1 de abril de 1996. Foi totalmente realizado em computador, com imagens geradas totalmente por computação gráfica, sem escaneamento exterior de imagens ou vetorização de modelos reais (rotoscópio) ou misturas com outras técnicas.

Cassiopéia é, portanto, o primeiro longa-metragem puramente virtual do mundo, precedendo o norte-americano Toy Story. [1]

Sinopse

O filme conta a história do planeta Atenéia, localizado na constelação de Cassiopéia, que um dia é atacado por invasores do espaço que começam a sugar sua energia vital. Um sinal de socorro é enviado para o espaço sideral pela astrônoma local, Liza, e recebido por quatro heróis que viajam através da galáxia para salvar o planeta.

A ambientação sugere (também por inviabilidade técnica para se produzir árvores e outros elementos caóticos naturais) um ambiente completamente tomado pela artificialidade. Numa primeira análise, pode-se pensar que é uma idéia rasa, mas o formato da resposta ao ataque do "predador gigante" evidenciam uma abordagem biológica no roteiro, como se os habitantes liberassem "anticorpos" ou "substâncias" encapsuladas para defesa a partir de armazéns de emergência, contrastando com o formato estadunidense, que evidentemente escolheria o míssil.

A falsa Controvérsia

Ainda existe uma polêmica a respeito de qual foi o primeiro filme em CGI, Cassiopéia ou Toy Story. Quando a Disney soube que Cassiopéia estava sendo produzido, metade dele já havia sido completado [2]. Na época, a Disney havia abandonado o uso de CGI em filmes [3] desde Tron, a primeira tentativa da empresa, e que teve uma recepção ruim de crítica e público. Como a Pixar Studios criou os moldes para as cabeças dos personagens principais em argila (processo amplamente utilizado para desenvolvimento de personagem inclusive em animações 2D como Principe do Egito e Rei Leão), sendo posteriormente digitalizados com o Polhemus 3D [4], houve controvérsia quanto ao seu status de filme totalmente gerado em computador, apesar dos modelos terem que passar por uma remodelagem total pois os dados escaneados não podem ser utilizados diretamente(lembrando que esse mesmo processo foi utilizado por mais de 10 anos pela industria de cinema, Jurassic Park e Godzilla são bons exemplos, ao passo que Cassiopéia foi criado a partir de modelos inteiramente virtuais, sem uso de modelos físicos, da modelagem às texturas, mesmo o software utilizado não sendo brasileiro o que já seria aí debate para a verdadeira nacionalidade do software, lembramo-nos porém que a pixar inventou o processo RGBA através da utilização de quatro framebuffers RED, BLUE, GREEN e ALPHA para transparência, assim como o software de animação, e o famoso Rendereman. Isso o impede de ser considerado o primeiro filme CGI, apesar disso essa diferença entre os filmes é defendida por animadores brasileiros que não entendem o processo de criação de personagens, como argumento para considerar Cassiopéia o primeiro filme totalmente feito em CGI, mesmo tendo sido lançado alguns meses após Toy Story.

Tal controvérsia é semelhante à da invenção do avião ou à construção do primeiro computador, onde os norte-americanos afirmam terem sido os pioneiros [carece de fontes?].

Histórico

A produção de Cassiopéia foi dirigida pelo animador Clóvis Vieira e contou com uma equipe de 3 diretores de animação e 11 animadores, trabalhando em 17 microcomputadores 486 DX2-66. O primeiro modelo de personagem foi feito em um 386 SX de 20Mhz. O software utilizado foi o Topas Animator produzido pela Crystal Graphics.

Este filme de 80 minutos inaugurou uma nova fase do cinema, pois foi a primeira produção a estabelecer métodos, conceitos, sistemas, formas e linguagem dentro desta nova tecnologia, e despertou para o mundo a possibilidade de execução de um produto desta natureza. Isto torna o Brasil um país pioneiro do Cinema Virtual.

A produção de Cassiopéia começou em janeiro de 1992 com a modelagem dos ambientes e dos personagens, e com a criação da história e do roteiro. A partir de janeiro de 1993 foi iniciado o processo de animação. O trabalho de geração de imagens terminou em agosto de 1995. A trilha sonora foi completada em dezembro de 1995. A primeira cópia ficou pronta em janeiro de 1996.

A primeira apresentação pública de Cassiopéia deu-se em 1 de abril de 1996 na cidade de São Paulo, estado de São Paulo, no Brasil, em duas sessões, uma às 10h30min para a imprensa e pesquisadores no cine Iguatemi, e outra para 700 convidados às 22h no cine Liberty.

A primeira sessão especial para crianças, deu-se no dia 11 de abril de 1996, na cidade de Curitiba capital do Estado do Paraná no Brasil para 261 alunos do projeto PIÁ (projeto de educação integrado da prefeitura desta capital) num programa elaborado pela Fundação Cultural de Curitiba.

Elenco (Dublagem)

Ator / Atriz Personagem
Osmar Prado Leonardo
Jonas Mello Shadowseat
Aldo César Comandante do Conselho Galáctico Central
Marcelo Campos Chip
Cassius Romero Chop
Fábio Moura Feel
Hermes Barolli Thot
Rosa Maria Barolli Liza
Ezio Ramos Conselheiro
Flávio Dias Conselheiro
Francisco Bretas Robô
Élcio Sodré Capitão / Imediato
Carlos Silveira Engenheiro

Curiosidades

  • O software utilizado para o filme, o Topas Animator, já estava obsoleto na época da produção.
  • Os personagens e cenas foram concebidos a partir de figuras geométricas básicas, como esferas, cubos e cilindros.
  • A renderização foi feita com uma rede de PCs 486. Nos últimos meses da produção, os computadores foram roubados, o que atrasou a finalização do projeto.
  • Uma seqüência, intitulada Cassiopéia 2 foi divulgada como estando "em fase de produção". Utilizaria equipamento e software de ponta, com o 3ds Max sendo a principal ferramenta, mas o projeto foi interrompido em 2002.

Notas

Referências

  1. Cassiopéia: o primeiro filme de animação totalmente digital.
  2. «Cassiopéia». Consultado em 10 de maio de 2007 
  3. «Low End Mac». Consultado em 10 de maio de 2007 
  4. «Toy Story at Silicon Valley ACM Siggraph». Consultado em 17 de março de 2007 
Ícone de esboço Este artigo sobre animação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Ligações externas

Ver também