Centro geográfico da Europa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Centro geográfico da Europa na Lituânia.
Locais que reclamam ser o "Centro geográfico da Europa".

Teoricamente, o geográfico centro da Europa pode ser determinado utilizando-se de diversos critérios. De acordo com um critério de igual distância aos pontos continentais extremos da Europa, não contando ilhas, o referido ponto está situado na cidade de Suchowola (53°34'N 23°06'L), perto de Białystok, na Polónia, encontrando-se assinalado com um monumento.

De acordo com outros critérios, o centro da Europa encontra-se umas dezenas de quilómetros a norte de Vilnius (54°40'N 25°19'L), na Lituânia, existindo um parque alusivo ao tema.

Outros Centros[editar | editar código-fonte]

Contudo, existem mais de uma dúzia de pontos considerados como "centro geográfico da Europa", nos territórios da Lituânia, Polónia, Áustria, Alemanha, Eslovénia, República Checa, Eslováquia, Roménia, Ucrânia e Bielorrússia.

União Europeia[editar | editar código-fonte]

Jean-Georges Affholder, engenheiro do Instituto Geográfico Nacional (IGN) - França, determinou o Centro Geográfico da União Europeia, bem como o Centro Geográfico da área dos países que adotaram o Euro. Esse ponto foi variando, se deslocando para sudeste, a medida que mais nações eram incorporadas à "UE" ou adotavam a nova moeda unificada.

Zona Euro[editar | editar código-fonte]

Como em todos os países da União Europeia, há ainda o centro geográfico dos países que adotaram o Euro como moeda, o qual vem ficando sempre na França, sempre se deslocando ligeiramente para sudeste.

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Centro da Europa