Annona cherimola

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Cherimoia)
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaAnnona cherimola
chirimoia, anona
Fruto da chirimoia

Fruto da chirimoia
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Magnoliales
Família: Annonaceae
Género: Annona
Espécie: A. cherimola
Nome binomial
Annona cherimola
Mill.

A Annona cherimola, conhecida como chirimoia[1] (do espanhol chirimoya, e este do quéchua chiri muya, "semente do frio"), cherimólia[1] , anona,[2] nona[2] ou ainda coração-de-negro (nos Açores), é uma planta frutífera - um arbusto ou pequena árvore (até 7 metros de altura) originária do Equador, da Bolívia e do Peru, do género Annona. Seu fruto, do mesmo nome da planta (chirimoia, cherimólia, anona ou nona), é na verdade, como as demais anonáceas, um agrupamento de frutos. É também comum no Chile (onde também é chamada chirimoyo), onde o suco dessa fruta é muito apreciado em bares e restaurantes.[3]

Chirimoias fechadas e abertas

Origem[editar | editar código-fonte]

Biologicamente, a parte comestível da chirimoia não é um único fruto, mas um aglomerado de frutos. Cada um dos pedaços brancos da foto acima é um dos verdadeiros frutos da chirimoia.

A chirimoia é nativa dos países andinos da América do Sul. Em espanhol, é chamada chirimoya, donde vem o nome em português. O nome em espanhol, por sua vez, vem do quéchua chirimuya.

Encontram-se plantas de chirimoia nativas desde o México até o Chile, percorrendo toda a porção ocidental da América Latina, mas não no Brasil. No Brasil é uma espécie introduzida - tem, porém, ganhado relevância seu cultivo em anos recentes, em função da popularidade crescente da fruta no país, sobretudo para uso em sucos e coquetéis.

A chirimoia é hoje cultivada em todo o mundo, principalmente em Argentina, Austrália, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Israel, Peru, África do Sul e Taiwan.

Em Portugal é cultivada sobretudo na ilha da Madeira, cuja produção além de se destinar ao consumo interno, é ainda exportada para vários países europeus, em especial a França.

Frutos múltiplos[editar | editar código-fonte]

Biologicamente, a parte comestível da chirimoia não é um único fruto, mas um aglomerado de frutos. Cada um dos pedaços brancos da foto ao lado é um dos verdadeiros frutos da chirimoia.

Ícone de esboço Este artigo sobre magnoliídeas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Annona cherimola


Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b LTDA-EPP, Lexikon Editora Digital. «Significado de chirimoia». auleteuol.w20.com.br. Consultado em 2016-01-22. 
  2. a b «anona». infopédia. Consultado em 2016-06-09. 
  3. «Chile peca como anfitrião da Copa América; sul é exceção». Terra. Consultado em 2016-06-09.