Christopher Isherwood

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cristopher Isherwood
Christopher Isherwood e W.H. Auden em 1939. Foto de Carl van Vechten
Nome completo Christopher William Bradshaw-Isherwood
Nascimento 26 de agosto de 1904
Stockport
Morte 4 de janeiro de 1986 (81 anos)
Santa Mónica, Califórnia
Residência Estados Unidos da América
Nacionalidade Reino UnidoEstados Unidos Inglês naturalizado norte-americano
Cônjuge Heinz Neddermeyer (1932–37)

Don Bachardy (1953–86)

Alma mater Corpus Christi College
Ocupação Escritor

Cristopher Isherwood (Stockport, 26 de Agosto de 19044 de Janeiro de 1986), de seu nome completo Christopher William Bradshaw-Isherwood nasceu perto de Stockport, Inglaterra, mas emigrou para os Estados Unidos da América em 1939 tendo-se naturalizado como cidadão norte-americano em 1946.

Foi um reputado escritor reconhecido pelas suas obras relacionadas com Berlim, para onde foi atraído na juventude devido à relativa liberdade sexual que se vivia na cidade nos anos pré-guerra, como Mr. Norris Changes Trains e um conjunto de contos com o título Adeus a Berlim (Goodbye to Berlin (em inglês)), que foram fonte de inspiração para a peça I Am a Camera (em inglês) de John Van Druten (em inglês) e posteriormente para o musical, depois passado a filme, Cabaret, Adeus Berlim.

Christopher Isherwood conheceu Don Bachardy em outubro de 1952, na praia de Will Rogers em [Los Angeles]], quando tinha 48 anos e Bachardy tinha apenas 18 anos. Permaneceram juntos até a morte de Isherwood em 1986, como um casal abertamente homossexual (mesmo no período difícil do Macartismo, em que foram perseguidos comunistas e homossexuais nos Estados Unidos), que recebia em sua casa, nas colinas de Santa Monica, personagens famosos do mundo do cinema, da literatura e das artes (como Rock Hudson, Tennessee Williams, William Auden, George Platt Lynes e outros).

Mídia e cultura popular[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.