Coaching: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Flaviaims (discussão | contribs)
m Foram revertidas as edições de Flaviaims para a última revisão de Vanessa Tayane, de 23h36min de 2 de junho de 2015 (UTC)
Linha 65: Linha 65:


O ''Coaching'' de ''Performance'' é uma metodologia com resultados tangíveis e mensuráveis, e normalmente implementado em equipes de vendas e serviços. O Retorno sobre o Investimento (ROI) de um projeto desses reflete no desempenho no curto prazo, normalmente em 3 a 6 meses.
O ''Coaching'' de ''Performance'' é uma metodologia com resultados tangíveis e mensuráveis, e normalmente implementado em equipes de vendas e serviços. O Retorno sobre o Investimento (ROI) de um projeto desses reflete no desempenho no curto prazo, normalmente em 3 a 6 meses.

==Vantagens do Coaching==
Não existe empresa sem problemas de comunicação e sem conflito interpessoais. Com a utilização desta técnica a organização ganha mais: produtividade, lucro, segurança e desenvolvimento com qualidade de vida. Reduz: a fofoca, os problemas de comunicação e a enorme perda de tempo não contabilizada decorrente da incompetência: do autogerenciamento, do gerenciamento das pessoas e do tempo. O profissional consegue excelência no desempenho de suas atribuições, sem descuidar-se da saúde, da família e toma consciência de que tempo é vida e que também é responsável pela construção da qualidade de vida no trabalho. Aprende, através da técnica de feedback, a manifestar seus sentimentos de aprovação e de desaprovação. Reconhece-se humano, com seus pontos fracos e fortes, mas se concentra nos seus pontos fortes.


==Limitações no Processo de Coaching==
O coaching tem suas limitações - no nível individual – e aqui não tem lugar para o jeitinho brasileiro – nada acontecerá se o mentoriado não tiver vontade, flexibilidade e determinação para fazer o trabalho necessário para atingir os objetivos que definiu, transformando conhecimento em aprendizagem. Desaprender é mais difícil do que aprender. É uma guerra de várias batalhas. No nível organizacional é relevante que a organização tenha uma cultura que valorize o ser humano como fator determinante na construção do lucro, da segurança e do desenvolvimento com qualidade de vida. Para que o processo seja exitoso são indispensáveis: a competência do coach/mentor e que haja cooperação e confiança mútua entre os atores.



==={{Ver também}}===
==={{Ver também}}===

Revisão das 17h59min de 3 de junho de 2015

A palavra Coaching na língua inglesa (Coach) foi utilizada pela primeira vez na cidade de Kócs, localizada no condado de Komárom-Esztergom na Hungria, para designar carruagem de quatro rodas. No século XVI, começou a produzir essas carruagens que se tornaram as mais cobiçadas da época por seu conforto – elas foram as primeiras a ser produzidas com suspensão feita de molas de aço. Assim, as carruagens de Kocs eram chamadas de kocsiszeker. Os nativos dessa cidade também são chamados de kocsi. E é esse vocábulo que os ingleses entendiam como "coach".[1]

Com o passar do tempo, surgiu uma metáfora. Do mesmo modo que a carruagem leva as pessoas aos diversos campos geográficos, o coach era a forma como se chamava o tutor que conduzia outras pessoas pelos diversos campos do conhecimento. Conta-se também que as famílias muito ricas, quando em longas viagens pela Europa, levavam servos no interior da carruagem, que liam em voz alta para as crianças o que elas tinhamde aprender. Esse servo passou a ser chamado de coach também.[1]

No século XVIII os nobres universitários da Inglaterra iam para suas aulas, conduzidos em suas carruagens por cocheiros chamados – Coachers. Por volta de 1830 o termo coach passa a ser utilizado na Universidade de Oxford como sinônimo de “tutor particular”, aquele que “carrega”, “conduz” e “prepara” os estudantes para seus exames.[2]

Sendo assim, o termo se relaciona ao processo de desenvolvimento pessoal promovido por um tutor é conhecido como Coacher.

Conceito de Coaching

Existem vários conceitos de Coaching, logo abaixo mostra-sealguns conceitos podem englobar tudos os conceitos que foram achados em pesquisas.

    • “Ajudar a pessoa a mudar na maneira que ela quer, ajudando-a a caminhar na direção que ela quer ir. O coaching apóia a pessoa em todos os níveis do processo de tornar-se quem ela quer ser e ser o melhor que ela pode”. Joseph O`Connor– Trainer Coach Interncional
    • “O Coach garante o apoio que faz as pessoas brilharem, ajudando a descobrirem e atravessarem a ponte entre seus sonhos, metas e sua realização. Ampliam a tomada de consciência e autoconhecimento, identificando com clareza o estágio atual e o que desejam alcançar e, como alcançá-lo, levando a ação. Resultado de métodos comprovados de fácil aplicação para motivação, ajudando a eliminar obstáculos, abrindo caminho para o alcance de metas definidas através de um plano de ação”.

Flávio Souza – Trainer Coach Interncional

    • Ele propicia um veiculo que conduz a ocorrência do aprendizado organizacional e à busca ativa dos interesses legítimos de todos os stakeholders por parte das pessoas em toda a empresa”

LLOYD, 2003

    • “É a metodologia que troca uma cultura de “poder sobre” as pessoas por outra onde se desencadeia o “poder dentro” das pessoas.

CHAO et al, 1992; CONTRETAS et al, 1997

Conforme foi pesquisado, nota-se que o conceito de Coaching gira em torno de alguém ou uma empresa tornar outra pessoa melhor, tentando estimular a mesmo, para que a consiga mudar suas atitudes, descobrindo assim o seu potencial que existe dentro de cada um, fazendo quem esta pessoa cresça no campo profissional e/ou pessoal.[3]

O Coacher

Segundo Benton (2000), o Coach não é um amigo, um conselheiro, um professor, um chefe, um mentor, nem um colega de profissão, embora num outro momento possa ser um pouco de cada uma dessas coisas. É alguém que instrui particularmente, visando preparar uma pessoa para um trabalho específico ou importante.

Sendo assim, o coaching pode ser realizado por profissionais que possuam experiência de vida pessoal e profissional rica de realizações bem e mal sucedidas, sólida formação acadêmica, conhecimentos multidisciplinares nas áreas de gestão (de pessoas, empresarial e do tempo) e de comportamento, (conhecer os pontos de vista: neurobiológico, behaviorista, cognitivo, psicanalítico, fenomenológico, analise transacional, PNL e dinâmica de grupo); automotivado para aprender continuadamente e desprendimento para contribuir para que o mentoriado tenha sucesso profissional. Que construa com o cliente uma relação de confiança. Seja ético, integro. Essencialmente, que tenha amor pelo mentoriado. Requisitos impossíveis de serem adquiridos em curso de curta duração.[4]

Como funciona

O trabalho inicia-se normalmente pela definição do objetivo que o cliente (coachee) quer alcançar, que podem abranger áreas tão diversas como a gestão do tempo, o relacionamento interpessoal/intrapessoal, o trabalho em equipe, a motivação de equipes, comunicação, liderança e outras. As questões ou temas podem ser de origem pessoal ou profissional, carreira, esportes, equipe, entre outros. Ou seja, que contribue para o desenvolvimento e aprimoramento do cliente, de seus resultados e de sua qualidade de vida.

A duração do processo é em geral de 3 a 4 meses, dependendo do caso e da resposta de cada indivíduo, podem atingir resultados significativos por meio de sessões de uma hora (que podem chegar a até 2 horas) e podem ser presenciais ou não, dependendo da disponibilidade do cliente e a técnica utilizada pelo coach. Há co-responsabilidade no processo de coaching, enquanto o resultado é de responsabilidade do cliente. Os resultados são percebidos pelo próprio cliente, como também por pessoas que fazem parte do círculo de convivência.

É uma abordagem de desenvolvimento humano e profissional que tem como objetivo apoiar profissionais de qualquer área de atuação a maximizar seus resultados com base na otimização de seus próprios recursos técnicos e emocionais.

Com fundamento no desenvolvimento de competências técnicas e emocionais, o coach atua como um "olho externo" para seu cliente. Apoiando-o em seu autoconhecimento por meio de um ângulo novo de visão.

O coaching pode funcionar como uma forma de estímulo e acompanhamento a longo prazo adaptada às necessidades de desenvolvimento pessoal. Acompanhamento profissional de pessoas em diferente profissões e contextos.

Também envolve a contribuição para a estabilização e o desenvolvimento contínuo do procedimento profissional. Fomento para a motivação, o rendimento, a capacidade de comunicação e o sucesso, aproveitando as capacidades e os conhecimentos comuns do coach e do cliente.

De forma geral o Coaching é uma medida inovadora do desenvolvimento de recursos humanos e instrumento para desenvolver a capacidade de aprendizagem de uma empresa.

Os diferentes tipos de coaching

Coaching executivo

Visa a capacitar executivos na sua performance e excelência pessoal e nos negócios. Assiste o executivo na identificação de metas, valores, missão e propósito da empresa no mercado. Também trabalha a clareza da sua missão pessoal e empresarial, o profissional de coaching executivo objetiva o equilíbrio dos propósitos da empresa, de suas necessidades humanas e dos diferentes papeis vividos na empresa, na família e na sociedade.

Coaching pessoal ou coaching de vida (life coaching)

Objetiva a capacitação das pessoas na sua auto-realização, pelo alcance de suas metas, alinhando-as para uma vida equilibrada com seus valores, missão e propósito de vida. A meta a ser trabalhada pode estar em qualquer área da vida da pessoa, como saúde, relacionamentos, espiritualidade, finanças, carreira, administração do tempo, família, etc. O coach vai apoiar o coachee (cliente) na definição da meta, na estratégia para alcançar os resultados almejados e também na superação dos desafios que aparecerem ao longo do caminho. Durante o processo de coaching, o foco é no presente e no futuro, e o coach trabalhará para manter o coachee em ação para que, ao final, ele realize o que se propôs. O life coaching é um dos desdobramentos essenciais e a teoria das Inteligências múltiplas e a Programação neurolinguística servem como ferramentas de autoavaliação e, consequentemente, de autoconhecimento, estando intrinsecamente ligadas à Comunicação. Atualmente existem vários nichos de coaching pessoal, entre eles: Coaching de Casamento (ou de noivas), Coaching para Emagrecimento, Coaching Teen® para Jovens e Adolescentes, Coaching Financeiro, e afins. A metodologia utilizada pelo Coach integral sistemico, e a mais indicada para alcancar melhores resultados nestas areas.

Coaching de performance

O Coaching de Performance - ou Coaching do Desempenho - tem o objetivo de destravar as habilidades naturais dos profissionais. É um processo em que uma pessoa ajuda a outra a desempenhar, a aprender e a atingir objetivos e metas pelo autoconhecimento e conscientização sobre a própria responsabilidade no crescimento profissional.

O Coaching de Performance atinge seus objetivos ao identificar os bloqueios internos e ao removê-los para a obtenção de resultados. É descobrir a perspectiva e as necessidades da equipe pelo questionamento profundo em que ELES identifiquem e removam obstáculos de desempenho

O Coaching de Performance é a atitude mais importante do gestor para aumentar a produtividade e atingir metas pois é implementar a estratégia: missão, visão, valores, metas, produtos e pessoas.

O Coaching de Performance é uma metodologia com resultados tangíveis e mensuráveis, e normalmente implementado em equipes de vendas e serviços. O Retorno sobre o Investimento (ROI) de um projeto desses reflete no desempenho no curto prazo, normalmente em 3 a 6 meses.

Ver também

Referências

  1. a b Silvio Celestino (5 de dezembro de 2011). «Origem da palavra e da profissão de coach». Silvio Celestino 
  2. «INSTITUTO BRASILEIRO DE COACHING». Coaching – Conceito e Significado. Consultado em 17 de abril de 2015 
  3. Flávio Souza. «Coaching - Conceitos e Benefícios». Flávio Souza 
  4. Jansen de Queiroz Ferreira. «Coaching - vantagens e limitações». Jansen de Queiroz Ferreira 

Bibliografia

  • de Paula, Carlos: Coaching como ferramenta de transformação,como transformar sonhos em metas realizáveis - Amazon,2013
  • Ritah Oliveira; Life Coaching em Abordagem de 3 Inteligências© - Qualitymark Editora, 2013
  • Ritah Oliveira; Coaching Teen® - Qualitymark Editora, 2012Ligações externas
  • Robson Nasc; CSO & Executive Coach (2013)
  • Sulivan França; Sociedade Latino Americana de Coaching - SLAC - "Leader Coach" - Editora França
  • Araujo, Ane: "Coach: um parceiro para o seu sucesso" - Editora Gente
  • Diniz, Arthur: "Lider do Futuro" - Editora Crescimentum
  • Stefano, Elio D Anna: "A escola dos Deuses" - Editora Prolibera
  • Coaracy,Jael "Vai Dar Certo - Atitudes de alto impacto para mudar a sua vida" - Editora Best Seller
  • Bowles, Sheldon M. / Silvano, Susan / Silvano, Richard: "Kingdomality" - Editora Landscape
  • Krausz, Rosa R - " Coaching Executivo - A Conquista da Liderança" - Ed. Nobel
  • Ciociorowski, Emerson: "Executivo, o super-homem solitário" - Editora Ideias & Letras/2008
  • Ciociorowski, Emerson: "Executiva, a heroína solitária" - Editora Ideias & Letras/2012
  • Sugars, Bradley - "The Business Coach" - Ed. McGraw-Hill



Ícone de esboço Este artigo sobre Administração é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.