Corinthian Football Club: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 4: Linha 4:


== História ==
== História ==
'''Nunca ganhou uma libertadores.'''
Jogou em diversas praças esportivas, incluindo algumas famosas como a do [[:en:Crystal Palace National Sports Centre|Crystal Palace]] e do [[Queen's Club]].
Jogou em diversas praças esportivas, incluindo algumas famosas como a do [[:en:Crystal Palace National Sports Centre|Crystal Palace]] e do [[Queen's Club]].



Revisão das 21h04min de 15 de fevereiro de 2012

 Nota: Se procura outras acepções de Corinthians, veja Corinthians (desambiguação).

Corinthian Football Club é uma agremiação esportiva extinta de Londres, Inglaterra, que inspirou a criação do Sport Club Corinthians Paulista.

História

Nunca ganhou uma libertadores. Jogou em diversas praças esportivas, incluindo algumas famosas como a do Crystal Palace e do Queen's Club.

O clube foi fundado em 1882 por N. Lance Jackson, então sub-secretário da FA, com a intenção de desenvolver o futebol britânico e de revelar jogadores capazes de desafiar a supremacia da seleção da Escócia e do Queen's Park - clube daquele país, conhecido como "professores escoceses" pela sua superioridade em campo.

O novo clube começou disputando apenas partidas amistosas. Normalmente contra clubes amadores da região de Londres. Mas a equipa logo tornaria-se uma das mais fortes do Reino Unido, tendo cedido dezenas de jogadores para a seleção inglesa. Durante os anos 80 do século 19, a maioria dos capitães da "Tree Lions" eram do Corinthian. Em 1894 e 1895, todos os jogadores escalados jogavam pela equipe londrina - apesar de alguns, devido ao caráter amador do clube, também disputarem partidas por outras equipes.

Apesar do imenso sucesso, o Corinthian recusou-se a adotar o profissionalismo, não filiando-se a liga inglesa e nem disputando a Copa da FA, que até hoje permite a inscrição de clubes amadores. Esta recusa se deve ao fato de seu estatuto proibir terminantemente a disputa de "competição, copa ou prêmio de qualquer tipo". Esta "obsessão amadora" aliás está impressa no nome do time. A cidade de Corínto era famosa na Grécia Antiga pelo seu incentivo ao esporte amador.

Em 1900, porém, a equipe quebrou esta regra, participando e vencendo a Copa do Xerife de Londres, hoje conhecida como Copa da Caridade, e que na época reunia os campeões amador e profissional da Inglaterra. O adversário foi o poderoso Aston Villa, que até hoje é um dos clubes mais importantes e populares da Inglaterra

Outros resultados expressivos do Corinthian foram as vitórias ante o Blackburn Rovers, em 1884, por 8-1, e o Derby County, em 1903, por 10-3. As equipes eram então campeãs da Copa da FA.

Depois de filiar-se a Associação Amadora de Futebol da Inglaterra, e ser banido por disputar partidas contra clubes profissionais, o Corinthian passou a dedicar-se a excursões, onde pretendia disseminar o futebol pelo mundo. Como frutos mais famosos destas viagens estão o uniforme branco do Real Madrid - adotado em homenagem ao clube inglês - e, é claro, o Corinthians Paulista, fundado pouco depois da passagem da equipe por São Paulo. Em uma excursão pela Suécia, realizada em 1904, equipes locais realizaram um torneio chamado Copa Corinthian, em comemoração a passagem do clube por aquele país, que continuaria a ser disputado por alguns anos.

Também em 1904 o Corinthian venceu o hoje poderoso Manchester United por 11-3, o que é, até hoje, a maior derrota dos "reds".Também veio ao Brasil, e impressionou o público ao vencer o A. A. Palmeiras (nenhuma ligação com a S.E. Palmeiras fundada em 1914 com o nome de S.E. Palestra Itália) por 2 a 0 aqui no Brasil, em 1910. Depois do fim da Primeira Guerra Mundial, o clube começou a disputar a Copa da FA, mas longe do seu apogeu, teve pouco sucesso. Eles também disputariam a Copa da Caridade em 1927, mas perderiam para o Cardiff City, do País de Gales, por 2-1.

Em 1939, a trajetória do Corinthian teve seu fim quando estes fundiram-se ao Casuals, outro clube amador de Londres, para formar o Corinthian-Casuals Football Club. Esta equipe está na ativa até hoje, disputando a segunda divisão do futebol amador inglês - equivalente a sétima divisão do país.

Jogadores cedidos à seleção Inglesa

Pelo Corinthian passaram famosos jogadores do amadorismo britânico, como Mas Woosnam e C.B. Fry. Outro jogador de renome nas ilhas, o meio-campista Fred Spinksley, que fez fama pelo Sheffield Wednesday e pela seleção nacional, jogou a última partida de sua carreira pelo Corinthian, sendo o único jogador profissional da história do clube. A partida em questão foi a vitória do Corinthian frente o Tottenham Hotspur por 2-1, e Spinksley foi ovacionado pelo estádio.

Devido ao caráter amadorista da equipe, muitos jogadores que foram selecionados para a seleção enquanto jogavam pelo clube também militavam em outro, profissional. Aqui serão listados apenas os 17 jogadores selecionados cujo o único clube à época era o Corinthian.

Veja também

Ligações externas