Confrontos entre Corinthians e Internacional no futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Corinthians versus Internacional
Corinthians x Internacional na Arena Corinthians.
Corinthians versus Internacional na Neo Química Arena
Informações gerais
Corinthians 32 vitória(s), 104 gol(s)
Internacional 24 vitória(s), 96 gol(s)
Empates 40
Total de jogos 96
Total de gols 200
editar

Os confrontos entre Internacional e Corinthians constituem um importante clássico do futebol brasileiro. É uma das maiores rivalidades interestaduais do Brasil iniciada em 1976[1], quando os dois clubes realizaram a final do Campeonato Brasileiro, gerando um clima de hostilidade entre seus torcedores no Estádio Beira-Rio.

História[editar | editar código-fonte]

A história do confronto entre esses dois grandes clubes do futebol brasileiro começou em 1945, mas precisamente em 4 de novembro, na cidade de São Paulo, no Estádio do Pacaembu, quando a equipe corintiana goleou os gaúchos por 4 a 1.[2][3]

Já a primeira partida válida por um torneio oficial entre os dois clubes foi em 2 de abril de 1967, em jogo válido pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa. O Internacional, mesmo jogando na antiga casa gremista, empatou em 2 a 2 com o Corinthians.

Estádios[editar | editar código-fonte]

O Internacional possui o reformulado e ultra novíssimo Beira-rio Estádio Beira-Rio, que foi inaugurado oficialmente em 6 de abril de 1969, com capacidade oficial para 50 128 torcedores. Todas as melhorias, incluindo a cobertura total, foram no intuito de atualizar o Beira-Rio dentro dos padrões internacionais da FIFA para que estivesse apto a receber jogos da Copa do Mundo FIFA Copa do Mundo FIFA de 2014.

O Corinthians possui dois estádios, o Parque São Jorge com capacidade de 18 500 pessoas, e a moderna e novíssima Neo Química Arena com capacidade para 47 605 (oficial) espectadores. A mesma possui estrutura retangular de 267 por 228 metros e 43 metros de altura estádio tem dois edifícios: o principal, no lado oeste, e outro no lado leste.

Jogos decisivos[editar | editar código-fonte]

Em decisões
Em mata-matas

Campeonato Brasileiro de 1976[editar | editar código-fonte]

Os dois clubes fizeram a final do Brasileirão de 1976. O Internacional era considerado favorito, pois tinha a melhor campanha e defendia o bicampeonato. Eram 7 vitórias e 1 derrota em 8 jogos, ficando na primeira posição. Na segunda fase, o time não perdeu, vencendo 4 jogos e empatando 1. Na terceira fase, seis vitórias e duas derrotas em oito jogos levaram o time, em primeiro lugar, às semifinais da competição. O Corinthians defendia seu primeiro título embalado por seus torcedores que haviam feito a "Invasão Corinthiana", na semifinal, contra o Fluminense, e o clima para a final do campeonato guardava muita expectativa por parte da Fiel.

O Internacional confirmou o favoritismo derrotando os alvinegros por 2 a 0, com gols anotados por Dario e Valdomiro, e se sagrou, pela segunda vez seguida, campeão brasileiro.[4]

12 de dezembro Internacional Rio Grande do Sul 2 – 0 São Paulo Corinthians Beira-Rio, Porto Alegre

Dario Gol marcado aos 29 minutos de jogo 29'
Valdomiro Gol marcado aos 57 minutos de jogo 57'
Público: 84,000 (70,727 pags)
Árbitro: Rio de JaneiroRJ José Roberto Wright

Internacional: Manga; Cláudio, Figueroa, Marinho Peres e Vacaria; Caçapava, Falcão e Batista; Valdomiro, Dario e Lula; técnico: Rubens Minelli.

Corinthians: Tobias; Zé Maria, Moisés, Zé Eduardo e Wladmir; Givanildo, Ruço e Neca; Vaguinho, Geraldão e Romeu; técnico: Duque.

Campeonato Brasileiro de 2005[editar | editar código-fonte]

Essa edição ficou marcada por um evento negativo. Apesar da 35ª edição do torneio se mostrar com emoções de sobra até as rodadas intermediárias, durante o campeonato o árbitro Edílson Pereira de Carvalho foi preso em uma operação da polícia por manipular resultados de jogos em que atuou para que empresários de sites de apostas pudessem lucrar mais.[5]

Em uma decisão muito contestada e inédita em toda a história do futebol, o Presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Luiz Zveiter, determinou a anulação dos 11 jogos apitados pelo árbitro envolvido nas acusações, ainda que não houvesse comprovação de fraude em todas as partidas apitadas por ele. O campeão daquele ano foi o Corinthians, que terminou 3 pontos à frente do 2º colocado, o Internacional. Se os resultados originais dos jogos tivessem sido mantidos, o Internacional poderia ter sido campeão, caso viesse a manter a dianteira da tabela.

Copa do Brasil de 2009[editar | editar código-fonte]

A final da Copa do Brasil de Futebol de 2009 foi decidida por Corinthians e Internacional em duas partidas. O primeiro duelo ocorreu no dia 17 de junho de 2009, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Já o segundo confronto aconteceu no dia 1 de julho de 2009, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. Em caso de empate de pontos após os dois confrontos, o primeiro critério de desempate seria o saldo de gols obtido nos duelos. Caso as equipes empatassem no saldo de gols, o seguinte critério de desempate era número de gols marcados como visitante. Persistindo a igualdade, a definição do campeão iria para a cobrança de penalidades.

Na primeira partida, os paulistas venceram por 2 a 0. Novamente, houve polêmica. O ex-presidente colorado Fernando Carvalho mostrou um DVD com uma série de erros que teriam favorecido o Corinthians no decorrer da competição, incluindo lances da primeira final. Muitos dirigentes da equipe alvinegra condenaram tal atitude, que não impediu que a equipe levasse o título depois de outra grande exibição frente ao time colorado, chegando a estar vencendo o jogo por 2 a 0 em pleno Gigante Beira-Rio, no primeiro tempo de jogo. Esta segunda partida acabaria em um empate pelo placar de 2 a 2, que resultou na conquista do título para os paulistanos, aumentando ainda mais a rivalidade.

Primeiro jogo[editar | editar código-fonte]

17 de junho de 2009 Corinthians São Paulo 2 – 0 Rio Grande do Sul Internacional Estádio do Pacaembu, São Paulo São Paulo
21:50
Jorge Henrique Gol marcado aos 26 minutos de jogo 26'
Ronaldo Gol marcado aos 53 minutos de jogo 53'
Público: 36,614
Árbitro: Paraná Heber Roberto Lopes

Segundo jogo[editar | editar código-fonte]

1 de julho de 2009 Internacional Rio Grande do Sul 2 – 2 São Paulo Corinthians Estádio Beira-Rio, Porto Alegre Rio Grande do Sul
21:50
Alecsandro Gol marcado aos 69 minutos de jogo 69', Gol marcado aos 74 minutos de jogo 74' Jorge Henrique Gol marcado aos 23 minutos de jogo 23'
André Santos Gol marcado aos 27 minutos de jogo 27'
Público: 50,286
Árbitro: Minas Gerais Ricardo Marques Ribeiro

Campeonato Brasileiro de 2020[editar | editar código-fonte]

O Campeonato Brasileiro de 2020 teve como decisiva sua última rodada, onde o Flamengo e o Internacional disputavam o primeiro lugar da competição. Na 38ª rodada o Flamengo enfrentaria o São Paulo e o Internacional por sua vez enfrentaria o Corinthians. O Internacional necessitava de uma vitória sobre o Corinthians e que o Flamengo perdesse ou empatasse o jogo no Morumbi contra o São Paulo. O confronto entre Flamengo e São Paulo terminou em 2x1 para o São Paulo, assim o Internacional precisaria apenas da vitória sobre o Corinthians, o que não veio a acontecer. Na partida, o Internacional teve dois gols anulados, um pênalti anulado e grandes defesas do goleiro Cássio do Corinthians, o Corinthians conseguiu segurar o Internacional com um placar de 0x0, o que acabou por fazer o Internacional terminar a competição em 2º lugar. o Flamengo, por sua vez, venceu seu 7º titulo brasileiro, o segundo consecutivo.

25 de Fevereiro de 2021 Internacional Rio Grande do Sul 0 – 0 Corinthians São Paulo Estádio Beira-Rio, Porto Alegre Rio Grande do Sul
21:30
Árbitro: Goiás Wilton Pereira Sampaio

Rivalidade[editar | editar código-fonte]

Provocações e hostilidades mútuas são comuns entre torcedores de Corinthians e Internacional.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

O primeiro confronte relevante entre as equipes é a Final do Campeonato Brasileiro de 1976, ocasião aonde apesar do grande favoritismo dos Colorados, os Alvinegros buscavam voltar a conquistar um título, algo que não acontecia oficialmente desde 1954. O resultado tendeu aos favoritos gaúchos, e o coube aos paulistas esperarem mais um ano para saírem do jejum e mais 14 anos para voltarem a uma decisão de Brasileirão.

Já no ano seguinte, os clubes se enfrentaram pela fase de grupos da Copa Libertadores da América de 1977. Onde mais uma vez o Inter levou a melhor, já que nos dois confrontos realizados os gaúchos ganharam em casa e empataram fora, conquistando 3 pontos sobre os paulistas (a vitória valia 2 pontos). Embora importante estes confrontos raramente são lembrados por torcedores e imprensa, muito devido à baixa importância dada para a Libertadores, pelos clubes brasileiros na época e o fato de que ambos os clubes focaram muito em seus respectivos campeonatos estaduais, aos quais o Corinthians conquistou o seu, e o Internacional disputando ponto a ponto até que o campeonato terminou empatado com o time empatando com o rival Grêmio em todos os critérios, forçando um jogo extra onde o Inter perdeu sua hegemonia de 8 títulos seguidos.

Outro confronto decisivo ocorrera na Copa do Brasil de 1992, com vitória do Inter, onde aplicou sua maior vitória sobre o Corinthians, vencendo por 4x0 em pleno Pacaembu. A vitória expressiva já no primeiro jogo, desmobilizou o segundo onde o placar permaneceu 0x0. Após a classificação o Inter rumou ao título.

Embora já com muita história, o jogo Corinthians x Internacional, não significava mais que um mero confronto entre times gigantes, o que aliás sempre ocorreu no futebol brasileiro. Porém a partir de 2005 a rivalidade explodiu a níveis antes inimagináveis, e por ser constantemente alimentada mutuamente, cresceu a ponto de ser uma das maiores e mais importantes do Brasil.

Campeonato Brasileiro de 2005[editar | editar código-fonte]

O Corinthians começou o campeonato como um dos favoritos ao título, devido aos enormes investimentos realizados pela MSI. Embora tenha começado mal, o Timão não tardou em se recuperar e chegar ao topo, região da tabela que não mais sairia.

Já o Internacional vinha de um ano de recuperação, após um ano de 2004 discreto, o colorado apostava na volta de Muricy Ramalho que na época era ainda um treinador aposta.

Após a saída do técnico Márcio Bittencourt, o Corinthians começou a tropeçar e o Inter começou a chegar, de modo que na 40ª rodada (42ª no total), o Inter chegava a apenas 3 pontos de distancia do líder, ou seja, se vencesse o jogo, passaria o Corinthians faltando apenas 2 jogos para o fim do campeonato.

O jogo estava em 1x1, já no segundo tempo, quando o jogador Tinga do Inter é derrubado na área por Fábio Costa o goleiro do Corinthians. O juiz da partida, Márcio Rezende de Freitas, não deu o pênalti, como deu cartão amarelo para Tinga por simulação, o que acarretou na expulsão do jogador. [6]

Além disso, o campeonato de 2005 foi marcado pela Máfia do Apito, onde o ex-árbitro Edílson Pereira de Carvalho vendia resultado e jogos. O Corinthians teve dois jogos apitados e adulterados pelo árbitro, sendo eles a derrota para o Santos por 4x2 e a derrota para o São Paulo por 3x2. Estes dois jogos, assim como outras 9 partidas, foram anuladas e remarcadas. Com os novos jogos o Corinthians bateu o Santos por 3x2 e empatou com o São Paulo por 1x1. O Internacional não participou de nenhum jogo anulado.

Sendo assim o resultado final do campeonato foi com o Corinthians a 81 pontos e o Inter com 78. O clube gaúcho se fosse campeão sairia de um jejum que na época perdurava por 25 anos sem títulos Brasileiros e 13 anos sem títulos que não fossem o Estadual.

Rebaixamento do Corinthians em 2007[editar | editar código-fonte]

No Brasileirão de 2007 o Corinthians terminaria rebaixado e por coincidência do destino, o Internacional tem relação direta com o fato. Antes da última rodada o Corinthians possuía 43 pontos, contra 42 do Goiás, e estava na 16ª posição. O Corinthians jogaria contra o Grêmio no Olímpico e o Goiás receberia justamente o Inter no Serra Dourada.

A torcida colorada chegou a fazer manifestações pedindo que o time perdesse para o Goiás, o que acabou acontecendo. Isto somado ao empate do Corinthians em Porto Alegre culminou no rebaixamento do alvinegro.

Contudo o fato que mais irrita os corintianos é o pênalti que deu a vitória ao Goiás, que foi batido três vezes, sob a alegação de que o goleiro Clemer havia adiantado na defesa.[6]

Copa do Brasil de 2009[editar | editar código-fonte]

No ano de 2009 o Internacional completaria seu centenário e o Corinthians acabara de voltar da Segunda Divisão e havia montado um time muito competitivo liderado por Ronaldo Fenômeno.

Os times se enfrentaram pela final da Copa do Brasil daquele ano após o realização do primeiro jogo da final, o então vice-presidente de futebol do time gaúcho entregou um DVD para a CBF onde estariam demonstrados todos os erros de arbitragem que teriam favorecido o Corinthians durante a competição, incluindo lances da primeira final.[7]

Tal incidente inflamou o Corinthians que acabou sendo campeão após um 2x2 onde o Inter só fez os gols no fim do jogo. Durante o jogo também tiveram cenas lamentáveis em campo, que culminaram na expulsão de D'Alessandro após briga com o zagueiro Willian, que literalmente foge da briga. Os técnicos também foram expulsos.

Após esta final, é comum que o Corinthians provoque o Internacional após vitórias, pedindo para "Por no DVD".

Campeonato Brasileiro de 2009[editar | editar código-fonte]

O Internacional poderia ter terminado a penúltima rodada do Campeonato Brasileiro de 2009 na liderança, se não fosse a vitória do Flamengo sobre o Corinthians em jogo realizado no Brinco de Ouro em Campinas.

Era um jogo onde o Corinthians estava extremamente desmobilizado, por já não ter chances de título ou rebaixamento e já estar classificado para a Libertadores, mas além disso, eventual vitória corintiana, favoreceria além do próprio Inter, o Palmeiras e o São Paulo, circunstância que fez muitos torcedores não se importarem com eventual derrota.

A partida terminou 2x0 para o Flamengo e teve um lance polêmico. Um pênalti onde o goleiro Felipe pede a Leo Moura para bater em certo canto, o que o artilheiro "atende", mas o goleiro em si ficou parado. O jogo já estava 1x0 e nos 48 minutos do segundo tempo quando tal lance aconteceu, mas já serviu de estimulo para os rivais dizerem que o Corinthians entregou o jogo. O Inter terminou vice-campeão.

"Põe no DVD"[editar | editar código-fonte]

No Campeonato Brasileiro de 2014, o Corinthians foi julgado pela suposta escalação irregular do jogador Petros, durante um jogo contra o Coritiba, ao qual terminou em empate. Caso fosse condenado, perderia o ponto conquistado mais 3, como manda a regra. Brigando ponto a ponto com o Corinthians por vaga na Libertadores, o Inter era o mais interessado na condenação e protestou contra a absolvição do alvinegro.

Após o incidente o Corinthians provocou o Inter pedindo que adicionasse o julgamento ao "DVD". Está foi a primeira provocação pública e institucional do Corinthians ao seu mais novo arquirrival.

No ano seguinte, durante o Campeonato Brasileiro de 2015, após o clássico do primeiro turno, onde o Corinthians venceu o Inter por 2x1 na Neo Química Arena, o público em geral se surpreendeu com o Telão do estádio promovendo a hashtag #poenodvd. A provocação gerou polêmica por se tratar ou não de desrespeito, chegando ao ponto do então presidente do Corinthians, Roberto de Andrade, dizendo que não havia sido informado sobre o que aconteceria.[8]

Rebaixamento do Inter em 2016[editar | editar código-fonte]

O ano de 2016 prometia muito para o Internacional, mas aos poucos foi virando um pesadelo, que culminou com seu rebaixamento. Na 36ª rodada, o Corinthians receberia o Inter que precisava pontuar para tentar escapar. O clima de revanche por 2007 veio a tona e mobilizou os corintianos em todo o país.

O jogo terminou em 1x0 para os paulistas, com o gol sendo de um pênalti polêmico, que revoltou os colorados. O Inter não foi rebaixado neste jogo, mas o ponto perdido fez falta para os gaúchos entrarem nos dois jogos finais.

Copa do Brasil de 2017[editar | editar código-fonte]

Em 2017 mesmo com o Inter na Série B, os dois clubes puderam manter a regularidade do clássico, ao se enfrentarem na Copa do Brasil. Embora a fase ainda fosse relativamente inicial, a vitória nos pênaltis em São Paulo foi muito satisfatória ao Inter, trazendo a moral de volta aos gaúchos que estavam passando por momentos difíceis.

Meses mais tarde o Corinthians se consagraria campeão Brasileiro, o que só aumenta o feito daquele time do Inter.

Campeonato Brasileiro de 2020[editar | editar código-fonte]

Em 2020 o Internacional chega na última rodada com chances reais de quebrar seu jejum de títulos brasileiros que perdurava desde 1979. Na última rodada receberia o Corinthians precisando vencer para ficar com a taça, além de torcer para um tropeço do Flamengo contra o São Paulo no Morumbi.

O tricolor paulista venceu o rubro-negro por 2x1, mas a vitória colorada não veio e mesmo com grande atuação do gaúchos o destaque da partida foi o goleiro Cássio. Um gol anulado nos acréscimos da partida determinou o 0x0 para a tristeza e muita provocação dos paulistas.

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

20 de agosto de 2023

Número de jogos 95
Vitórias do Corinthians 32
Empates 40
Vitórias do Internacional 23
Gols marcados pelo Corinthians 104
Gols marcados pelo Internacional 96
Total de gols 208
Campeonato Brasileiro

Pelo Campeonato Brasileiro Unificado foram 71 jogos, com 24 vitórias do Corinthians, 16 do Internacional e 31 empates, 78 gols a favor do Corinthians e 73 a favor do Internacional.[2]

O Estádio Beira-Rio foi o palco que mais recebeu partidas entre as equipes pelo Brasileirão, foram realizados 31 jogos, com 10 vitórias do Inter (mandante), 6 vitórias do Corinthians (visitante) e 15 empates, o Inter marcou 39 gols e o Corinthians assinalou por 31 vezes.

Já o Estádio do Pacaembu foi o palco que mais recebeu este confronto no Estado de São Paulo pelo Brasileirão, foram realizados 23 jogos, com 11 vitórias do Corinthians (mandante), 5 vitórias do Inter (visitante) e 7 empates, o Corinthians marcou 26 gols e o Inter assinalou por 19 vezes.

Maiores públicos[editar | editar código-fonte]

Público Mandante Placar Visitante Estádio Data Competição
1 120 700 Corinthians São Paulo 2 – 1 Rio Grande do Sul Internacional Morumbi 21 de novembro de 1976 Campeonato Brasileiro de 1976
2 94 599 Corinthians Brasil 1 – 1 Brasil Internacional Morumbi 3 de abril de 1977 Copa Libertadores de 1977
3 84 000 Internacional Rio Grande do Sul 2 – 0 São Paulo Corinthians Beira-Rio 12 de dezembro de 1976 Campeonato Brasileiro de 1976

Maiores goleadas[editar | editar código-fonte]

Essas são as maiores goleadas aplicadas por cada lado:

  • Internacional sobre o Corinthians
Copa do Brasil
9 de outubro de 1992 Internacional 4 – 0 Corinthians Estádio do Pacaembu

Márcio Bittencourt, Maurício e Gérson (2)
  • Corinthians sobre o Internacional
Amistoso
4 de novembro de 1945 Corinthians 4 – 1 Internacional Estádio do Pacaembu

Nino, Pipi e Servílio (2)

Confrontos[editar | editar código-fonte]

Anos 2010
Data Torneio Estádio Casa Placar Visitante Gols (Casa) Gols (Visitante)
3 de junho de 2010 Série A Pacaembu Corinthians 2–0 Internacional Roberto Carlos Gol marcado aos 37 minutos de jogo 37', Iarley Gol marcado aos 53 minutos de jogo 53'
26 de setembro de 2010 Série A Beira Rio Internacional 3–2 Corinthians Tinga Gol marcado aos 29 minutos de jogo 29', Alecsandro Gol marcado aos 77 minutos de jogo 77', Andrézinho Gol marcado aos 90+3 minutos de jogo 90+3' Jorge Henrique Gol marcado aos 65 minutos de jogo 65', Bruno César Gol marcado aos 90 minutos de jogo 90'
14 de julho de 2011 Série A Pacaembu Corinthians 1–0 Internacional Willian Gol marcado aos 76 minutos de jogo 76'
23 de outubro de 2011 Série A Beira Rio Internacional 1–1 Corinthians Nei Gol marcado aos 66 minutos de jogo 66' Alex Gol marcado aos 88 minutos de jogo 88'
16 de agosto de 2012 Série A Pacaembu Corinthians 1–0 Internacional Paulo André Gol marcado aos 68 minutos de jogo 68'
18 de novembro de 2012 Série A Beira Rio Internacional 0–2 Corinthians Paolo Guerrero Gol marcado aos 45+2 minutos de jogo 45+2', Edenílson Gol marcado aos 90 minutos de jogo 90'
4 de setembro de 2013 Série A Estádio do Vale Internacional 1–0 Corinthians Andrés D'Alessandro Gol marcado aos 53 minutos de jogo 53'
30 de novembro de 2013 Série A Pacaembu Corinthians 0–0 Internacional
17 de julho de 2014 Série A Arena Corinthians Corinthians 2–1 Internacional Paolo Guerrero Gol marcado aos 6 minutos de jogo 6', Fágner Gol marcado aos 9 minutos de jogo 9' Cláudio Winck Gol marcado aos 90 minutos de jogo 90'
19 de outubro de 2014 Série A Beira Rio Internacional 1–2 Corinthians Nilmar Gol marcado aos 72 minutos de jogo 72' Paolo Guerrero Gol marcado aos 3 minutos de jogo 3', Gil Gol marcado aos 45+8 minutos de jogo 45+8'
13 de junho de 2015 Série A Arena Corinthians Corinthians 2–1 Internacional Jadson Gol marcado aos 50 minutos de jogo 50', Vagner Love Gol marcado aos 66 minutos de jogo 66' Nilmar Gol marcado aos 40 minutos de jogo 40'
16 de setembro de 2015 Série A Beira Rio Internacional 2–1 Corinthians Réver Gol marcado aos 37 minutos de jogo 37', Valdívia Gol marcado aos 73 minutos de jogo 73' Malcom Gol marcado aos 18 minutos de jogo 18'
31 de julho de 2016 Série A Beira Rio Internacional 0–1 Corinthians Elias Gol marcado aos 41 minutos de jogo 41'
21 de novembro de 2016 Série A Arena Corinthians Corinthians 1–0 Internacional Marlone Gol marcado aos 56 minutos de jogo 56'
12 de abril de 2017 Copa do Brasil Beira Rio Internacional 1–1 Corinthians Rodrigo Dourado Gol marcado aos 57 minutos de jogo 57' Ángel Romero Gol marcado aos 53 minutos de jogo 53'
19 de abril de 2017 Copa do Brasil Arena Corinthians Corinthians 1–1 Internacional Maycon Gol marcado aos 8 minutos de jogo 8' Nico López Gol marcado aos 72 minutos de jogo 72'
27 de maio de 2018 Série A Beira Rio Internacional 2–1 Corinthians Leandro Damião Gol marcado aos 64 minutos de jogo 64', Rossi Gol marcado aos 90+2 minutos de jogo 90+2' Mateus Vital Gol marcado aos 5 minutos de jogo 5'
23 de novembro de 2018 Série A Arena Corinthians Corinthians 1–1 Internacional Douglas Gol marcado aos 50 minutos de jogo 50' Leandro Damião Gol marcado aos 45 minutos de jogo 45'
11 de agosto de 2019 Série A Beira Rio Internacional 0–0 Corinthians
17 de novembro de 2019 Série A Arena Corinthians Corinthians 0–0 Internacional
Anos 2020
Data Torneio Estádio Casa Placar Visitante Gols (Casa) Gols (Visitante)
31 de outubro de 2020 Série A Neo Química Arena Corinthians 1-0 Internacional Matheus Davó Gol marcado aos 33 minutos de jogo 33'
25 de fevereiro de 2021 Série A Beira Rio Internacional 0-0 Corinthians
3 de julho de 2021 Série A Neo Química Arena Corinthians 1-1 Internacional Gol marcado aos 80 minutos de jogo 80' Edenílson Gol marcado aos 40 minutos de jogo 40'
24 de outubro de 2021 Série A Beira Rio Internacional 2-2 Corinthians Rodrigo Lindoso Gol marcado aos 9 minutos de jogo 9', Gustavo Maia Gol marcado aos 90+3 minutos de jogo 90+3' Giuliano Gol marcado aos 61 minutos de jogo 61', Fábio Santos (P) Gol marcado aos 67 minutos de jogo 67'
14 de maio de 2022 Série A Beira Rio Internacional 2-2 Corinthians Raul Gustavo Gol marcado aos 29 minutos de jogo 29', Gol marcado aos 64 minutos de jogo 64' Alan Patrick Gol marcado aos 23 minutos de jogo 23', Wanderson Gol marcado aos 44 minutos de jogo 44'
4 de setembro de 2022 Série A Neo Química Arena Corinthians 2-2 Internacional Fabián Balbuena Gol marcado aos 13 minutos de jogo 13', Yuri Alberto Gol marcado aos 19 minutos de jogo 19' Alemão Gol marcado aos 23 minutos de jogo 23', Alan Patrick Gol marcado aos 67 minutos de jogo 67'
5 de agosto de 2023 Série A Beira Rio Internacional 2-2 Corinthians Bruno HenriqueGol marcado aos 17 minutos de jogo 17', Luiz Adriano Gol marcado aos 90+9 minutos de jogo 90+9' Renato Augusto Gol marcado aos 13 minutos de jogo 13', Fábio Santos (P) Gol marcado aos 86 minutos de jogo 86'
2 de dezembro de 2023 Série A Neo Química Arena Corinthians 1-2 Internacional Ángel Romero Gol marcado aos 58 minutos de jogo 58' Maurício Gol marcado aos 35 minutos de jogo 35', Wanderson Gol marcado aos 66 minutos de jogo 66'

Último confronto

2 de dezembro Corinthians São Paulo 1 - 2 Rio Grande do Sul Internacional Neo Química Arena, São Paulo
18:00
Ángel Romero Gol marcado aos 58 minutos de jogo 58' [1]
[2]
Gol marcado aos 35 minutos de jogo 35' Maurício
Gol marcado aos 66 minutos de jogo 66' Wanderson
Público: 40,583
Árbitro: Rio Grande do NorteRN Caio Max Augusto Vieira (CBF)
G 12 Brasil Cássio
LD 23 Brasil Fágner
Z 3 Brasil Lucas Veríssimo Expulso com 90+5 minutos de jogo 90+5'
Z 4 Brasil Gil Penalizado com cartão amarelo após 50 minutos 50'
LE 6 Brasil Fábio Santos Capitão Substituído após 70 minutos de jogo 70'
V 7 Brasil Maycon Substituído após 88 minutos de jogo 88'
V 44 Brasil Gabriel Moscardo Penalizado com cartão amarelo após 80 minutos 80'
M 8 Brasil Renato Augusto Substituído após 70 minutos de jogo 70'
M 20 Brasil Giuliano Substituído após 45 minutos de jogo 45'
A 11 Paraguai Ángel Romero
A 17 Brasil Giovane Substituído após 45 minutos de jogo 45'
Substitutos:
G 22 Brasil Carlos Miguel
G 32 Brasil Matheus Donelli
Z 2 Portugal Rafael Ramos
Z 14 Brasil Caetano
Z 21 Brasil Matheus Bidu Entrou em campo após 70 minutos 70'
Z 25 Uruguai Bruno Méndez
M 24 Colômbia Víctor Cantillo
M 30 Brasil Matheus Araújo Entrou em campo após 45 minutos 45'
M 33 Brasil Ruan Oliveira
A 27 Brasil Pedro Entrou em campo após 70 minutos 70'
A 36 Brasil Wesley Entrou em campo após 45 minutos 45'
A 41 Brasil Felipe Augusto Entrou em campo após 88 minutos 88'
Técnico:
Brasil Mano Menezes
G 33 Uruguai Sergio Rochet
LD 16 Argentina Fabricio Bustos
Z 21 Brasil Igor Gomes Penalizado com cartão amarelo após 18 minutos 18'
Z 25 Argentina Gabriel Mercado
LE 6 Brasil Renê
V 8 Brasil Bruno Henrique Substituído após 73 minutos de jogo 73'
V 20 Chile Charles Aránguiz Substituído após 87 minutos de jogo 87'
M 10 Brasil Alan Patrick Capitão Substituído após 88 minutos de jogo 88'
M 27 Brasil Maurício
A 11 Brasil Wanderson Substituído após 73 minutos de jogo 73'
A 13 Equador Enner Valencia Substituído após 90+9 minutos de jogo 90+9'
Substitutos:
G 1 Brasil Keiller
G 24 Brasil Anthoni
Z 22 Colômbia Nicolás Hernández
Z 29 Brasil Dalbert
Z 36 Brasil Thauan Lara Entrou em campo após 87 minutos 87'
Z 50 Brasil João Dalla Corte
M 14 Uruguai Carlos de Pena Entrou em campo após 73 minutos 73'
M 17 Brasil Gustavo Campanharo Penalizado com cartão amarelo após 90+12 minutos 90+12' Entrou em campo após 73 minutos 73'
M 23 Brasil Gabriel Entrou em campo após 88 minutos 88'
A 9 Brasil Luiz Adriano Entrou em campo após 90+9 minutos 90+9'
A 42 Brasil Gabriel Barros
A 45 Brasil Lucca
Técnico:
Argentina Eduardo Coudet

Referências

  1. «Em sete capítulos, 40 anos de rivalidade quente entre Inter e Corinthians». ESPN 
  2. a b FUTPÉDIA, Equipe do site. «Internacional x Corinthians - Brasileiro Unificado». Futpédia. Consultado em 24 de setembro de 2018 
  3. Silva, Sidney Barbosa da. «Confrontos entre o Corinthians/SP x Internacional/RS». www.campeoesdofutebol.com.br. Consultado em 28 de maio de 2018 
  4. «Esquadrão Imortal – Internacional 1975-1976». Imortais do Futebol. 26 de abril de 2012 
  5. «LANCENET! Explica: o que foi a Máfia do Apito, em 2005?». Areté Editorial S.A Diário LANCE!. LANCEPRESS!. Consultado em 14 de junho de 2015 
  6. a b «Tinga, 'entrega' e o famoso DVD: cinco episódios que fizeram rivalidade Corinthians x Inter explodir». ESPN.com. 22 de setembro de 2018. Consultado em 20 de julho de 2022 
  7. «Inter prepara DVD com erros de arbitragem a favor do Corinthians». Terra. Consultado em 20 de julho de 2022 
  8. «Corinthians usa o telão de Itaquera para provocar o Inter: 'Põe no DVD'». ESPN. Consultado em 20 de julho de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]