Dezesseis de Novembro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Dezesseis de Novembro
"Capital brasileira da alfafa"
Bandeira de Dezesseis de Novembro
Brasão de Dezesseis de Novembro
Bandeira Brasão
Hino
Aniversário 11 de abril de 1988
Fundação 4 de novembro de 1988 (26 anos)
Gentílico dezesseis-novembrense
Prefeito(a) Ademir Jose Andrioli Gonzatto (PP)
(2013–2016)
Localização
Localização de Dezesseis de Novembro
Localização de Dezesseis de Novembro no Rio Grande do Sul
Dezesseis de Novembro está localizado em: Brasil
Dezesseis de Novembro
Localização de Dezesseis de Novembro no Brasil
28° 12' 46" S 55° 04' 04" O28° 12' 46" S 55° 04' 04" O
Unidade federativa  Rio Grande do Sul
Mesorregião Noroeste Rio-grandense IBGE/2008 [1]
Microrregião Santo Ângelo IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofes Roque Gonzales, São Luiz Gonzaga, São Nicolau e Pirapó
Distância até a capital 535 km
Características geográficas
Área 216,848 km² [2]
População 2 823 hab. IBGE/2014[3]
Densidade 13,02 hab./km²
Altitude 178 m
Clima subtropical úmido
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,724 alto PNUD/2000 [4]
PIB R$ 27 709,282 mil IBGE/2008[5]
PIB per capita R$ 9 317,18 IBGE/2008[5]
Página oficial
Prefeitura http://www.dezesseisdenovembro.rs.gov.br

Dezesseis de Novembro é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1936 a família de Luiz Hengen veio para a região onde hoje se localiza o município de Dezesseis de Novembro, iniciando seu primeiro núcleo populacional. A família Hengen era originária de Tupanciretã.

Com o passar dos anos chegaram novos moradores. Em 1942 instalaram-se as famílias de João Paulo Ricachewski e de Severino Monge, ambas originárias de Guarani das Missões. Nesta época também residiam no local Hugo Hoff e Daniel Schneider.

Em 1945 instalou-se na região a família Belhing, de São Pedro do Sul, e também chegaram as famílias Sauressig e Preuss, vinda de Doutor Maurício Cardoso. Seguiram depois as famílias Tambará, Schingel, Oliveira e Brondani.

A primeira casa de comércio foi de Paulo Knoll, e quem abriu a primeira rua da nova cidade foi João Paulo Ricachewski.

Em 1959 foi criado o distrito de Dezesseis de Novembro, pertencente então ao município de São Luiz Gonzaga.

Emancipação[editar | editar código-fonte]

Com o passar dos anos a comunidade de Dezesseis de Novembro foi sentindo a necessidade de tornar seu distrito em um município independente politica e administrativamente.

Os trabalhos para a concretização deste ideal iniciaram-se em 20 de dezembro de 1987, quando Dezesseis de Novembro realizou a consulta plebiscitária, quando o SIM venceu por maioria dos votos.

Em 11 de abril de 1988, pela Lei Estadual nº 8.555, foi criado oficialmente o município de Dezesseis de Novembro.

Origem do nome[editar | editar código-fonte]

A origem do nome do município tem duas versões.

Umas delas é que no dia 16 de novembro de 1942 o Sr. João Paulo Ricachewski derrubou a primeira árvore na sede do município. Como o fato ocorreu na data referida, estabeleceu-se o nome Dezesseis de Novembro. A segunda versão consta que algumas famílias residentes na localidade se reuniram em um ponto da mata, onde desmataram uma parte do local para celebrar uma festa pela ocasião. Como era o dia 16 de novembro, os desbravadores Hugo Hoff e Daniel Schneider decidiram denominar o local como Dezesseis de Novembro.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Pertence à Mesorregião do Noroeste Rio-Grandense e à Microrregião de Santo Ângelo.

O município de Dezesseis de Novembro é subdividido em 14 comunidades:

  • Bacião
  • Bom Retiro
  • Esquina Biotônica
  • João de Castilhos
  • Laranjal
  • Nova Florída
  • Rincão dos Araújos
  • Rincão dos Hoffmann
  • Rincão dos Ledur
  • Rincão São João
  • Santa Terezinha
  • São Sebastião
  • Serra São Jerônimo
  • Tabuleiro

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

O município é cortado por dezenas de arroios e riachos. Porém, nem todos são identificados.
Os principais rios são:

  • Rio Ijuí, o maior do município;
  • Arroio das Pedras;
  • Arroio Limoeiro;
  • Arroio Saltinho.


Usina Hidrelétrica Passo São João

Em novembro de 2007, A Eletrosul Centrais Elétricas iniciou as obras de implantação da Usina Hidrelétrica Passo São João, no leito do Rio Ijuí.

Usina Hidrelétrica Passo São João

As obras para a construção da UHE Passo São João duraram 5 anos, gerando 1.100 empregos diretos e 1.600 empregos indiretos. Em 12 de agosto de 2011, ocorre o fechamento das comportas da barragem. Em 24 de março de 2012, inicia-se a geração de energia.

A UHE Passo São João está localizada entre os municípios de Dezesseis de Novembro e Roque Gonzales, possui a potência de 77 MW, 2 unidades geradoras e tem a capacidade de beneficiar 582.000 habitantes e abastecer 182.456 residências. A barragem possui 21 metros de altura, o reservatório formado no Rio Ijuí possui 20 Km², abrangendo áreas de 5 municípios do Estado do Rio Grande do Sul, são eles:Dezesseis de Novembro, Roque Gonzales, São Luiz Gonzaga, São Pedro do Butiá e Rolador.

Produção de Alfafa[editar | editar código-fonte]

O município de Dezesseis de Novembro é conhecido como a Capital Brasileira da Alfafa. Utilizada na alimentação de bovinos, equinos e suínos, a Alfafa, também conhecido por Luzerna, possui o nome científico de Medicago sativa, foi introduzida no Brasil pela região Sul, por imigrantes italianos.

Durante a colonização do município de Dezesseis de Novembro, os descendentes de italianos, provenientes da região de Jaguari, trouxeram a semente da Alfafa, que adaptou-se muito bem ao clima, solo e revelo acidentado do município. Com o passar dos anos, a produção da planta se tornou a base da economia do município. Nos anos 1980, sendo um dos locais com maior produção da forrageira no estado, Dezesseis de Novembro passou a ser conhecida como Capital Brasileira da Alfafa.

Hoje Dezesseis de Novembro está na terceira colocação na produção de Alfafa na Região das Missões do Rio Grande do Sul, atrás apenas dos municípios vizinhos de Rolador e Roque Gonzales, que passaram a investir altas tecnologias para o aumento da produção.
A Alfafa, é conhecida como a "Rainha das Forrageiras", por ser uma das plantas como maior teor de proteína bruta na natureza. Tanto que em árabe, Alfafa significa "O melhor alimento"


Salto do Pirapó[editar | editar código-fonte]

O Salto do Pirapó ou "Salto do peixe" em tupi-guarani, é uma sequência de varias quedas de água localizada no Rio Ijuí. Está situado na divisa dos municípios de Dezesseis de Novembro com Roque Gonzales. O Salto do Pirapó é uma das maiores quedas de água da região noroeste do Rio Grande do Sul.


Estas quedas de água foram descobertas por indígenas que habitavam essa região há muitos anos atrás e faziam a travessia no Rio Ijuí. Ao perceberem a belíssima paisagem dos peixes saltando em direção a queda de água em busca de reprodução, os indígenas batizaram o local de ``Salto do peixe´´.

Salto do Pirapó

O Salto do Pirapó é hoje o principal ponto turístico de Dezesseis de Novembro, onde muitas pessoas realizam acampamentos nas margens do local.

Vias de acesso[editar | editar código-fonte]

O acesso ao município de Dezesseis de Novembro é realizado via asfáltica pela VRS-332, que liga o município a RS-168 e a RS-561.

Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Visitado em 11 de outubro de 2008.
  2. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Visitado em 5 dez. 2010.
  3. Estimativa populacional 2014 IBGE Estimativa populacional 2014 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2014). Visitado em 29 de agosto de 2014.
  4. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil Atlas do Desenvolvimento Humano Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Visitado em 11 de outubro de 2008.
  5. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Visitado em 11 dez. 2010.
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Rio Grande do Sul é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.