Diálogo a Seis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde novembro de 2017). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O Diálogo a Seis, também conhecido como Grupo dos Seis ou Seis Negociadores, é um grupo estabelecido para o diálogo e resolução pacífica das preocupações relativas à segurança vindas com o desenvolvimento programa nuclear da Coreia do Norte. Houve uma série de encontros entre os seis negociadores, que são:

A criação do grupo veio com a saída da Coreia do Norte do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP), em 2003. Até 2007, os diálogos não obtiveram grande sucesso, quando finalmente a Coreia do Norte aceitou fechar os estabelecimentos nucleares em troca de combustível e a normalização das relações com os Estados Unidos e Japão. Em resposta à condenação da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009, a respeito do lançamento de um foguete coreano, a Coreia do Norte declarou que saía do grupo, dando continuidade ao seu programa de enriquecimento do urânio.[1]

Referências