Discussão:Cinema de Portugal

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 18 de março de 2012 de Polyethylen no tópico Cinema de animação português de autor

Cinema de Portugal é um artigo sobre a história do cinema português, desenvolvido a partir 13 de Janeiro de 2005, com origem num artigo mínimo. O texto expandiu-se consideravelmente e tornou-se referência.

A expansão do artigo levou à criação de outros sobre temas relacionados. Esse trabalho tem sido feito por um grupo de colegas de edição e de outros, em boa colaboração. São poucos e o trabalho é muito.

Será legítima e bem-vinda a ajuda de outros, de quem crie também novos artigos sobre filmes portugueses: sabedores, produtores ou realizadores. Os filmes morrem, se forem esquecidos.

O estilo presente neste artigo, e em muitos outros dedicados a filmes portugueses em nada se compara ao tipo de artigos que se querem de uma encilopedia. Mais parecem artigos de opiniao sobre o cinema portugues.

Artigos sobre filmes portugueses[editar código-fonte]

O problema[editar código-fonte]

Não é o amor pelo cinema português que leva os nossos irmãos brasileiros da Wikipédia a interessar-se por ele. O que lhes interessa é simplesmente isto: colocar à cabeça de cada artigo um verbete formatado com referências ao filme e que tem mais destaque que o próprio artigo. É pesado, feio, redutor e totalmente inadequado para um leitor português, que logo o vê como “ingerência” brasileira.

Isso foi várias vezes explicado aos usuários que criaram e mantêm esses artigos, todos eles com o tal verbete a que chamam «ficha técnica». Para manterem o verbete, colocam ainda no final de cada artigo um aviso: «Este filme carece de ficha técnica».

Ora todos os artigos desenvolvidos têm uma ficha técnica minuciosa e, além dela uma ficha artística (br: enlenco). No índice do artigo, está indicada uma «ficha sumária» contendo os elementos mais significativos das fichas técnicas e artísticas, que se abre com um clipue. Esta ficha não é um modelo rígido, adapta-se facilmente ao filme. A inclusão de um verbete, além da ficha sumária, repete pela terceira vez, e mal, informação que já surge à primeira vista.

Argumentam os colegas brasileiros que o verbete é um padrão da Wikipédia, que tem de ser mantido e respeitado. Respondo-lhes que, se assim é, estamos perante um erro mais que crasso. Por exemplo, o dito padrão é interpretado na Wikipédia inglesa ao gosto do freguês e o que por lá se vê não é um gaiolão padronizado, pendurado no topo de um artigo, é uma floresta de gaiolas que fazem daquilo um aviário. Pretendem pelos vistos os esforçados colegas meter na gaiola todos os filmes do mundo, os brasileiros e os portugueses.

E são tenazes. Bloqueiam, ameaçam, alteram e retiram texto, tentam até impedir o simples acesso à Wikipédi a quem violar o diktat. O que fazer perante isto?

Não é amor ao cinema português, é amor à Wikipédia! Não havia páginas (que os brasileiros chamam verbetes, não as predefinições) sobre filmes portugueses, eles criam mínimos ou esboços, num formato que já foi ado(p)tado há muito tempo e agora o(s) colega(s) portugues(es) decidem que não está "ao gosto português". E, ao contrário do que afirma, ninguém discutiu este assunto com os "vândalos brasileiros" que criaram e protegeram alguns desses artigos - a maioria está à espera que outros editores DEDICADOS os completem!!! Abram essa discussão no Wikiproje(c)to-Cinema e aprendam que os filmes portugueses não pertencem aos portugueses - tal como os filmes brasileiros não pertencem aos brasileiros, pertencem-nos a todos, editores e simples frequentadores da Wikipédia. E também que não é uma ou duas opiniões pessoais que valem na edição da Wikipédia! --Rui Silva (discussão) 07h03min de 26 de Março de 2008 (UTC)

GÈNERO : Comédia dramática em sete tempos

1 – Surge bruscamente o usuário Yanguas, hoje admninistrador[editar código-fonte]

2 – Entra Lijealso em cena[editar código-fonte]

41 artigos em 2h e 21m!

3 – Lijealso ganha o apoio dos REIS[editar código-fonte]

  • Conversa Acabada PREDEFINIÇÃO AINDA POR PREENCHER 02h51min de 18 de Fevereiro de 2007 Lijealso
  • O Passado e o Presente PREDEFINIÇÃO AINDA POR PREENCHER 03h00min de 18 de Fevereiro de 2007 Lijealso

o apoio dos REIS[editar código-fonte]

4 – Aparece NICE com afinada estratégia[editar código-fonte]

5 – Yanguas passa ao ataque[editar código-fonte]

  • Brumas RETIRA PARTE DO ARTIGO por parcial 19h47min de 11 de Setembro de 2007 Yanguas
  • A Comédia de Deus Introdução de FICHA TÉCNICA 18h01min de 18 de Outubro de 2007 Yanguas

2008

  • Brumas “PROTEGE” o artigo de VANDALISMO 03h54min de 28 de Fevereiro de 2008
  • Brumas Insere FICHA TÈCNICA 03h53min de 28 de Fevereiro de 2008 Yanguas

6 – Metem-se outros ao barulho[editar código-fonte]

  • A Comédia de Deus BLOQUEIO para usuários não identificados 01h25min de 3 de Março de 2008 Yanguas (COITADO DO JOÂO!)

7 – Epílogo?[editar código-fonte]

Haverá guerra entre países? Será só maneiras de ver as coisas? Será como nos filmes, quando tudo acaba bem? Haja juízo e bom senso e teremos happy-end !

Usuário:Cogitus 25 de Março, 21h 47m TMG

O meu record acho que são 20 artigos por minuto, por alturas do Projecto Árvore da Vida. Bons tempos. Lijealso 04h54min de 27 de Março de 2008 (UTC)

Cinema de animação português de autor[editar código-fonte]

Após o 25 de Abril --e, especificamente, com a criação do Cinanima, Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, em 1976, e dos primeiros ateliers em 1977-- passou a existir um cinema de animação de autor em Portugal. A entrada Cinema de Portugal não o menciona apesar de referir alguns autores com produção única nesta categoria (ver lista de cineastas): como, por exemplo, Abi Feijó.
Antes de editar o artigo gostaria de auscultar sensibilidades. Afinal, desde que me iniciei como 'usuária' ainda só bati com o nariz na porta (ver Criação de Imagens Animadas por crianças .
Marinaestelagraca (discussão) 14h55min de 10 de junho de 2009 (UTC)Responder

O tema é pertinente e pode (e deve) perfeitamente fazer parte do artigo. Mas deve abordá-lo e escrevê-lo de um ponto de vista enciclopédico que, com base no texto do seu ensaio, pode explicar porque "bate com o nariz na porta", já que está mais próximo de um paper ou relatório académico do que uma linguagem enciclopédica. Polyethylen (discussão) 05h19min de 18 de março de 2012 (UTC)Responder