Discussão:Leila Lopes (Miss Universo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Nome do artigo[editar código-fonte]

  • Nota: O texto que estava aqui foi removido, pois foi inserido por boneco de meia ilícito, conforme demonstrado aqui. O comentário seguinte pode estar descontextualizado.
  1. A convenção de nomenclatura da wikipédia em português estipula que o título dos artigos deva ser o mais simples possível, e, sempre que possível, de acordo com a forma pela qual o tópico (nesse caso, a modelo) é mais conhecido. Symbol declined.svg Discordo do atual título, porque "Miss Universo" é um título... Mas não sou exatamente favorável à "Leila Lopes (modelo)" porque se ela virar apresentadora ou atriz o título perde o sentido;
  2. Esse "ponto antes ou depois" pode parecer uma besteira, mas é uma das coisas mais importantes de qualquer ambiente acadêmico, onde há regras a cumprir para todo e qualquer trabalho. Enquanto algumas faculdades anglófonas incluem as referências após a pontuação, no mundo lusófono costuma se incluir antes. Então não faça pouco do que não é simples.

Flávio, o Maddox (msg!contrib) 15h40min de 17 de setembro de 2011 (UTC)

Eu não "brigo" à toa, o Cruks, não cumpre as regras, leia WP:NOTA, e vai entender. Por mim fica como cada um entender, desde que as regras sejam cumpridas. Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 15h50min de 17 de setembro de 2011 (UTC)
Então mantenham a versão estável, mas antes de ir aos pedidos de administradores brigar e trocar acusações, que tal mandarem uma mensagem educada um pro outro em suas PDU's? Quem sabe citando a regra, como foi feito agora?
Nota: O texto que estava aqui foi removido, pois foi inserido por boneco de meia ilícito. O comentário seguinte pode estar descontextualizado.
Em primeiro, é fácil contabilizar, especialmente, quando se altera tudo e se acrescentam mais refs, que foi o que se passou aqui, se fosse apenas uma ou duas, não teria mudado a pontuação. Em segundo a opinião da Belanidia não foi feita aqui, se ela a quisesse colocar cá teria feito.
É incorrecto e vai contra as normas de conduta, mover conversas de outros editores sem a sua permissão, tal acção é mais do que suficiente para ser efectuado um bloqueio, quanto ao facto de conversar... Meu caro, não só não tenho feito outra coisa, como já estou farto de o fazer, mais esta não é a primeira vez, o Cruks não aceita nada a não ser a opinião dele, e para ele referências é depois da pontuação e só existem assim, tenha razão ou não, e note que não foi só aqui que ele fez isso. Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 16h13min de 17 de setembro de 2011 (UTC)
Nota: O texto que estava aqui foi removido, pois foi inserido por boneco de meia ilícito. O comentário seguinte pode estar descontextualizado.
Meu caro, essa predef é para movimentar discussões inteiras de um local para o outro, quando existe essa necessidade, não é nem foi criada para mover conversas particulares, até porque como já referi, tal situação vai contra as normas de conduta. Só faltava que eu também movesse as conversas que tive com o Cruks com a Belanidia e com o EuTuga, sobre o assunto. Mais, mesmo que tal fosse viável, o local correcto para essa movimentação nem sequer seria aqui, porque esta página de discussão é sobre o artigo em questão e não sobre a formatação das refs. E voltando ao assunto principal que é o que interessa para aqui, quanto ao título, eu acho que seria preferível colocar Leila Lopes (Angola), pois mesmo com o exagero do nome completo, à sempre necessidade da desambiguação, pois ela é conhecida internacionalmente com Leila Lopes, mas essa é só a minha opinião. Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 16h21min de 17 de setembro de 2011 (UTC)
Nota: O texto que estava aqui foi removido, pois foi inserido por boneco de meia ilícito. O comentário seguinte pode estar descontextualizado.
Eu também penso o mesmo, o prob, é que aqui não vejo muitas mais possibilidades. Como disse o Maddox, não é correcto, utilizar-se um titulo ou uma profissão, especialmente quando estes estão sempre a mudar, e o que se passa é que temos duas mulheres que são conhecidas exactamente pelo mesmo nome, a Leila Lopes brasileira e a Leila Lopes angolana, por isso só vejo a alternativa de as associar ao país, se alguém surgir com uma ideia melhor, óptimo, porque nenhuma destas opções me agrada. Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 16h36min de 17 de setembro de 2011 (UTC)
Nota: O texto que estava aqui foi removido, pois foi inserido por boneco de meia ilícito. O comentário seguinte pode estar descontextualizado.
Ela é conhecida pelo nome completo? Ele seria por algum motivo "mais correto"? Os títulos devem ser os mais simples possível, mas também tem que respeitar a lógica. Flávio, o Maddox (msg!contrib) 16h48min de 17 de setembro de 2011 (UTC)

Proposta de mudança de nome[editar código-fonte]

Enxergo duas alternativas igualmente razoáveis, as quais faço com todo o respeito às duas:

  1. Mover a brasileira para "Leila Gomes Lopes" e a angolana para "Leila Lopes" sob o argumento da segunda ser mais conhecida internacionalmente;
  2. Mover a angolana para "Leila Lopes (1986)", data de seu nascimento, e manter a brasileira no título original, sob o argumento da segunda ter não apenas nascido primeiro, mas se tornado relevante primeiro;

Enfim, é isso. Flávio, o Maddox (msg!contrib) 16h47min de 17 de setembro de 2011 (UTC)

  • Nota: O texto que estava aqui foi removido, pois foi inserido por boneco de meia ilícito. O comentário seguinte pode estar descontextualizado.
  • Symbol support vote.svg Concordo com a primeira, porque fiz um search na net e a Leila Lopes brasileira é muitas vezes referida como Leila Gomes Lopes, portanto, ambos os nomes são válidos. Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 17h53min de 17 de setembro de 2011 (UTC)
  • Symbol support vote.svg Concordo--Cruks (discussão) 19h13min de 17 de setembro de 2011 (UTC)
Com essa: Leila Luliana da Costa Vieira Lopes.--Cruks (discussão) 08h33min de 18 de setembro de 2011 (UTC)
  • Symbol declined.svg Discordo a atriz brasileira teve longa carreira no meio artístico, enquanto atual miss ainda dá seus primeiros passos no meio. acho mais conveniente aguardar para ver o desenrolar da carreira da modelo angolana. muitas misses caem num ostracismo profundo mesmo antes do término do "reinado". Sturm (discussão) 05h26min de 18 de setembro de 2011 (UTC)
  • Hee... Concordo com a de número 1; a brasileira sim, Sturm, estava já no ostracismo - e por isso "caiu" duplamente: na pornografia e no suicídio; é tão "famosa" que com a notícia da vitória da angolana a Claudete Troiano lhe deu "parabéns", por: desconhecer que no mundo há outros países lusófonos e por simplesmente desconhecer que a brasileira havia tirado a própria vida...[1]; e não me consta que uma miss perca a notoriedade depois de conquistado o título: é um título, irá acompanhá-la para sempre. André Koehne (discussão) 12h05min de 18 de setembro de 2011 (UTC)
As pessoas ao menos supreenderam-se ao ver a Claudete cometendo a gafe. Quanto às misses, as pessoas nem sequer se lembram dos nomes delas, quanto mais se estão vivas ou não! Sturm (discussão) 15h56min de 18 de setembro de 2011 (UTC)

Pode ter toda a razão nesse aspecto, não tem em relação ao nome. Mais, se não fossem certas "sensibilidades" que existem por aqui, já à muito, mesmo antes desta proposta, eu teria mudado o nome, isto pelo simples facto de que a Leila Lopes angolana, só é conhecida por esse nome e a brasileira é tão conhecida por esse como por "Leila Gomes Lopes". Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 16h03min de 18 de setembro de 2011 (UTC)

  • Symbol support vote.svg Concordo parcialmente com a primeira. Acredito que a miss Leila Lopes deva ficar com o título principal, mas não me lembro de ter visto a atriz ser creditada como Leila Gomes Lopes em qualquer momento da sua carreira. Não seria melhor mover para Leila Lopes (atriz)? Bisbis msg 16h10min de 18 de setembro de 2011 (UTC)

O google dá pouco mais de 8.000 hits mas é também referenciada por esse nome, concordo no entanto que é mais conhecida como Leila Lopes. A questão de colocar Leila Lopes (atriz) é que ela não foi só actriz, foi actriz, jornalista e apresentadora de televisão. Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 16h20min de 18 de setembro de 2011 (UTC)

Entendo. Mas também julgo que a carreira dela como atriz foi muito mais extensa e conhecida que como jornalista ou apresentadora de televisão. Até a própria {{minidesambig}} usada na página da miss refere-se à carreira de atriz da brasileira para situar os leitores. Bisbis msg 16h42min de 18 de setembro de 2011 (UTC)

Symbol declined.svg Discordo Obviamente, do nome de carteira de identidade proposto. O proponente me parece desconhecer que na Wikipedia o metodo de titulagem é pelo nome de uso comum, mais simples. Não há porque haver exceções a isso, nem seria o caso. Portanto, se mudança houvesse, seria para Leila Lopes - a MU - e Leila Lopes (atriz) a outra, brasileira, na medida em que a Wikipedia é lusófona e obviamente a Miss Universo se torna mais conhecida internacionalmente e no mundo lusófono em geral. Creio, entretanto, que como a Wikipedia não é jornal, fato este desconhecido por inúmeros de seus editores, ou seja, não há, pelo veiculo, nenhuma necessidade de imediatismo, mais indicado manter como está por algum tempo, para vermos o que ocorre com a "miss" e sua visibilidade tanto no mundo lusófono como no mundo em geral. MachoCarioca oi 01h16min de 20 de setembro de 2011 (UTC)

  • Nota: O texto que estava aqui foi removido, pois foi inserido por boneco de meia ilícito. O comentário seguinte pode estar descontextualizado.
  • Leila Lopes é brasileira e pertence ao universo lusófono, sendo assim conhecida; o nome com o qual ela é conhecida na Wiki francesa é irrelevante pra nós. MachoCarioca oi 03h33min de 20 de setembro de 2011 (UTC)
  • Não existe "nós". Se ela é relevante no "universo lusófono" ela é relevante pra qualquer wiki, com base em WP:CDN, critério geral adotado por todas as wikipédias. Symbol declined.svg Discordo da moção de Leila Lopes para Leila Lopes (atriz), uma vez que esta não foi a única profissão dela. Flávio, o Maddox (msg!contrib) 15h01min de 20 de setembro de 2011 (UTC)
Não existe pra você pra você, pra mim é claro que existe já que cada cultura lida com assuntos gerais de maneira diferente, desde o tempo dos sumérios, dando a cada um um peso e designação de acordo com sua propria cultura e conhecimento de uso comum. É mais do que obvio ainda qu algo relevante para um Wikipedia persa ou vietnamita, não necessariamente é relevante pra nossa ou pelo menos não na mesma medida. (na verdade, a Wiki-en cansa de apagar verbetes sobre brasileiros sub sub celebridades por lá, que adoram criar aqui.) Qto à moção, tanto faz, mas é claro que sendo Leila amplamente conhecida como atriz, e não por qualquer outra atividade menos notoria que tenha exercida, caso haja a mudança, que seja para esta. MachoCarioca oi 22h23min de 20 de setembro de 2011 (UTC)
Na verdade, existe só pra você mesmo. Se um tópico recebeu cobertura significativa por fontes independentes, ele é presumido como relevante. Não interessa se é relevante para os vietnamitas ou para os brasileiros. Interessa se é relevante. Eu apreciaria que você apontasse evidências de que "a Wiki-en cansa de apagar verbetes sobre brasileiros sub sub celebridades por lá", pois eu sei de justamente o contrário... A wiki-en tem as pernas muito mais abertas pra esse tipo de coisa. Flávio, o Maddox (msg!contrib) 22h20min de 24 de setembro de 2011 (UTC)

──────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────── O último que vi foi esse aqui [2]. De nada. MachoCarioca oi 00h17min de 26 de setembro de 2011 (UTC)

Ainda carece de demonstração. O artigo que você indicou não possui fontes nem aqui... Aponte um exemplo que cumpria pelo menos WP:CDN e foi eliminado, e encontrei algum mérito na sua conclusão de que "" Wiki-en cansa de apagar verbetes sobre brasileiros sub sub celebridades por lá". Eu, por outro lado, posso apontar umas boas dúzias do contrário, de que "a wiki-en tem as pernas muito mais abertas pra esse tipo de coisa"... Lá qualquer mulher que tenha aparecido em qualquer edição da Playboy recebe artigo. Flávio, o Maddox (msg!contrib) 01h32min de 26 de setembro de 2011 (UTC)

Não carece de coisa nenhuma, vc me pediu um artigo, eu dei, já vi vários e com fontes, esse tinha fonte lá. Não é vc quem decide qual é valido ou não, preenchi sua pergunta. Esse aqui cheio de fontes acabou de ser apagado por lá.[3] Vc só é dado a ser marrento sem embasamento rs (rimou). MachoCarioca oi 13h37min de 8 de outubro de 2011 (UTC)

Conclusão

Então podemos finalmente chegar a uma conclusão?--Cruks (discussão) 14h45min de 20 de setembro de 2011 (UTC)

Ainda não. Não há consenso pra nada. Flávio, o Maddox (msg!contrib) 15h01min de 20 de setembro de 2011 (UTC)
A única conclusão que cheguei é que este tópico nem tinha o porque de ser levantado, está tudo tranquilo e nos conformes neste assunto, não vi necessidade nenhuma disso. Sds MachoCarioca oi 22h23min de 20 de setembro de 2011 (UTC)
Opinião
  • Symbol declined.svg Discordo Não seria mais fácil criar apenas uma desambiguação para o nome "Leila Lopes"?

Concordo com o usuário acima. Sou a favor de deixar ambas como estão. Quem procura pela Leila Lopes angolana, procura pela Miss Universo. Trabalho com SEO, como busca os termos estão ótimos. Milca jnr oi 10h23min de 22 de setembro de 2011 (UTC)

  • Já que ambas são importantes, porque não colocar "Leila Lopes (atriz)" para atriz brasileira e manter "Leila Lopes (Miss Universo)" para a Miss angolana, e colocar a página "Leila Lopes" como desambiguação? Eric Duff disc 02h42min de 23 de setembro de 2011 (UTC)
  • Ao contrário da wikipédia em inglês, que usa títulos esotéricos para dar nome às páginas, a convenção de nomenclatura da wp.pt determina que os título sejam o mais simples possível. Consequente ou paralelamente, não se cria desambiguação para menos do que três páginas homônimas. Flávio, o Maddox (msg!contrib) 22h20min de 24 de setembro de 2011 (UTC)
  • Que tal Leila Lopes (Brasil) e Leila Lopes (Angola)? Direto e sem rodeios, tipo enciclopédico!--Kaktus Kid (discussão) 02h47min de 23 de setembro de 2011 (UTC)
Porque dessa forma dá a entender que são localidades e não pessoas, já que é esse o formato usado para localidades. Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 04h42min de 23 de setembro de 2011 (UTC)
Nota: O texto que estava aqui foi removido, pois foi inserido por boneco de meia ilícito. O comentário seguinte pode estar descontextualizado.
Leila Lopes (brasileira) e Leila Lopes (angolana), poderia ser?--Kaktus Kid (discussão) 22h41min de 24 de setembro de 2011 (UTC)
Você está partindo do pressuposto que os dois nomes podem ser desambiguados, e não apenas não podem como nem vão, pois não há um terceiro homônimo. Flávio, o Maddox (msg!contrib) 23h00min de 24 de setembro de 2011 (UTC)
Até a atualidade sim, não há um terceiro homônimo. Não agora. E no ano 2314?--Kaktus Kid (discussão) 23h56min de 24 de setembro de 2011 (UTC)
Ótimo. Que essa discussão fica encerrada e só seja retomada em 2314. Cumprimentos, Flávio, o Maddox (msg!contrib) 01h32min de 26 de setembro de 2011 (UTC)
  • Pessoal, não parece que o melhor a ser feito é criar a desambiguação mesmo que seja apenas para duas pessoas? Lechatjaune msg 15h36min de 26 de setembro de 2011 (UTC)
Tendo a concordar que, dado que não se afigura fácil o consenso sobre qual das moças "tem direito" ao título "Leila Lopes", estamos em presença de uma exceção à regra de evitar desambigs com menos de 3 títulos. Exceção que por sinal está prevista em WP:DES. --Stegop (discussão) 15h41min de 26 de setembro de 2011 (UTC)

A Miss Universo não é uma 'modelo'. MachoCarioca oi 13h39min de 8 de outubro de 2011 (UTC)

Não sei se você notou, mas Leila Lopes está dentro da Categoria:Modelos de Angola porque Miss é sim uma modelo. Pode olhar todas as outras Misses, todas estão categorizadas como modelo. --Minerva97 (Discussão) 17h59min de 8 de outubro de 2011 (UTC)

Sugestão: Mover "Leila Lopes" para "Leila Lopes (atriz)" e mover este artigo para o nome "Leila Lopes". Jardel @lves msg 00h19min de 28 de janeiro de 2012 (UTC)

De onde vc tirou que toda miss é modelo? Se assim estão caracterizadas é por ignorancia. Nem metade é. rs MachoCarioca oi 14h12min de 18 de junho de 2012 (UTC)