Discussão:Lista de clubes campeões mundiais de futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Ao outorgar o status de mundial à Copa Intercontinental, a FIFA não retirou o mesmo status que ela já havia dado em 2014 a Copa Rio de 1951[editar código-fonte]

Ao contrário do que foi manifestado pela mídia brasileira, a FIFA não "deixou a Copa Rio de fora" do reconhecimento como título mundial. A Copa Intercontinental passou, com certo atraso, por exatamente o mesmo processo de reconhecimento da competição como um título de âmbito mundial, sendo aprovada em ata pelo Conselho Deliberativo da entidade. Esse foi um pedido feito pela Conmebol para os vendedores dessa competição. A Copa Rio de 1951, outra competição, já passou por esse crivo em 2014. Porém, ao contrário da unificação do Campeonato Brasileiro promovido pela CBF em 2010, a entidade responsável pelo futebol mundial não transformou a Copa Intercontinental, assim como a Copa Rio de 1951, em edições da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, apenas deu o status de mundial a essas competições.

Ou seja, tanto a Copa Intercontinental quanto a Copa Rio de 1951 possuem atualmente para a FIFA oficialmente, em ata, o mesmo status, de campeonatos de âmbito mundial que não são competições FIFA. Prova disso é que no site da entidade estão somente listados os mundiais organizados exclusivamente pela FIFA [1] [2].

O status de competições mundiais aprovados em ata tanto da Copa Rio quanto da Intercontinental somente poderia ser alterado após nova votação sobre os temas pelo Conselho Deliberativo. E, até a presente data (05/12/2017), a remoção do status outorgado à Copa Rio de 1951 pela FIFA em 2014 não foi levado a votação no seu Conselho Deliberativo. Mr. Impartiality (discussão) 22h30min de 5 de dezembro de 2017 (UTC)

Concordo com o exposto. O status de mundial das duas competições foram aprovados em ata pela FIFA e, até a data, não houve uma nova votação para a revogação em nenhum dos dois casos. Porém, reconheço que já existe uma certa "tradição" da FIFA reconhecer essas competições como mundiais e logo depois se contradiz e divulga uma nota que não as reconhece como tal. Chegando mesmo ao cúmulo de reconhecer a Copa Intercontinental / Copa Europeia/Sul-Americana Toyota como mundial em 27 de outubro de 2017, e já no dia 5 de dezembro do mesmo ano a entidade afirma em seu site oficial que o Grêmio buscaria seu primeiro título de campeão mundial de clubes na edição de 2017, apesar do clube gaúcho já ter ganho a Copa Europeia/Sul-Americana em 1983 [3]. 131.72.186.24 (discussão) 01h39min de 8 de maio de 2018 (UTC)

Concordo tbm com o exposto. Documentos são revogados , e contraditorios.se essa página for excluída por um sábio ADM da wiki não será surpresa. --Alandelima1996 (discussão) 05h28min de 8 de julho de 2018 (UTC)

FIFA não disse nada de estranho[editar código-fonte]

Os torcedores do Grêmio se Confundiram (não há razão para ficar bravo). Fifa escreveu: "Club world cup title"; a palavra título no post é entendido como um troféu no como título (outro significado literal da palavra título), o troféu/competição é diferente (Club world cup/Intercontinental), mas é o mesmo título (mundial). Seria segundo mundial mas 1°obtido com a Club world cup (title); é simples.

Opinião[editar código-fonte]

A Copa Rio não pode ser oficial, no estatuto da fifa na página 5 está escrito: Competição Oficial: uma competição por equipes organizadas por FIFA ou qualquer Confederação (continental). La Copa intercontinental fu Uefa-Conmebol e desde 1980 patrocinado pela toyota mais sempre sob a comissão da uefa/comebol, por este motivo é oficial. A Copa Rio, foi organizado pela CBD e Prefeitura, e a fifa participou? Si; mas de maneira não oficial. Quando a fifa muda o estatuto pode ser oficial também a Copa Rio. Esta é a minha opinião. :-) --Alain Espadon (discussão) 15h57min de 6 de outubro de 2018 (UTC)

Em 2018 a FIFA volta a divulgar que só reconhece os campeões da Copa do Mundo de Clubes da FIFA[editar código-fonte]

Como foi apontado por outros editores acima, a FIFA tem realmente o costumo de reconhecer a Copa Rio e a Copa Intercontinental como competições mundiais e logo em seguida volta atrás e divulga que somente reconhece como campeões mundiais os vencedores de sua competição, a Copa do Mundo de Clubes da FIFA. E, a última vez que a entidade fez isso foi agora recentemente, em 22 de novembro de 2018, quando a FIFA voltou a divulgar que o único clube não europeu a ser bicampeão mundial é o Corinthians. Sendo assim, a entidade dar a entender que não considera oficialmente os vencedores dos torneios disputados até 2004 (com exceção do Campeonato Mundial de Clubes da FIFA de 2000) como sendo campeões mundiais [4], [5], [6]. SEPRodrigues 21h48min de 23 de novembro de 2018 (UTC)

Confusões deliberadas, má-fé na interpretação e clubismo acima da verdade dos fatos[editar código-fonte]

Mais uma pseuda polêmica na lista dos campeões mundiais. Digo pseuda porque o que falta mesmo é as pessoas analisarem as coisas como elas são. Na data de 22/11/2018, segundo alguns veículos de mídia esportiva brasileiros, a FIFA soltou uma matéria em seu twiter dizendo que o Corinthians era o único clube não europeu a ganhar mais de uma vez o Mundial de Clubes, causando celeuma em torcedores desavisados e incapazes de interpretar um texto em inglês. O que a FIFA disse é que o Corinthians era o único clube não europeu a ganhar mais de uma vez a COPA DO MUNDO CLUBES, que é o torneio dela. A tradução de forma maliciosa não foi feita corretamente. A tradução da frase "The only club outside Europe to win the #ClubWC more than once"? significa o único clube fora da Europa a ganhar mais de uma vez a Copa do Mundo de Clubes? A #clubwc significa Copa do Mundo de Clubes, que é o torneio da FIFA. Faltou e falta honestidade intelectual para a mídia esportiva. A FIFA tradicionalmente faz marketing é para os seus torneios. Ela divulga e faz a promoção dos seus torneios. Uma simples pesquisa ao site da FIFA resolveria isso. É só ir no site da FIFA e procurar pelo documento oficial da Copa do Mundo de Clubes, que aliás já está atualizado na sua versão 2018, e novamente consta claramente que os campeões intercontinentais são reconhecidos como campeões mundiais. Este documento foi atualizado pela última vez em 15/11/2018. Mais fresco impossível. O que alguns incautos não entendem é que a FIFA promove os seus mundiais, ou seja, a Copa do Mundo de Clubes dela, e não os antigos.

Concordo com você, e discordo do editor SEPRodrigues. Quando vi a referida postagem da FIFA, também entendi que a mesma dizia respeito apenas à Copa do Mundo de Clubes da FIFA (ClubWC- Club World Cup) e não ao rótulo de "campeão mundial" de forma generalizada, que incluiria outras competições como a Copa Intercontinental. Seria interessante unificar a discussão num único lugar, pois o mesmo assunto está sendo tratado na PD da Copa Intercontinental. El cazador (discussão) 02h07min de 30 de novembro de 2018 (UTC) PS: como situação análoga pode-se citar a do Sul-Americano de 1948 do Vasco. Há textos no site da Conmebol em que a mesma se refere ao Vasco como campeão sul-americano de 1948, e mesmo assim atribui ao Vasco apenas 1 título de Libertadores (1998). É a mesma coisa aqui: a FIFA informa que o Corinthians é o único não-europeu a ter vencido duas vezes uma dada competição (o ClubWC- Copa do Mundo de Clubes da FIFA), mas não diz que ele foi o único não-europeu bicampeão mundial (world champion, o que é mais abrangente que ClubWC Champion). El cazador (discussão) 02h07min de 30 de novembro de 2018 (UTC)

@El cazador: Verifiquei a referida postagem da FIFA e, também cheguei na mesma conclusão. Grande parte da imprensa esportiva brasileira que já possui um belo histórico de "parcialidade" adora criar polêmicas em um tema que já é muito polêmico como é o caso do futebol brasileiro. E, por descuido, desta vez acabei caindo em uma das várias publicações no mínimo "tendenciosas" da nossa imprensa esportiva. SEPRodrigues 13h16min de 3 de dezembro de 2018 (UTC)

A FIFA não considera a Copa Rio como mundial[editar código-fonte]

A FIFA não considera a Copa Rio como mundial, não considera o palmeiras campeão mundial mas simplesmente como "a primeira competição interclubes de nível mundial e o Palmeiras como o seu vencedor". O instagram de 2016, como o artigo "We are the champions" (2005) sobre a copa intercontinental, não é uma nota oficial aprovada pelo conselho.--Bebeto Gama (discussão) 23h49min de 15 de maio de 2019 (UTC)

Considera sim, um mundial não-FIFA em 2014. Como a Copa Toyota em 2017, aprovado status de campeão mundial pelo comitê/conselho da entidade.[1][2]

A copa Intercontinental è oficialmente um título mundial por FIFA, a Copa Rio simplesmente é tratado como "a primeira competição interclubes de nível mundial e o Palmeiras como o seu vencedor" mesmo nos documentos que você postou é muito claro, a diferença é sutil, mas existente.--Bebeto Gama (discussão) 22h17min de 16 de maio de 2019 (UTC)

Não é título mundial por FIFA, não é oficial da FIFA(não foi organizada e não foi unificada com nenhum evento FIFA a Copa Toyota[evento não-FIFA]), a primeira competição mundial de clubes é a Copa Rio de acordo com documentos do comitê FIFA, mas ambas não são eventos FIFA, diferentes do mundial FIFA. Documento diz: primeira competição mundial de clubes. Não interessa o que passa na Globo. Ela chamou Fla do Zico de campeão mundial, em 1951 não tinha essa... Possui "nível" mundial, mas em 2000 é o 1º oficial da FIFA é a grande mídia analisando com desdém, a FIFA diz: 1ª competição mundial de clubes, lógico que não são eventos oficiais da FIFA os torneios da Toyota e a de 1951, que não foram organizadas e nem unificadas pela mesma. Adeus

Você não está interessado no que é dito no mundo?Ok mas deveria te interessar o que a FIFA diz, como eu expliquei, você permanece de sua opinião, eu da minha, não é importante. saudações -Bebeto Gama (discussão) 15h48min de 17 de maio de 2019 (UTC)

Não estou interessado no que a grande mídia Globo(a)lista diz, por exº que o Fla é "campeão" de 1987(ignorando a CBF da época, regulamento e a justiça comum). Mas no que a entidade responsável pelo futebol mundial diz - primeira competição mundial de clubes. Adeus mesmo

Exato, primeira competição mundial de clubes não significa campeão mundial, seguindo este raciocínio Bangu tem mundial, Corinthians tem outro mundial, Botafogo tem mundial, Vasco tem mundial etc...repito, fique da sua ideia, eu (e o resto do mundo) permaneço da minha =D outra coisa, não foi organizado pela entidade mundial ma a copa toyota es titulo mundial oficiais para a fifa, ele não combinou as duas competições simplesmente porque elas são diferentes, mas o título é o mesmo (oficial não significa organizado para a FIFA, oficial significa reconhecido por ela, a entidade dá um título oficial) veja as competições oficiais de conmebol, está incluído o mundial da FIFA que não é organizado para conmebol mas para a FIFA: http://conmebol.com/es/19082015-1742/las-competiciones-oficiales-de-la-conmebol) o primeiro mundial interclubes oficial para a fifa è a copa intercontinental 1960. http://www.conmebol.com/es/fifa-acepta-propuesta-de-conembol-de-reconocer-titulos-de-copa-intercontinental-como-mundiales-de---Bebeto Gama (discussão) 23h02min de 17 de maio de 2019 (UTC)

abril 2019: Presidente da Fifa, Infantino não reconhece Palmeiras como campeão mundial[editar código-fonte]

"Apenas os vencedores a partir de 1960 são campeões mundiais". Gianni Infantino, 11/04/2019.

https://www.youtube.com/watch?v=Nb6HCE7YxJs

"Nós reconhecemos os campeonatos mundiais a partir de 1960, 1951 está atrás, Palmeiras pode ganhar o próximo mundial, porque não?". Gianni Infantino, 09/04/2019.

https://www.youtube.com/watch?v=67jYI7rY8Es

saudações da Europa

--Bebeto Gama (discussão) 02h19min de 19 de maio de 2019 (UTC)

Mundial de 1951[editar código-fonte]

Presidente infantino não diz "apenas", mas disse: "E 1951 é um pouquinho mais para trás" e "Para milagres, pergunte a outro". Pois bem, o que diz atualmente o ex-presidente Blatter: "Devemos reconhecer que o Palmeiras foi o primeiro campeão mundial de clubes e ponto final. Foi o primeiro." Tem os documentos oficiais do comitê/conselho da FIFA e no site oficial da entidade não existe nenhuma unificação de títulos mundiais - ver outras fontes, da UOL e Fox Sports Brasil, em Abril de 2019.

Recopa dos campeões intercontinentais[editar código-fonte]

Interessante, a Recopa dos campeões intercontinentais é classificada como Intercontinental e não como mundial, enquanto a Copa Intercontinental é classificada (e deva ser, embora pareça paradoxo) como mundial. Meio oxímoro, não?! Lembrando que a Intercontinental (e a Copa Rio) foi considerada mundial — em minúsculo, pois se refere ao âmbito geográfico, diferente da mesma palavra em (e não correspondendo ao) Mundial de Clubes FIFA, pois nome próprio e distinta competição. Eurodixz (discussão) 04h42min de 17 de junho de 2019 (UTC)

Copa Rio Internacional(1951,1952)[editar código-fonte]

A Copa Rio Internacional foi a primeira copa do mundo de clubes, o reconhecimento da FIFA em memorando oficial rechaça a importância do torneio com relevância de título mundial de clubes! Parabéns aos vencedores: Palmeiras e Fluminense! Kihachiro (discussão) 10h38min de 13 de agosto de 2019 (UTC)

Campeonato mundial de clubes[editar código-fonte]

A FIFA reconheceu em memorando oficial os títulos do Torneio Internacional/Copa Rio e da Copa Intercontinental/Copa Toyota, com relevância de título mundial. Porém por política da entidade, ela só cita os campeões a partir do ano 2000, onde só os campeonatos organizados pela entidade serão explicitados. No site da FIFA tem a lista dos campeões-> [3] DS215 (discussão) 10h58min de 13 de agosto de 2019 (UTC)