EXID

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
EXID (이엑스아이디)
EXID 1st Álbum de Estúdio STREET Showcase em Cheongdam-dong, Seoul
Da esquerda para a direita: Solji, Junghwa, Hyerin, LE e Hani
Informação geral
Origem Seul
País  Coreia do Sul
Gênero(s) K-pop
Período em atividade 2012–presente
Gravadora(s)
Afiliação(ões)
Integrantes Solji (hiatus)
LE
Hani
Hyerin
Junghwa
Ex-integrantes Dami
Yuji
Haeryung
Hangul, hanja.png Este artigo contém texto em coreano.
Sem suporte multilingue apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de hangul ou hanja.

EXID (em coreano: 이엑스아이디, pronunciado i-ex-ai-di em inglês), um acrônimo de Exceed In Dreaming, é um girl group sul-coreano formado pela AB Entertainment, e produzido exclusivamente por Shinsadong Tiger. No começo de 2014 deixaram a AB Entertaiment e passaram para gravadora Gamgak NT, mas no decorrer do tempo passaram para sua atual gravadora Yedang Entertaiment (atualmente com o nome Banana Culture). O grupo fez sua estréia oficial em 16 de fevereiro de 2012 com seu single "HOLLA", promovendo a faixa-título, "Whoz That Girl". O grupo era formado originalmente por seis integrantes, mas três delas (Yuji, Dami e Haeryung) decidiram deixar o grupo dois meses após sua estréia, e foram substituídas por duas novas integrantes, Solji e Hyelin.

Primeiramente o grupo era chamado "WT", representando "Who's That", mas mudou seu nome poucos meses antes da estréia.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Pré-debut[editar | editar código-fonte]

Em maio de 2011, o produtor Shinsadong Tiger e AB Entertainment selecionou várias trainess da JYP Entertainment para formar um novo grupo feminino. Yuji foi a primeira trainee a se juntar ao projeto depois do novo grupo da JYP falhar e não conseguir debutar. Yuji entrou em contato com as trainees Hani, Haeryung, e Junghwa para fazerem uma audição na AB Entertainment, e as três foram aceitas pela agência. O grupo adicionou uma nova integrante quando Shinsadong Tiger descobriu LE, uma rapper e compositora que se apresentou com o nome de Elly. Dami que já era uma trainee AB Entertainment foi confirmada como última integrante do grupo.

Originalmente chamado de "WT", um acrônimo para "Who's That", o grupo mudou seu nome para EXID alguns meses antes de sua estréia.

Em dezembro de 2011, LE participou do single "Whenever You Play That Song" de Huh Gak, que apareceu nas paradas coreanas.

EXID foi programado originalmente para estrear em janeiro de 2012, mas sua estréia foi adiada por conta de LE ter sofrido lesões em suas pernas durantes os ensaios.

Em 3 de fevereiro a AB Entertainment anunciou que o grupo estaria estreando com o single "Whoz That Girl"'. Teasers das integrantes se preparando foram lançados consequentemente.

2012: Debut, mudança no grupo e Hippity Hop[editar | editar código-fonte]

EXID lançou seu primeiro single "Whoz That Girl" do álbum digital Holla, em 16 de fevereiro. Elas fizeram sua estréia no M! Countdown, e performaram no Music Core e Inkigayo. A faixa alcançou a posição #36 no Gaon Singles Chart e ultimamente vendeu 840.000 copias digitais.

Em abril, a agência anunciou oficialmente a saída de Yuji, Dami e Haeryung. A empresa disse que Yuji e Dami tinham saído para focarem em seus estudos, enquanto Haeryung queria seguir sua carreira como atriz. Elas foram substituídas por Solji, ex-integrante da dupla 2NB, e Hyelin, que foi considerada uma integrante original do grupo antes de não ter sido colocada na formação final do grupo para a sua estréia oficial. Com as novas integrantes, o grupo retornou em agosto com seu segundo single "I Feel Good" de seu primeiro mini-álbum Hippity Hop. Hippity Hop estreou em #13 no Gaon Albums Chart, vendendo 1.500 cópias. O grupo lançou o single digital "Every Night" em outubro. A faixa é uma versão alternativa de uma canção co-escrita por LE "Phone Call" que foi gravada em seu EP de estréia. "Every Night" estreou em #43 no Gaon Albums Chart, vendendo 105.000 cópias digitais.

Em 11 outubro, o grupo lançou a faixa "Hey Boy" como parte da trilha sonora para a MBC's The Thousandth Man. A faixa é uma versão feminina da faixa de B1A4 "Hey Girl". O produtor Shinsadong Tiger reorganizou a música em um "estilo reggae" para criar uma versão diferente da versão original do B1A4.

Foi revelado em 30 de novembro que EXID, juntamente com Big Star e D-Unit, iriam lançar um álbum de colaboração, além de fazer um show especial de fim ano. O show com o título de "The Bugs Show Vol. 1", foi realizado em 22 de dezembro no V-Hall na área de Hongdae, na Coréia do Sul.

Em 6 de dezembro, o grupo ganhou o prêmio de rookie no 20th Korea Culture & Entertainment Awards.

2013–14: Primeira sub-unit, Up & Down e aumento de popularidade[editar | editar código-fonte]

Em fevereiro de 2013, o grupo lançou o single "Up & Down", da trilha sonora de Incarnation of Money. Foi anunciado pouco depois que as integrantes Solji e Hani formariam uma sub-unidade chamada "Dasoni". A sub-unidade lançou seu single de estréia "Goodbye" em 15 fevereiro, junto com a faixa B-side "Said So Often".

EXID em dezembro de 2014

Em junho de 2014, EXID anunciou que havia assinado contrato exclusivo com Yedang Entertainment, e que estavam preparando um retorno em colaboração com o seu produtor Shinsadong Tiger. Em 24 de agosto o grupo realizou seu retorno em um show case no Ilchi Art Hall, performando sua nova faixa "Up & Down". A faixa foi lançada oficialmente em 27 de agosto e inicialmente não conseguiu alcançar uma posição boa no Gaon Chart; embora a faixa tenha conseguido alcançar o número #94 no gráfico. No entanto, a faixa ganhou imensa popularidade lentamente no inicio de outubro, depois que um vídeo gravado por um fã da integrante Hani cantando a faixa foi viral em redes sociais coreanas. O vídeo foi visto por mais de 20 milhões de pessoas, e isso fez com a faixa subisse rapidamente sua posição até alcançar o número #10 em diversos charts incluindo o Gaon Chart. Devido ao tremendo sucesso de fancam, EXID foi convidado de volta ao palco para promover, apesar de as promoções da faixa terem terminados meses antes. Com esse sucesso, o grupo foi convidado por vários programas de música para promover "Up & Down". A faixa foi nomeada para um prêmio de primeiro lugar no Show! Music Core, The Music Trend e M!Countdown, onde fizeram tiveram sua primeira vitória. O grupo ganhou seu segundo prêmio no KBS's Music Bank em 9 de janeiro, e o terceiro no SBS's Inkigayo em 11 de janeiro de 2015.

2015–16: Ah Yeah, Hot Pink, Street e debut na China[editar | editar código-fonte]

Em fevereiro de 2015, Solji participou do episódio piloto do MBC's da competição de canto King of Mask Singer. Ela se tornou a primeira ganhadora do show, o que acabou dando muito atenção ao EXID.

EXID em 2015

Em 13 de abril, foi lançado o MV da faixa-título "Ah Yeah" para seu segundo mini-álbum de mesmo nome. O grupo ganhou o primeiro lugar nos episódios de 26 de abril e 3 de maio do SBS's Inkigayo, e também nos episódios de 29 de abril e 6 de maio do Show Champion. Em maio EXID, fez sua primeira apresentação fora da coreia no Korean Music Festival em Los Angeles, California. EXID apresentou em sua próprio reality show Showtime que foi transmitido pela MBC Every1 em julho. No mesmo mês, Junghwa fez sua estréia como atriz no Webtoon Hero Toondra Show, que também foi ao ar pela MBC Every1.

Em 7 de novembro, EXID ganhou o MBC Music Star Award no 2015 MelOn Music Awards. O MV para a faixa "Hot Pink" foi lançado em 17 de novembro. "Hot Pink" foi nomeada para um prêmio de primeiro lugar em vários programas de música. O grupo recebeu sua primeira vitória com a faixa em 25 de novembro no Show Champion, e a segunda vitória em 6 de dezembro no Inkigayo.

EXID no show case de estréia do álbum STREET em Cheongdam-dong

Em 1 de junho de 2016, o grupo lançou seu primeiro álbum completo intitulado Street juntamente com a faixa-título "L.I.E". Em 8 de junho, EXID ganhou o primeiro lugar com "L.I.E" no Show Champion, e também duas vezes seguidas ganharam no Inkigayo e The Show.

Em 14 de dezembro, Banana Culture afirmou:

“Como EXID está constantemente recebendo muito amor do mercado chinês, para seu avanço oficial, elas vão lançar uma versão chinesa de “Cream”.

O MV e a faixa completa de "Cream" em versão chinesa foram lançados oficialmente em 20 de dezembro.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Integrantes
Nome artístico Nome de nascimento Data de nascimento Local de nascimento Posição
Romanizado Hangul Romanizado Hangul
Solji 솔지 Heo Solji 허솔지 10 de janeiro de 1989 (28 anos) Coreia do Sul Seongnam Líder, Vocalista Principal e Dançarina Guia.
LE 엘리 Ahn Hyojin 안효진 10 de dezembro de 1991 (25 anos) Coreia do Sul Cheonan Rapper Principal, Vocalista de Apoio e Compositora.
Hani 하니 Ahn Heeyeon 안희연 1 de maio de 1992 (24 anos) Coreia do Sul Seul Dançarina Líder, Vocalista Guia e Face
Hyerin 혜린 Seo Hyerin 서혜린 23 de agosto de 1993 (23 anos) Coreia do Sul Gwangju Vocalista Líder.
Junghwa 정화 Park Junghwa 박정화 8 de maio de 1995 (21 anos) Coreia do Sul Anyang Dançarina Principal, Rapper Líder, Vocalista de Apoio, Visual e Maknae
Ex-integrantes
Nome artístico Nome de nascimento Data de nascimento Local de nascimento Posição
Romanizado Hangul Romanizado Hangul
Dami 다미 Kang Hyeyeon 강혜연 8 de dezembro de 1990 (26 anos) Coreia do Sul Incheon Vocalista Líder e Treinadora Vocal.
Yuji 유지 Jeong Yuji 정유지 2 de janeiro de 1991 (26 anos) Coreia do Sul Seul Líder e Vocalista Principal.
Haeryung 해령 Na Haeryung 나해령 11 de novembro de 1994 (22 anos) Coreia do Sul Seul Vocalista Guia, Dançarina Guia e Visual.
  • Visual: Integrante mais bonita do grupo, eleita pela empresa do mesmo. A Visual Line é composta por Junghwa e Hani.
  • Face: Membro mais popular.
  • Maknae: Integrante mais nova do grupo.

Linha do tempo[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

  • 2016: STREET

Extended plays[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

  • 2012: HOLLA
  • 2012: Every Night
  • 2014: Up & Down
  • 2015: Ah Yeah
  • 2015: Hot Pink
  • 2016: L.I.E.
  • 2016: Cream

Videografia[editar | editar código-fonte]

MVs[editar | editar código-fonte]

Ano Título Duração
2012 "Whoz That Girl" 4:07
"I Feel Good" 4:44
"Every Night" 4:07
2014 ''Good bye'' 3:32
"Up & Down" 3:11
2015 "Ah Yeah" 3:20
"Hot Pink" 3:30
2016 "Only one" 2:41
''L.I.E'' 4:24

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Dramas[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel
2012 12 Men In A Year Participação especial (episódio 8)

Reality shows[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel
2012 EXID but but TV Elas mesmas

Programas de variedades[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel
2012

2015

K-Pop TV-EXID Elas mesmas
EXID Showtime Elas mesmas

Participações em videoclipes[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel
2007 "Tell Me" de Wonder Girls Junghwa
2011 "Whenever You Play That Song" de Huh Gak Junghwa
2015 "Fire" de Mad Clown Hani

Trilhas sonoras[editar | editar código-fonte]

Ano Título Drama
2012 "Hey Boy" The Thousandth Man
2013 "Up & Down" Incarnation Of Money

Participações em singles[editar | editar código-fonte]

Ano Título e artista Notas
2010 "Whenever You Play That Song" de Huh Gak Dueto com LE
2011 "Oh Yeah" de MBLAQ Rap por LE
2012 "Cold" de C-Clown Interlúdio por Hani
"Don’t Call Me" de Gavy NJ Rap por LE
2013 "You got some nerve" de FeelDog e Yong Jun-hyung Rap por LE
2014 "Black List" de HyunA Rap por LE
2015 "Shut Up" de Baechigi Dueto com Solji
"Gap" de Ken Dueto com Hani
"Fake Illness" de Rare Potato Dueto com Hani
"Shouldn't Have Treated You Well" de Welldone Potato Dueto com Solji
2016 "Hold Over" de Wheesung Rap por LE

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Prêmio Resultado
2012 20º Korean Culture and Entertainment Awards Prêmio Rookie Venceu
2012 Arirang's Simply K-Pop Awards Ídolo Super Rookie do Ano Venceu

Referências

  1. carolicity (20 de outubro de 2011). «Shinsadong Tiger to debut a new girl group, 'WT'». Allkpop.com. Consultado em 28 de dezembro de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre EXID
Portal A Wikipédia possui o
Portal da Coreia do Sul