Ejaculação retardada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Ejaculação retardada é uma dificuldade sexual, onde a ejaculação é retardada durante um longo período de tempo, apesar do pênis estar ereto.

Ícone de esboço Este sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

http://www.polbr.med.br/ano12/art1112.php

As drogas antidepressivas podem causar deterioração nos diversos níveis da atividade sexual, especialmente no desejo, despertar ou excitação, ejaculação e orgasmo. Alterações menos comuns podem incluir anestesia peniana ou clitoriana, dor orgástica, orgasmo associado com bocejos, priapismo, aumento da libido, orgasmo espontâneo e diminuição no volume da ejaculação. 5

Virtualmente todos os antidepressivos podem provocar disfunções sexuais, enfatizando aqueles que atuam no sistema serotoninérgico, devido sua ação em nível do SNC. Os antidepressivos de primeira geração são associados com a ocorrência de efeitos indesejáveis como sedação, ganho de peso, efeitos cardíacos e anticolinérgicos. Todavia, os ISRS e ISRN são os que mais apresentam efeitos adversos na esfera sexual. 

Sabe-se que enquanto a dopamina melhora a função sexual, a serotonina inibe o desejo, a ejaculação e o orgasmo. Dessa forma entende-se o motivo pelo qual os Inibidores Seletivos de Recaptura de Serotonina (ISRS) podem ser importantes causadores de disfunção sexual. Em razão dessa alta incidência de disfunções sexuais provocada por esses fármacos, eles estão sendo utilizados em pacientes com ejaculação precoce, parafilias e excesso de libido.

A maior frequência é encontrada entre os inibidores da monoaminoxidase (IMAOs), ISRSs, venlafaxina e agentes tricíclicos (particularmente aqueles com perfil de alto bloqueio de recaptura de serotonina, como a clomipramina). A bupropiona, mirtazapina, moclobemida e tianeptina estão implicadas em menor grau, em razão da ausência de atividade serotonérgica.