Embeth Davidtz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Embeth Davidtz
Nome completo Embeth Jean Davidtz
Nascimento 11 de agosto de 1965 (51 anos)
Lafayette,  Indiana
 Estados Unidos
Nacionalidade norte-americana
África do Sul sul-africana
Ocupação Atriz
Atividade 1989 – presente
Cônjuge Jason Sloane
(2002–atualidade), 2 filhos

Embeth Jean Davidtz (Lafayette, 11 de agosto de 1965) é uma atriz norte-americana, de origem sul-africana.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Davidtz nasceu em Lafayette, Indiana, enquanto seu pai, John, estudava engenharia química na Universidade Purdue. Posteriormente mudou-se para Trenton, Nova Jérsei, e depois para a África do Sul, terra natal de seus pais, quando tinha nove anos de idade.[1] Davidtz, que é de ascendência inglesa, teve de aprender o africâner antes de começar a frequentar a escola no país africano,[1] onde seu pai assumiu um cargo lecionando a Universidade de Potchefstroom. Formou-se na Glen High School, de Pretória, em 1983, e graduou-se em literatura e drama inglês pela Universidade de Rhodes, em Grahamstown.

Primeiros papeis[editar | editar código-fonte]

Davidtz fez sua estreia como atriz profissional aos 21 anos na Cidade do Cabo, no papel de Julieta, numa produção teatral de Romeu e Julieta, de Shakespeare no Maynardville Open-Air Theatre. Atuando tanto em inglês quanto em africâner, a atriz logo participou de outras peças locais, incluindo Stille Nag e A Chain of Voices, pelas quais foi indicada para o equivalente sul-africano do Tony Award.

Sua estreia no cinema veio em 1988, quando estrelou o filme de terror americano filmado na África do Sul, Mutator, e pouco tempo depois conquistou um papel de destaque no politicamente polêmico filme para a televisão A Private Life, onde interpretou a filha de um casal interracial. Obteve uma indicação ao equivalente sul-africano do Óscar ao interpretar uma vítima de estupro que se torna surda e muda no thriller psicologicamente intenso em africâner Nag van die 19de ("Noite do dia 19"), em 1992.

Carreira em Hollywood[editar | editar código-fonte]

Davidtz mudou-se para Los Angeles em 1992 e no mesmo ano conseguiu um papel em seu primeiro filme americano, Army of Darkness, de Sam Raimi. Logo em seguida apareceu em dois projetos para o canal de televisão NBC, o filme feito especialmente para a TV Till Death Do Us Part, e a minissérie Deadly Matrimony. Também apareceu no curta-metragem Oh, What A Day, de Laura Ziskin, ao lado de Viggo Mortensen. O diretor Steven Spielberg a viu em Deadly Matrimony e a incluiu no elenco de Schindler's List (br / pt: A Lista de Schindler) no papel de Helen Hirsch, a empregada judia.

Davidtz teve um papel central de destaque no filme baseado em fatos reais Murder in the First (1995), e logo em seguida na produção Feast of July, de Merchant Ivory (também em 1995). Em Matilda (1996), um longa-metragem baseado na obra infantil de Roald Dahl, atuou como a srta. Honey, professora da personagem-título.

Em 1998 Davidtz interpretou uma teóloga que ajuda Denzel Washington a desvendar uma onda sobrenatural de crimes no drama de mistério Fallen, e uma femme fatale envolvida com Kenneth Branagh na versão de Robert Altman de um texto até então não utilizado de John Grisham, The Gingerbread Man. No ano seguinte Davidtz desempenhou o papel de uma sofisticada mulher do século XIX na versão de Patricia Rozema da comédia Mansfield Park, de Jane Austen, e um papel duplo na fábula futurística Bicentennial Man (br: O Homem Bicentenário).

Um papel coadjuvante na adaptação para o cinema de Bridget Jones' Diary (br / pt: O Diário de Bridget Jones, de 2001) foi a primeira vez em que Davidtz pôde interpretar uma vilã. Naquele ano começou a participar da série Citizen Baines, da CBS, interpretando a filha de um candidato derrotado ao Senado dos Estados Unidos (James Cromwell) que decide também iniciar uma carreira na política. Outros papeis do período incluíram dramas de época como Wayward Son, de 1999, e Secret Passage, de 2001, além de suspenses de terror como Thir13en Ghosts, de 2001. No ano seguinte participou do drama The Emperor's Club, de Michael Hoffman, onde atuou ao lado de Kevin Kline e Emile Hirsch.

Em Junebug, de 2005, Davidtz interpretou uma negociante de arte de Chicago que é levada à Carolina do Norte por seu marido (Alessandro Nivola) para conhecer sua família pela primeira vez. Davidtz também fez participações especiais na série de sucesso da ABC, Grey's Anatomy, como a irmã do dr. Derek Shepherd, Nancy, no episódio "Let the Angels Commit", da terceira temporada. Em 2008 iniciou um papel regular na série In Treatment, da HBO, como Amy, uma das metades de um casal em ruptura, ao lado de Jake (Josh Charles). Também interpretou a esposa infiel de Anthony Hopkins no drama Fracture, de 2007.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Davidtz se casou com o advogado da área de entretenimento Jason Sloane em 22 de junho de 2002.[2] Têm dois filhos, Charlotte Emily (2002) e Asher Dylan (2005). Anteriormente, Davidtz manteve relacionamentos amorosos com Harvey Keitel e Ben Chaplin.[2]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Obs.
1989 A Private Life TV
1990 Sweet Murder
1992 Till Death Us Do Part TV
Nag van die 19de
Deadly Matrimony TV
1993 Army of Darkness Sheila
Schindler's List Helen Hirsch
1995 Feast of July Bella Ford
Murder in the First Mary McCasslin
1996 Matilda Jennifer 'Jenny' Honey
1997 The Garden of Redemption TV
1998 Last Rites TV
Fallen Gretta Milano
The Gingerbread Man Mallory Doss
1999 Simon Magus Também conhecido como Simon le Magicien
Mansfield Park Mary Crawford
Bicentennial Man Amanda Martin/Portia Charney
2001 Bridget Jones's Diary Natasha
The Hole Dr. Philippa Horwood Também conhecido como After the Hole
Thir13en Ghosts Kalina Oretzia
2002 Shackleton TV
The Emperor's Club Elizabeth
2004 Scrubs Maddie TV - episódio "My Tormented Mentor"
2005 xXx: State of the Union
Junebug Madeleine
2007 Fracture Jennifer Crawford
2009 Winged Creatures Jan Laraby
Mad Men Rebecca Pryce TV
Californication Felicia Koons TV
2010 3 Backyards Atriz
2011 The Girl with the Dragon Tattoo Annika Blomkvist
2012 The Amazing Spider-Man Mary Parker

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo sobre uma atriz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.