Empresa Cruz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Empresa Cruz
Empresa Cruz de Transportes Ltda
Indústria Transportes
Fundação 1938 (78 anos)
Fundador(es) Leonardo Cruz
Sede Araraquara, São Paulo
 Brasil
Áreas servidas  São Paulo
Proprietário(s) Grupo Áurea
Pessoas-chave Leonardo Cruz
Nenê Constantino
Produtos Transporte rodoviário de passageiros
Turismo
Página oficial http://www.empresacruz.com.br/

A Empresa Cruz é uma empresa de transporte rodoviário de passageiros do Brasil fundada pelo imigrante italiano Leonardo Cruz no ano de 1938 na cidade de Araraquara, interior do Estado de São Paulo.

A empresa é responsável por diversas linhas que ligam o interior paulista a capital São Paulo, ainda atuando também no litoral do Estado. Está sediada na cidade de Araraquara, no estado de São Paulo. Faz parte do Grupo Áurea, um holding que também controla a empresa Gol Linhas Aéreas, ligado a Nenê Constantino.

História[editar | editar código-fonte]

A Empresa Cruz iniciou suas atividades em 1938 já instalando uma garagem na Rua Gonçalves Dias, no município de Araraquara. Com apenas duas jardineiras Chevrolet Tigre, a viação inaugurou sua primeira linha que ligava aquele mesmo município a vizinha cidade de Nova Europa. Já no ano seguinte, com o rápido crescimento de sua frota, a empresa começaria a abranger seus serviços para as cidades de Gavião Peixoto, Tabatinga e Ibitinga.

Na década de 40, quando Getúlio Vargas havia declarado guerra as chamadas Potências do Eixo durante a Segunda Guerra, o Brasil passou por uma escassez de combustível. Isso obrigou a Empresa Cruz a adaptar aparelhos para a utilização de gasogênio em seus veículos. Nessa mesma época, a empresa cria o Expresso Tupi, realizando viagens sem parada de Araraquara a Novo Horizonte passando pelos municípios de Itápolis e Borborema. Nos anos 50, a viação começa a realizar viagens mais longas chegando finalmente a capital paulista com uma linha que ligava Araraquara a São Paulo.

Nos anos 60, a empresa começa a trabalhar também no ramo de transporte de pequenas encomendas, já se firmando com uma das principais operadoras de ônibus do interior de São Paulo. A Empresa Cruz começa a diversificar horários e linhas ligando a capital paulista ao interior do Estado através de cidades importantes como Ribeirão Preto, São Carlos, Campinas, Ibitinga, Tabatinga, Nova Europa, Novo Horizonte, Borborema, Itápolis, Américo Brasiliense, Taquaritinga e Monte Alto.

Nos anos 70, a viação dá um grande passo inaugurando suas novas instalações na Rua Domingos Zanin, 264, em Araraquara (cidade natal da empresa). Na década seguinte, a Empresa Cruz é vendida, acentuando ainda mais o crescimento da empresa com a compra de novos veículos. A empresa posteriormente, no anos 90, lança os Ômega Buses com muitas inovações, como: ar condicionado, “tv a bordo”, poltronas soft leito turismo, descanso para as pernas, compartimentos para água e café e sistema de suspensão a ar.[1]

Atualmente, a Empresa Cruz é uma das mais utilizadas viações de ônibus para viagens rumo ao interior paulista. A viação possui garagens nas cidades de São Paulo, São Carlos, Ribeirão Preto, Araraquara, Novo Horizonte e Ibitinga[2]. Possui mais de 50 agências de venda de passagens em diversos municípios no interior do estado, na capital e também no litoral paulista.[3]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.