Erich von Falkenhayn

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Erich von Falkenhayn
Nome completo Erich Georg Anton von Falkenhayn
Nascimento 11 de setembro de 1861
Burg Belchau, Prússia,
 Prússia
Morte 8 de abril de 1922 (60 anos)
Potsdam, Brandemburgo,
 Alemanha
Progenitores Mãe: Franziska von Rosenberg
Pai: Fedor von Falkenhayn
Cônjuge Ida Selkmann
Filho(s) Fritz von Falkenhayn
Erika von Falkenhayn
Serviço militar
Lealdade  Império Alemão
Império Otomano Império Otomano
Serviço Exército Imperial Alemão
Exército Otomano
Tempo de serviço 1880–1922
Patente General de Infantaria
Marechal de Campo
Batalhas/Guerras Levante dos Boxers
Primeira Guerra Mundial
Condecorações Ordem da Águia Negra
Por Mérito
Cruz de Ferro
Ordem de Maximiliano José
Ordem Militar do Mérito
Ordem de Santo Henrique
Medalha do Mérito Militar

Erich Georg Anton von Falkenhayn (Burg Belchau, 11 de setembro de 1861Potsdam, 8 de abril de 1922) foi um general alemão, ministro da guerra e chefe do estado-maior durante a Primeira Guerra Mundial.

História[editar | editar código-fonte]

Nascido em Burg Belchau, perto de Graudenz, na Prússia, seguiu carreira militar. Entre 1896 e 1903, durante seus serviços em para a Dinastia Qing, onde testemunhou ações durante a Guerra dos Boxers. Depois, o exército alemão o enviou para Brunswick, Metz e Magdeburg. Em 1913 se tornou ministro da guerra, e atuou como um dos principais lideres da Primeira Guerra Mundial, quando o assassinato de Francisco Fernando em Sarajevo, aconteceu. Assim como muitos militares alemães, ele não acreditava que a guerra assumiria proporções globais, mas ele logo aceitou a ideia, e sugeriu que o Kaiser Wilhellm II declarasse guerra.

Chefe de Estado[editar | editar código-fonte]

Falkenhayn substituiu Helmuth Johannes Ludwig von Moltke como chefe do Exército Alemão, após a Batalha de Marne em 14 de setembro de 1914. Confrontando as falhas do Plano Schlieffen devido à interferência de Moltke, tentando flanquear os britânicos, e os franceses na “Corrida Para o Mar”, uma série de engajamentos em todo o norte da França e da Bélgica no qual cada lado tentou chegar ao litoral. Os aliados conseguiram deter o avanço alemão na Primeira Batalha de Ypres (em outubro de 1914).

Preferindo uma ofensiva estratégica na Frente Ocidental, conduzindo uma campanha limitada no leste: era esperado que a Rússia pudesse aceitar um armistício para escapar de uma humilhante derrota militar. Isto o levou a um conflito com Paul von Hindenburg e com Ludendorff, o que acabou favorecendo ofensivas no leste.

Carreira Militar[editar | editar código-fonte]

Assumindo o comando do 9.° exército, juntou-se às forças na Transilvânia no ataque à Roménia, juntamente com Von Mackensen . As forças dos alemães capturaram Bucareste em menos de 4 meses.

Seguindo este sucesso foi ordenado que Falkenhayn assumisse o comando de uma divisão turca na Palestina, mas não conseguiu evitar a queda da cidade de Jerusalém nas mãos dos ingleses, em dezembro de 1917.

Em fevereiro de 1918 esteve no comando do Décimo Exército na Bielorrússia, onde testemunhou o fim da guerra. Em 1919 se retirou das forças armadas, época em que escreveu vários livros de estratégia militar.

Honrarias[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Holger Afflerbach: Falkenhayn. Politisches Denken und Handeln im Kaiserreich. Oldenbourg, München 1994 (Die moderne Standardbiographie).
  • Holger Afflerbach: Die militärische Planung des Deutschen Reiches. In: Der Erste Weltkrieg; Wirkung, Wahrnehmung, Analyse. Piper, München 1994.
  • Robert Foley: German Strategy and the Path to Verdun: Erich von Falkenhayn and the Development of Attrition, 1870–1916. University Press, Cambridge 2005.
  • Ludwig Reiners: In Europa gehen die Lichter aus. Der Untergang des Wilhelminischen Reiches. Beck, München 1954.
  • SONDHAUS, Lawrence. A Primeira Guerra Mundial, Editora Contexto-2014. ISBN 978-85-7244-815-4

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Erich von Falkenhayn
Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.