Saltar para o conteúdo

Conde Drácula: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 88: Linha 88:
* Drácula, se não ferido por suas fraquezas (ver abaixo), é imortal e não envelhece, e pode se curar instantaneamente de ferimentos;
* Drácula, se não ferido por suas fraquezas (ver abaixo), é imortal e não envelhece, e pode se curar instantaneamente de ferimentos;
* Em ao menos duas referências, o Conde consegue se tornar uma forma híbrida de morcego e humano, e pode queimar coisas ao toque (como fez com uma cruz brandida por Van Helsing Em Drácula De Bram Stoker E Van Helsing O Filme);
* Em ao menos duas referências, o Conde consegue se tornar uma forma híbrida de morcego e humano, e pode queimar coisas ao toque (como fez com uma cruz brandida por Van Helsing Em Drácula De Bram Stoker E Van Helsing O Filme);
*tem poderes de levitação.
* tem poderes de levitação.
* tem boa visão noturna.
* assim como visto no "Hotel Transilvânia" Conde Drácula assim como todos vampiros podem fazer uma curta visão do futuro.
* no "Hotel Transilvânia" Vampiros podem também penetrar em lugares só com o olhar . Ex: ( Se ele estiver fora da casa , pode ver livremente o que está acontecendo dentro , quando acontece isso seus olhos ficam azuis brilhantes.


==Fraquezas==
==Fraquezas==

Revisão das 11h03min de 29 de maio de 2016

Conde Drácula
Personagem de Dracula (1897)
Informações gerais
Primeira aparição Drácula De Bram Stoker
Criado por Bram Stoker
Informações pessoais
Nome original Vlad Dracula
Pseudônimos Nosferatu, Drácula, Filho Do Diabo
Origem Romênia
Características físicas
Espécie Vampiro
Sexo Masculino
Informações profissionais
Ocupação Conde, vampiro
Aliados Mina Murray
Inimigos Van Helsing
 Nota: Este artigo é sobre o personagem de ficção. Para outros significados de Drácula, veja Drácula (desambiguação).

Conde Drácula é um personagem fictício que dá título ao livro de Bram Stoker escrito em 1897. O personagem é o mais famoso vampiro da ficção, e segundo o Guiness Book, o monstro fictício com maior número de aparições na mídia, diretas ou indiretas.

Inspiração

O Conde Drácula pode ter sido inspirado no voivode (príncipe) Vlad Tepes (Vlad III), que nasceu em 1431 e governou o território que corresponde à atual Romênia. Nessa época, a Romênia estava dividida entre o mundo cristão e o mundo muçulmano (Turquia). Vlad III ficou conhecido pela perversidade com que tratava seus inimigos. Embora não fosse um vampiro, sua crueldade alimentava o imaginário de modo que logo passou para o conhecimento popular como um vampiro.

O pai de Vlad III, Vlad II, era membro de uma sociedade cristã romana (de Roma) chamada Ordem do Dragão, criada por nobres da região para defender o território da invasão dos turcos otomanos. Por isso Vlad II era chamado de Dracul (dragão), e, por consequência, seu filho passou a ser chamado Draculea (filho do dragão) — a terminação "ea" significa filho. A palavra “dracul”, entretanto, possuía um segundo significado (“diabo”) que foi aplicado aos membros da família Draculea por seus inimigos e possivelmente também por camponeses supersticiosos.

Vlad III era conhecido por sua pervesidade e crueldade. Certa vez, dois súditos se esqueceram de tirar o chapéu para reverenciar sua chegada e, por causa disso, Vlad mandou pregar os chapéus em suas cabeças.

Também dizem as lendas que um dia Vlad viu um aldeão com a camisa toda suja e lhe perguntou se sua esposa era saudável. O aldeão respondeu que sim e sua mulher teve ambas as mãos decepadas; e Vlad arrumou outra esposa para o aldeão e lhe mostrou o que acontecera com a antiga, para que servisse de exemplo. Vlad tinha prazer em comer em frente a suas vítimas com os corpos empalados, ouvindo seus gritos de agonia.

Muitos desses feitos levam a crer que Vlad III é a principal inspiração para o personagem. A crença que o conde Drácula é morto vivo veio de um fato que em uma de suas muitas batalhas ele levou um forte golpe na cabeça, que o deixou em coma. Depois de ver o seu líder cair seus homens bateram em retirada levando consigo seu corpo e antes da fuga ser realizada, Vlad III acordou do coma como se nada tivesse acontecido e logo depois de recobrar os sentidos retornou à batalha levando seu exército à vitória e a uma de suas mais sangrentas batalhas, criando assim a crença que ele havia retornado dos mortos como um morto vivo.

Conde Drácula

A biografia de Drácula muda conforme a adaptação de sua obra, mas sempre há em comum que ele, na Idade Média, foi um conde da Transilvânia que se tornou um vampiro e feiticeiro, e assolou a Inglaterra séculos depois. Para uma ligeira ideia, consulte os links de seus filmes abaixo.

Literatura

  • Drácula, livro escrito por Bram Stoker.

No cinema

Ver Drácula/Adaptações/Filmes.

Jogos

Quadrinhos

  • Drácula teve seu próprio gibi pela Marvel Comics, intitulado The Tomb of Dracula. Devido a isto, ele também se tornou antagonista de heróis da Marvel em algumas ocasiões. Isto incluiu os X-Men e o Homem-Aranha. Blade surgiu em Tomb of Dracula e tinha Drácula como arquinimigo nos quadrinhos dos anos 70.
  • No Brasil, Drácula foi personagem de um sem-número de quadrinhos de terror pela Bloch Editores.[1]
  • Em 1987, o italiano Guido Crepax publicou uma adaptação do livro de Bram Stoker para os quadrinhos. Esta adaptação foi publicada no Brasil pela Livraria Martins Fontes Editora no ano de 1989.

Séries de TV/Séries Animadas

  • No seriado comédia The Munsters (Os Monstros), o personagem conhecido como "Vovô" identifica-se ao menos uma vez como tendo sido o verdadeiro Conde Drácula.
  • Dracula: The Series, uma série norte-americana de 1990 que teve apenas 21 episódios e chegou a ser exibida no Brasil pela Rede Globo. Mostrava a trajetória dum garoto descendente de Van Helsing e seus amiguinhos, que caçavam Drácula.
  • Em Buffy the vampire slayer, Dracula aparece no primeiro episódio da quinta temporada e em algumas edições da oitava temporada (em HQ).
  • A personagem Draculaura de Monster High é filha de Drácula.
  • A série Drácula, a mais recente série americana sobre o personagem, foi criada em 2013.
  • Na série Chica Vampiro Ana McLaren era filha do Conde Drácula.

Anime/mangá

Novelas

Outros

Poderes e habilidades

Embora sendo um personagem de domínio público e estando sujeito a uma relativa alteração de habilidades de mídia para mídia, ele mantém poderes baseados em sua própria fisiologia vampírica e estudos de necromancia.

  • Drácula tem força sobre-humana (de acordo com Van Helsing tem a força de 20 homens);
  • pode se transformar em lobo, morcego (ou num bando de morcegos equivalente a sua massa corpórea, como mostrado em Dracula: The Series E Drácula A Historia Nunca Contada);
  • comanda criaturas noturnas e o clima;
  • pode tornar-se névoa;
  • pode hipnotizar e transformar outras pessoas em vampiros, como ele dando seu sangue para elas beberem.
  • Drácula, se não ferido por suas fraquezas (ver abaixo), é imortal e não envelhece, e pode se curar instantaneamente de ferimentos;
  • Em ao menos duas referências, o Conde consegue se tornar uma forma híbrida de morcego e humano, e pode queimar coisas ao toque (como fez com uma cruz brandida por Van Helsing Em Drácula De Bram Stoker E Van Helsing O Filme);
  • tem poderes de levitação.
  • tem boa visão noturna.
  • assim como visto no "Hotel Transilvânia" Conde Drácula assim como todos vampiros podem fazer uma curta visão do futuro.
  • no "Hotel Transilvânia" Vampiros podem também penetrar em lugares só com o olhar . Ex: ( Se ele estiver fora da casa , pode ver livremente o que está acontecendo dentro , quando acontece isso seus olhos ficam azuis brilhantes.

Fraquezas

  • O Conde deve se nutrir de sangue para sobreviver — sem sangue ele não morre, mas fica extremamente enfraquecido e desfigurado.
  • sua imagem não é refletida em espelhos;
  • pode ser morto por uma estaca de madeira cravada em seu coração (em algumas fontes ele também precisa ser decapitado para isso funcionar).
  • Símbolos sagrados como a cruz e água benta podem afastá-lo ou feri-lo (algumas versões ostentam que deve-se ter fé nos símbolos usados, para funcionarem), o alho e prata podem afastá-lo
  • O Conde não sobrevive se exposto à luz solar.

Referências

  1. «Drácula». Guia dos Quadrinhos. Consultado em 23 de agosto de 2009 
  2. Rodrigo Emanoel Fernandes (27 de maio de 2008). «Relembre (ou conheça) Drácula - A Sombra da Noite». Universo HQ. Consultado em 4 de março de 2010 [ligação inativa]

Ligações externas


Ícone de esboço Este artigo sobre uma personagem de ficção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.