Saltar para o conteúdo

June Haver: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiqueta: Possível mudança indevida de nacionalidade
Linha 14: Linha 14:
|website =
|website =
}}
}}
'''June Haver''' ([[Rock Island (Illinois) |Rock Island]], [[10 de junho]] de [[1926]] — [[Brentwood (Califórnia) |Brentwood]], [[4 de julho]] de [[2005]]) foi uma atriz [[Povo dos Estados Unidos|norte-americana]].<ref>{{citar web|url=http://www.theguardian.com/news/2005/aug/04/guardianobituaries.artsobituaries|título=June Haver: An archetypal 'Fox blonde'|obra=[[The Guardian]]|data=4 de agosto de 2005|primeiro=Ronald|último=Bergan|língua=inglês}}</ref> Uma vez preparada pela [[20th Century Fox]] para ser "a próxima [[Betty Grable]]", Haver apareceu em uma série de musicais. Mas ela nunca alcançou a popularidade de Grable.<ref>[http://articles.latimes.com/2005/jul/06/local/me-haver6 ''June Haver, 79; Movie Star Later Married Actor Fred MacMurray'']</ref>
'''June Haver''' ([[Rock Island (Illinois) |Rock Island]], [[10 de junho]] de [[1926]] — [[Brentwood (Califórnia) |Brentwood]], [[4 de julho]] de [[2005]]) foi uma atriz [[Povo dos Estados Unidos|estadunidense]].<ref>{{citar web|url=http://www.theguardian.com/news/2005/aug/04/guardianobituaries.artsobituaries|título=June Haver: An archetypal 'Fox blonde'|obra=[[The Guardian]]|data=4 de agosto de 2005|primeiro=Ronald|último=Bergan|língua=inglês}}</ref> Uma vez preparada pela [[20th Century Fox]] para ser "a próxima [[Betty Grable]]", Haver apareceu em uma série de musicais. Mas ela nunca alcançou a popularidade de Grable.<ref>[http://articles.latimes.com/2005/jul/06/local/me-haver6 ''June Haver, 79; Movie Star Later Married Actor Fred MacMurray'']</ref>


== Início da vida ==
== Início da vida ==

Revisão das 19h25min de 3 de abril de 2017

June Haver
June Haver
June Haver em 1946.
Nascimento 10 de junho de 1926
Rock Island, Illinois, EUA
Morte 4 de julho de 2005 (79 anos)
Brentwood, California, EUA
Nacionalidade Estados Unidos
Cônjuge Jimmy Zito (1947—1948)
Fred MacMurray (1954—1991)
Ocupação Atriz

June Haver (Rock Island, 10 de junho de 1926Brentwood, 4 de julho de 2005) foi uma atriz estadunidense.[1] Uma vez preparada pela 20th Century Fox para ser "a próxima Betty Grable", Haver apareceu em uma série de musicais. Mas ela nunca alcançou a popularidade de Grable.[2]

Início da vida

June Stovenour nasceu em Rock Island, Illinois. Mais tarde, ela tomou o sobrenome de seu padrasto Bert Haver. Aos sete anos de idade, sua família mudou-se para Ohio, nessa época ela entrou e ganhou um concurso no Conservatório de Música de Cincinnati. Aos 10 anos, ela começou a se apresentar em programas apresentados por Rudy Vallée. Ela trabalhou como cantora de bandas durante sua adolescência, se apresentando com a Orquestra de Ted Fio Rito, e com outros bandleaders como Dick Jurgens e Freddy Martin, tornando-se um nome conhecido no rádio.

Carreira

June Haver em 1947.

Depois de se mudar para a Califórnia com sua mãe, Haver estreou em quatro curtas musicais na Universal, um dos quais, Trumpet Serenade (1942) foi com a orquestra de Tommy Dorsey. Então a Fox ofereceu-lhe um contrato. Seu primeiro filme na companhia foi The Gang's All Here (sem créditos), dirigido por Busby Berkeley, apresentando Alice Faye e Carmen Miranda nos papeis principais. No ano seguinte, ela estrelaria junto com outras duas recém-chegadas no estúdio, Jeanne Crain e Lon McCallister, Home in Indiana (1944).

Mesmo antes de Home in Indiana ser lançado, ela foi designada a substituir Alice Faye no Technicolor musical, Irish Eyes Are Smiling (1944). Incapaz de convencer Faye de desistir da sua aposentadoria, a Fox deu-lhe, o papel da irmã mais nova de Betty Grable em The Dolly Sisters (1945), um relato ficcional das Dolly Sisters, famosas atrizes do teatro de vaudeville. Durante sua carreira no estúdio, Haver foi originalmente preparada para ser a próxima Betty Grable. Durante as filmagens, houve uma série de boatos sobre um possível confronto entre as duas atrizes, principalmente por causa de sua comparação frequente, mas Haver refutou isso com: "Betty é uma grande estrela e eu estou apenas começando".

Aos 19 anos, a atriz conheceu Fred MacMurray, seu futuro marido, na época com 37 anos, no set de Where Do We Go From Here? (1945), o único filme que fariam juntos. Em 1946, ela estrelou em Wake Up and Dream e Three Little Girls in Blue; ambos os quais foram bem recebidos e trouxe sucesso moderado. No ano seguinte, o papel de Katie em I Wonder Who's Kissing Her Now, foi escrito no filme especialmente para ela.

Em 1948, ela estrelou Scudda Hoo! Scudda Hay!, uma comédia dirigida por F. Hugh Herbert. Depois de ter assinado com a 20th Century Fox, Marilyn Monroe teve sua primeira aparição no cinema, apesar de pequena, neste filme. Vestida com um avental e descendo a escada de uma igreja, ela diz: "Oi, Rad" para a personagem de Haver, que responde: "Oi, Betty." Após o estrelato de Monroe, a 20th Century Fox alegou que a fala dela no filme tinha sido cortada. Mas historiador de cinema James Haspiel diz sua fala está intacta, ela também aparece em uma tomada com uma outra mulher remando uma canoa.

No ano seguinte, Haver iria estrelar The Daughter of Rosie O'Grady e I'll Get By. Em 1951, se uniu com o mais novo trunfo da Fox, Marilyn Monroe, para co-estrelar com William Lundigan, a comédia de baixo orçamento, Love Nest. Mesmo Haver sendo o primeiro nome do elenco, e mais conhecida, a maior parte da publicidade do filme ficou centrada em Monroe. O filme foi feito em preto e branco. Seus outros 15 trabalhos feitos entre 1943 e 1953 foram filmadas em Technicolor, um recorde para uma atriz da Era de Ouro de Hollywood.

Após seu casamento com MacMurray, Haver se aposentou das telas (suas últimas aparições foram como ela mesma no The Lucy-Desi Comedy Hour em 1958 e Disneyland '59). Sua última aparição em um filme foi em 1953 em The Girl Next Door.

Vida pessoal

Em 1947, Haver se casou com o trompetista Jimmy Zito, mais tarde, ela chamou o casamento "o maior erro da minha vida", e eles se separaram depois de três meses, se divorciando no ano seguinte. Após seu divórcio, Haver planejava se casar com um dentista, John Duzik, mas morreu de hemofilia. Em 1954, ela se casou com Fred MacMurray, juntos adotaram duas filhas e permaneceram casados até a morte MacMurray em 1991.

Morte

A sepultura de Fred MacMurray e June Haver.

Haver morreu de insuficiência respiratória em 4 de julho de 2005, em sua casa em Brentwood, Califórnia, aos 79 de idade e foi enterrada no Holy Cross Cemetery, em Culver City. Ela deixou dois enteados (do primeiro casamento de MacMurray), suas filhas gêmeas adotivas, e sete netos.

Filmografia

Referências

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre uma atriz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.