Cúpula: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 201.74.54.225 para a última versão por Addbot (usando Huggle)
m Desfazendo a minha edição (usando Huggle)
Linha 43: Linha 43:
The '''onion dome''' resembles more than half of a sphere, exemplified by [[Saint Basil's Cathedral]] in [[Moscow]] and the [[Taj Mahal]]. They are found mostly in eastern architecture, particularly in [[Russia]], [[Turkey]], the [[Middle East]], and even [[India]].
The '''onion dome''' resembles more than half of a sphere, exemplified by [[Saint Basil's Cathedral]] in [[Moscow]] and the [[Taj Mahal]]. They are found mostly in eastern architecture, particularly in [[Russia]], [[Turkey]], the [[Middle East]], and even [[India]].
-->
-->
Pode ser chamada de Cúpula de Nervuras(importante)


== Cúpulas famosas ==
== Cúpulas famosas ==

Revisão das 21h27min de 15 de abril de 2013

 Nota: Se procura reunião de cúpula, veja Cimeira.
Cúpula da Basílica de São Pedro.
Interior da cúpula do Panteão de Roma

Uma cúpula ou domo é uma abóbada hemisférica (metade de uma esfera) ou esferoide. Se a base é obtida paralelamente ao menor diâmetro da elipse, resulta-se em uma cúpula alta, dando a sensação de um alcance maior da estrutura. Se a seção é feita pelo maior diâmetro o resultado é uma cúpula baixa.

Cúpula da Santa Maria del Fiore

Uma inovação espetacular, base do estilo barroco, é a cúpula oval. Apesar de ser identificada em catedrais de Bernini e Borromini, sua primeira versão foi construída por Vignola para uma pequena capela chamada Sant'Andrea, encomendada em 1552 pelo Papa Júlio III.

Astrodome em Houston
A cúpula dourada do Domo da Rocha

Três cúpulas que tiveram muita influência em arquiteturas posteriores foram as de Santa Sofia em Constantinopla, o Domo da Rocha em Jerusalém e o Panteão de Roma. Na arquitetura ocidental, as cúpulas de maior influência desde o período renascentista foram a Basílica de São Pedro no Vaticano e a de Jules Hardouin-Mansart em Paris. A cúpula da Catedral de São Paulo, em Londres, foi uma inspiração do Capitólio em Washington.

Em italiano, uma catedral é geralmente chamada um duomo, não porque tantas possuem tal estrutura na sua arquitetura, mas porque em latim domus significa "lar" ("o lar de Deus"). Uma cúpula é uma marca de um palácio ambicioso. A primeira cúpula residencial foi a de Nero, construída após o grande fogo de Roma em 64 a.C..

No século XX, cúpulas finas de concreto de arquitetos como Nervi abriram novas direções para a arquitetura.

Características

Interior do domo na Prefeitura de São Francisco, Califórnia
O Domo do Milênio é a maior cúpula ou domo do mundo

Um domo pode ser considerado um arco que foi rotacionado em torno de seu eixo vertical. Como tais, domos têm uma grande força estrutural. Um domo pequeno pode ser construído de materiais de marcenaria comuns, unidos por fricção e forças de compressão. Domos maiores construídos após o domo de Fillippo Brunelleschi que triunfantemente cobre o cruzamento de Santa Maria del Fiore, o duomo de Florença, têm todos sido construídos como domos duplos, com conchas internas e externas.

As secções triangulares ou trapezoidais do abobadado que provê a transição entre um domo e a base quadrada em que ele fica e transfere o peso do domo são chamados pendentes (uma versão menos sofisticada de pendente é um squinch). Sob o domo ilustrado à esquerda, os pendentes têm medalhões circulares em baixo relevo.

Pode ser chamada de Cúpula de Nervuras(importante)

Cúpulas famosas

Panteão, Roma
Taj Mahal em Agra
Capitólio em Washington

Listadas por ano de criação:

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cúpula
Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Predefinição:Bom interwiki Predefinição:Bom interwiki

Predefinição:Link FA