Larry Wall: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Kaktus Kid (discussão | contribs)
Ajustes
m Página marcada como sem fontes, usando FastButtons
Linha 1: Linha 1:
{{Sem-fontes|data=junho de 2016}}
{{Info/Biografia
{{Info/Biografia
|nome =Larry Wall
|nome =Larry Wall

Revisão das 05h28min de 26 de junho de 2016

Larry Wall
Larry Wall
Conhecido(a) por Perl
Nascimento 27 de setembro de 1954
Los Angeles

Larry Wall (Los Angeles, 27 de setembro de 1954) é um programador, linguista e autor americano, conhecido amplamente por ter sido o criador e até hoje é um mantenedor da linguagem de programação Perl. Está atualmente empregado na O'Reilly & Associates.

Wall obteve o grau de bacharel da Seattle Pacific University em 1976. Wall é autor do cliente Usenet rn e do quase universalmente usado patch program. Ganhou o concurso de programação "International Obfuscated C Code Contest" duas vezes e foi o primeiro vencedor do prêmio da Free Software Foundation pelo avanço do software livre em 1998.

Além de suas habilidades técnicas, Wall é conhecido por sua sagacidade e senso de humor frequentemente irônico, os quais demonstra nos comentários de código fonte ou no Usenet. Por exemplo: “Todos concordamos com a necessidade do compromisso. Nós apenas não concordamos com quando é necessário se comprometer.”

Larry Wall tem as qualificações da linguística, que foram úteis no projeto do Perl. É o co-autor do livro "Programando em Perl" (frequentemente citado como o livro do camelo), que é o principal recurso para programadores da linguagem. Também foi editor de "Perl Cookbook". Seus livros são publicados pela O'Reilly.

A fé Cristã de Wall influenciou partes da terminologia do Perl, como o próprio nome, uma referência bíblica à “pérola de grande valor” (Mateus 13:46). Outros exemplos similares são o nome da função bless, e a organização de suas falas em categorias tais como apocalipse e exegese. Wall também lembrou a sua fé quando falou em conferências, incluindo uma fala direta sobre sua crença na conferência sobre Perl em agosto de 1997 e uma discussão sobre o "Progresso do Peregrino" no YAPC (Yet Another Perl Conference - "mais uma conferência do Perl") em junho de 2000.

Quando estavam na faculdade, Wall e sua esposa estudavam linguística com a intenção de mais tarde encontrarem uma linguagem que não possuísse escrita, talvez na África, e criarem um sistema de escrita para ela. Com este novo sistema de escrita eles queriam traduzir vários textos para a linguagem, entre eles a Bíblia. Por motivos de saúde esses planos foram cancelados, e eles continuaram nos Estados Unidos, onde Larry entrou para o Laboratório de Propulsão de Jatos da NASA, ao terminar a faculdade.

Wall continua a supervisionar o desenvolvimento adicional do Perl e atua como Benevolent Dictator for Life (BDFL) (Ditador Benevolente Vitalício), do projeto do Perl. Existem duas "regras", assim chamadas, tiradas da documentação oficial do Perl:

  1. Larry por definição está sempre certo sobre como o Perl deve se comportar. Isto significa que ele tem o poder final do veto na funcionalidade do todo.
  2. É permitido a Larry mudar de ideia mais tarde sobre qualquer assunto, não importa se ele invocou previamente a regra 1.
  • Entendeu? Larry está sempre certo, mesmo quando tiver errado anteriormente.

Ligações externas

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Larry Wall


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cientista da computação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.