Músculo peitoral maior: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Gramática corrigida
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição via aplic. móvel
Linha 17: Linha 17:
}}
}}


O '''músculo peitoral maior''' ou '''''pectoralis major''''' é um [[músculo]] localizado no [[tórax]]. Apresenta três inserções proximas, nas [[costela|cartilagens costais]], no [[esterno]] e na [[clavícula]]. As inserções nas costelas e [[esterno]] formam a '''cabeça esternocostal'''. A inserção na [[clavícula]] forma a '''cabeça clavicular'''. A inserção distal se no lábio lateral do sulco intertubercular do [[úmero]]. Suas ações principais são a rotação medial e adução do [[braço]], mas também estão envolvidos na flexão e extensão deste membro. A sua inervação faz-se, essencialmente, pelos nervos peitorais lateral e medial, provenientes de fascículos do [[plexo braquial]].
O '''músculo peitoral maior''' ou '''''pectoralis major''''' é um [[músculo]] localizado no [[tórax]]. Apresenta três inserções proximais, nas [[costela|cartilagens costais]], no [[esterno]] e na [[clavícula]]. As inserções nas costelas e [[esterno]] formam a '''cabeça esternocostal'''. A inserção na [[clavícula]] forma a '''cabeça clavicular'''. A inserção distal se no lábio lateral do sulco intertubercular do [[úmero]]. Suas ações principais são a rotação medial e adução do [[braço]], mas também estão envolvidos na flexão e extensão deste membro. A sua inervação faz-se, essencialmente, pelos nervos peitorais lateral e medial, provenientes de fascículos do [[plexo braquial]].


=={{Veja também}}==
=={{Veja também}}==

Revisão das 21h37min de 22 de janeiro de 2017

Músculo peitoral maior
Origem metade medial da clavícula, esterno e seis primeiras cartilagens costais, aponeurose do m. oblíquo externo do abdomen
Inserção    crista do tubérculo maior do úmero
Vascularização
Inervação nn. Peitorais mediais e laterais
Ações adução e flexão do ombro.

O músculo peitoral maior ou pectoralis major é um músculo localizado no tórax. Apresenta três inserções proximais, nas cartilagens costais, no esterno e na clavícula. As inserções nas costelas e esterno formam a cabeça esternocostal. A inserção na clavícula forma a cabeça clavicular. A inserção distal se dá no lábio lateral do sulco intertubercular do úmero. Suas ações principais são a rotação medial e adução do braço, mas também estão envolvidos na flexão e extensão deste membro. A sua inervação faz-se, essencialmente, pelos nervos peitorais lateral e medial, provenientes de fascículos do plexo braquial.

Ver também

Referência

DÂNGELO, José Geraldo & FATTINI, Carlo Américo. Anatomia básica dos sistemas orgânicos: com a descrição dos ossos, junturas, músculos, vasos e nervos. São Paulo: Editora Atheneu, 2004.

Ícone de esboço Este artigo sobre Anatomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.