Sistema nervoso periférico: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Foram revertidas as edições de 2804:14D:5C9A:8797:1539:B6C6:A450:C0EA para a última revisão de JMagalhães, de 00h01min de 3 de dezembro de 2018 (UTC)
Etiqueta: Reversão
bem melhor
Etiquetas: Remoção considerável de conteúdo Editor Visual
Linha 1: Linha 1:
<br />
O '''sistema nervoso periférico''' ('''SNP''') é a parte do [[sistema nervoso]] que se encontra fora do [[sistema nervoso central]] (SNC). É constituído por fibras ([[nervo]]s), [[Gânglio nervoso|gânglios nervosos]] e órgãos terminais.<ref>Goss, Charles Mayo Anatomia, Henry Gray. RJ, Guanabara Koogan, 1977</ref> A função do SNP é conectar o SNC com as outras partes do corpo humano.


Os nervos se dividem em três tipos:
* Nervos Sensitivos: são os nervos que têm o papel de transmitir os impulsos nervosos do órgão receptor até ao SNC;
* Nervos Sensitivos: são os nervos que têm o papel de transmitir os impulsos nervosos do órgão receptor até ao SNC;
* Nervos Motores: conduzem o impulso codificado no encéfalo (SNC), até ao órgão efetor;
* Nervos Motores: conduzem o impulso codificado no encéfalo (SNC), até ao órgão efetor;

Revisão das 21h27min de 28 de abril de 2019


  • Nervos Sensitivos: são os nervos que têm o papel de transmitir os impulsos nervosos do órgão receptor até ao SNC;
  • Nervos Motores: conduzem o impulso codificado no encéfalo (SNC), até ao órgão efetor;
  • Nervos Mistos: tem o mesmo papel que os nervos sensitivos e motores ao mesmo tempo.

Os órgãos receptores são os órgãos dos sentidos (visão, audição, olfato, paladar e corpúsculos táteis) com conexões nervosas adaptada à transdução dos diferentes tipos de estímulos captados no mundo exterior (ver relação de receptores abaixo discriminados). Já os órgãos efetores são basicamente as glândulas e os músculos lisos e estriados. Podemos agrupar os receptores em: quimiorreceptores:recebem estímulos por meio de substancias que permitem o sentido do olfato e paladar; fotorreceptores: estímulos luminosos permitem a visão: cores imagens etc; termorreceptores: estímulos térmicos, permite o tato, e estão localizadas em diferentes parte do corpo; mecanorreceptores: estímulos mecânicos de pressão, permite ser auditivos, táteis ou até mesmo a dor.

Diferentemente do sistema nervoso central, o sistema nervoso periférico não se encontra protegido pela barreira hematoencefálica.

É graças a este sistema que o cérebro e a medula espinhal recebem e enviam as informações permitindo-nos reagir às diferentes situações que têm origem no meio externo ou interno.

O sistema nervoso periférico organiza-se em plexos e funções pode ser dividido em duas classes diferentes dependendo da origem ou terminação dos terminais nervosos que o constituem. Se os nervos começarem, ou acabarem, no encéfalo, temos aí os 'pares nervosos cranianos', mas se estes começarem na medula espinhal estamos perante 'pares nervosos raquidianos'. Quanto à funções pode-se distinguir o sistema nervoso autônomo e o somático / sensorial.

Receptores sensoriais

Representação do sistema nervoso periférico por Andreas Vesalius (1543)

Referências

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Sistema nervoso periférico