Federação dos Jovens Verdes Europeus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Federação dos Jovens Verdes Europeus
(FYEG)
Federation of Young European Greens
Federação dos Jovens Verdes Europeus
Tipo Organização político-partidária juvenil Europeia
Fundação 1988 (1988)
Sede 34 Rue du Taciturne, Bruxelas B-1000, Bélgica
Filiação Global Young Greens
Secretária-geral Cinta González Sentís
Porta-vozes Benedetta Scuderi e Sean Currie
Organização de origem Partido Verde Europeu
Sítio oficial www.fyeg.org

A Federação dos Jovens Verdes Europeus, tipicamente conhecida como FYEG ( /ˈfɛɡ/ FEE--egg), é uma organização de cúpula que reúne movimentos e organizações de jovens verdes de toda a Europa, contando com 40.000 membros.[1] O objetivo da FYEG é defender a justiça climática e social ao nível europeu. É, desde 2007, a ala jovem do Partido Verde Europeu.

A FYEG reúne 32 organizações membros, 2 candidatas e 2 membros associados, juntamente com duas organizações parceiras - os Jovens Verdes Globais e a Rede de Cooperação e Desenvolvimento da Europa de Leste. É um parceiro próximo da Fundação Verde Europeia, do Partido Verde Europeu e da Academia Verde. É também membro de pleno direito do Fórum Europeu da Juventude (EYF), que opera no âmbito dos quadros de envolvimento dos jovens do Conselho da Europa e da União Europeia e trabalha em estreita colaboração com ambos os órgãos.

História[editar | editar código-fonte]

A Federação dos Jovens Verdes Europeus foi criada em 1988, tendo Gérard Onesta como um dos membros fundadores. A ideia para a criação de uma federação europeia foi apresentada em Estrasburgo, em 1988, por jovens membros franceses, belgas, luxemburgueses e alemães de partidos Verdes.

Em 2002, durante uma Assembleia Geral da FYEG em Belgrado, foi fundada a rede de Cooperação e Desenvolvimento (CDN), com o objectivo de melhor apoiar as organizações de jovens Verdes no Leste e Sudeste da Europa, que eram frequentemente menores e menos desenvolvidas do ponto de vista organizacional do que as suas congéneres na Europa Ocidental.

A partir de então, a FYEG tornou-se mais política e reforçou os seus laços com o Partido Verde Europeu (EGP) e o European Youth Forum (EYF). Em 2007, tornou-se na ala jovem oficial do EGP e passou a ter direito de eleger os órgãos da EGP.

Em 2009, a FYEG lançou a sua primeira campanha europeia interna para promover jovens candidatos nas eleições europeias. Três eurodeputados, à data entre os mais jovens de sempre, foram eleitos para o Parlamento Europeu: Ska Keller, Jan Philipp Albrecht e Karima Delli. Programas semelhantes em eleições posteriores foram igualmente bem sucedidos, sendo de destacar os êxitos de Terry Reintke, Linnéa Engström e Ernest Urtasun.

Na Assembleia Geral de 2018, a FYEG celebrou o seu 30º aniversário e, pela primeira vez, elegeu duas mulheres como co-porta-vozes: Zuzana Pavelková, da Mladí zelení e Katri Ylinen, da ViNO.

Katri Ylinen, co-porta-voz da FYEG 2018-2019

Atividades[editar | editar código-fonte]

À semelhança de muitas outras organizações juvenis político-partidárias europeias, as principais atividades da FYEG consistem em fazer lobby junto do seu partido-mãe nos canais internos e externos, participando no discurso político europeu mais alargado sobre tópicos relevantes para si e para as suas organizações membros - nomeadamente a migração e os direitos LGBTQ+[2] - e na organização de intercâmbios internacionais de jovens com financiamento da UE e do Conselho da Europa. Estas incluíram sessões de estudo nos Centros Juvenis do Conselho da Europa em Estrasburgo e Budapeste,[3] bem como campos de verão e sessões de formação em vários locais na Europa.[4]

Estruturas[editar | editar código-fonte]

Assembleia Geral[editar | editar código-fonte]

A Assembleia Geral é o órgão máximo de decisão da FYEG. Todas as organizações membros de pleno direito têm dois votos na Assembleia Geral, as organizações candidatas têm um voto e as organizações observadoras (parceiras) podem enviar observadores.

A Assembleia Geral é realizada anualmente num país diferente. É durante a Assembleia Geral que são eleitos os membros das diferentes estruturas.

Comité Executivo[editar | editar código-fonte]

O Comité Executivo (CE) é o segundo órgão de decisão mais elevado da FYEG. Ocupa-se da gestão quotidiana da federação. O CE é composto por 8 membros. No seio do CE, existem dois co-porta-vozes e um tesoureiro e os seus membros são eleitos pelo período de um ano, podendo renovar os seus mandatos três vezes.

Comité Consultivo e de Controlo Financeiro (FCAC)[editar | editar código-fonte]

As tarefas do FCAC incluem a realização de uma reunião anual dedicada ao controlo das finanças da FYEG. Um relatório escrito desta reunião deve ser apresentado ao Comité Executivo, proporcionando assim uma auditoria interna e a apresentação deste relatório anual aos delegados da Assembleia Geral.

Os membros da FCAC são eleitos por dois anos pela Assembleia Geral.

Comité Consultivo[editar | editar código-fonte]

O Comité Consultivo acompanha o funcionamento do Comité Executivo e do pessoal e auxilia na resolução de conflitos entre membros e/ou pessoal do Comité Executivo. Geralmente são ex-membros do Comité Executivo ou pessoas que estiveram envolvidas na FYEG. O Comité Consultivo assegura a transferência de conhecimentos dentro da FYEG e atua como um órgão de resolução de conflitos. É eleito por dois anos pela Assembleia Geral e é composto por 5 membros. As ações do Comité Consultivo são tomadas apenas mediante solicitação dos membros do Comité Executivo ou de outros órgãos da FYEG.

Grupos de trabalho[editar | editar código-fonte]

Os Grupos de Trabalho são o local onde os activistas se reúnem, debatem temas e desenvolvem campanhas e ideias. São responsáveis pela construção e comunicação de posições ao nível interno e externo, mediante a aprovação do Comité Executivo. Cada grupo de trabalho é composto por pelo menos 5 pessoas de 5 organizações membros diferentes.

Pessoal administrativo[editar | editar código-fonte]

O pessoal administrativo conta com pelo menos um Secretário Geral (eleito por três anos pela Assembleia Geral) e um Assistente de Projetos. O Secretário Geral é responsável pela gestão quotidiana da FYEG no que diz respeito a finanças, coordenação do escritório, angariação de fundos, representação, elaboração de relatórios, networking e representação legal. O Assistente de Projetos é responsável pela gestão de projetos, organização de eventos da FYEG e pelo apoio administrativo ao Secretário Geral.

Membros[editar | editar código-fonte]

Uma bandeira usada pela organização
País ou Região Nome (na língua original) Status
 Albânia Te Rinjte e Gjelber Membro
 Áustria Grüne Jugend - Grünalternative Jugend Membro
 Azerbaijão MIL Network Associado
 Bielorrússia Пакаленiе зяленых Associado
 Bélgica (Flandres) Jong Groen Membro
 Bélgica (Francófona) Ecolo J Membro
 Chipre Νεολαία Οικολόγων Membro
 Chéquia Mladí Zelení Membro
 Inglaterra
 País de Gales
Young Greens of England and Wales Membro
 Estónia Noored Rohelised Candidato
 Finlândia Vihreät nuoret Membro
 França Jeunes écologistes Membro
 Geórgia საქართველოს ახალგაზრდა მწვანეები Membro
 Alemanha Grüne Jugend Membro
 Grécia Νέοι Πράσινοι Membro
 Irlanda Óige Ghlas Membro
 Itália Giovani Europeisti Verdi Membro
 Itália (Tirol do sul) Young Greens South Tyrol Membro
 Letônia Protests Membro
 Luxemburgo déi jonk gréng Membro
 Malta Kollettiv Żgħażagħ EkoXellugin Membro
 Montenegro Forum Mladih URA Membro
 Países Baixos DWARS Membro
Macedónia do Norte Macedônia do Norte МОДОМ Membro
 Noruega Grønn Ungdom Membro
 Polónia Ostra Zieleń Membro
Portugal Portugal Ecolo Jovem "Os Verdes" Membro
Roménia Tinerii Verzi Candidato
Escócia Scottish Young Greens Membro
 Sérvia Зелена омладина Србије Membro
Espanha Juventud Verde Membro
Espanha (Catalunha) Joves Ecosocialistes Membro
 Suécia Grön Ungdom Membro
Suíça Junge Grüne Schweiz Jeunes Vert-e-s Suisses Giovani Verdi Svizzera Membro
 Turquia Genç Yeşiller Membro
 Ucrânia Зелена молодь України Membro
Europa de Leste Cooperation and Development Network Eastern Europe Associado

Referências

  1. «Zoom support meeting 'hacked' with child abuse images». BBC News (em inglês). 24 de abril de 2020. Consultado em 26 de março de 2021 
  2. «Leave No One Behind - Open letter to MEPs on World Refugee Day». Federation of Young European Greens (em inglês). 19 de junho de 2020. Consultado em 25 de julho de 2021 
  3. «Call for Prep Team - Study Session 2021». Federation of Young European Greens (em inglês). 15 de julho de 2021. Consultado em 25 de julho de 2021 
  4. «Call for Prep Team: Summercamp "It's Not Just A Transition: Youth in Rural Areas"». Federation of Young European Greens (em inglês). 2 de março de 2020. Consultado em 25 de julho de 2021 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]