Festa da Luz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A Festa de Nossa Senhora da Luz é uma manifestação de origem católica realizada na cidade de Guarabira/PB e em todas as cidades que tem como santa padroeira, a Virgem da Luz. Esta devoção que surgiu em Portugal e chegou até essa cidade através do Português José Gonçalves da Costa. Datada de 1760 a Festa da Luz é a mais conhecida e populosa festa de padroeiro do interior paraibano. Todos os anos milhares de pessoas lotam tanto a festa religiosa quanto a profana no municipio.

Os festejos começam em Janeiro, com a novena que acontece todas as noites e as tardes na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Luz. E termina em 02 de Fevereiro e envolve uma missa campal com procissão em seu encerramento.

Paralelamente com os festejos religiosos, ocorre a parte profana da Festa, que é realizada tradicionalmente no final de Janeiro e dura até o dia 02 de Fevereiro; dia de Nossa Senhora da Luz.