Fosfato de codeína

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Fosfato de Codeína)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo.

Fosfato de Codeína é usado em medicamentos como Tylex que contém 500mg de paracetamol e 30 mg de fosfato de codeína. Também é encontrado em um medicamento considerado " forte" chamado Codaten, composto por 50mg de diclofenaco sódico e 50mg de fosfato de codeína. Vendido com retenção da receita médica. Derivado da morfina, é muito usado para o alívio rápido de dores. Tem como efeitos colaterais: tontura, náuseas, e em casos raros a pessoa fica um pouco agitada. Podem ser evitados se permanecer deitado. Ele é considerado um opióide, portanto pode causar depêndencia e ser usado como droga de abuso.

A codeína nos medicamentos em geral, se apresenta como um sal de codeína: ex. hemihydricus codeína fosfato Nome químico da Codeína : 5R,6S – 7,8- dihidro-4,5-epóxi-3-metóxi-N-metilformina-6-ol (fonte : wikipédia) Origem e aspecto químico A Codeína é um alcalóide do ópio (que se encontra na papoula) da classe dos opiáceos que se diferencia da morfina somente pela presença de um grupo metil acima do grupo hidróxi do átomo de carbono 3 do grupo benzil. Esse grupo metil possui uma vantagem em relação à morfina, ele diminui o efeito de primira passagem e aumenta assim a biodisponibilidade pela via oral. Estima-se que 10% da codeína se transforme em morfina, sendo assim considerada como uma morfina ‘’ light’’. Devemos lembrar que, uma cada 15 pessoas não apresenta o efeito da codeína (metabolismo lento) e ao contrário 1 a cada 30 pessoas (metabolismo rápido),a codeína possui um efeito muito significativo. O excesso de codeína se transforma em morfina, causando efeitos indesejáveis. Posologia: Dosagem da Codeína :Varia de acordo com a indicação. Consulte seu médico ou farmacêutico para mais informações.Por exemplo, contra a tosse seca para um adulto à dose inicial (por via oral) : 10 à 20 mg de codeína a cada 6 horas, e 10 à 30 mg de dose de manutenção.Contra a dor para um adultoà a dose inicial (oral): 15 a 30 mg de codeína a cada 6 horas, e 15 à 60 mg de dose de manutenção.Posologia da Codeína Em geral,a codeína permanece no organismo de um adulto por 6 horas. Veja também a dosagem acima. Nota-se que a dose pode variar para cada pessoa, para tanto,consulte seu médico. Indicações: Antitussígeno (age reduzindo o reflexo da tosse por diminuição da excitabilidade do centro da tosse), analgésico ( a dose é maior do que para ação antitussígena). Tosse seca, dor leve a moderada, laringite e diarréia. (Fonte: http://www.criasaude.com.br/N6441/medicamentos/codeina.html) Wiki letter w.svgEste artigo sobre Farmácia é mínimo. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.