Saltar para o conteúdo

Função sinc: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
EmausBot (discussão | contribs)
m A migrar 20 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:Q855949
Linha 3: Linha 3:
:<math>\mathrm{sinc}(x) = \frac{\sin(\pi x)}{\pi x}.\,\!</math>
:<math>\mathrm{sinc}(x) = \frac{\sin(\pi x)}{\pi x}.\,\!</math>


Ela é dita normalizada porque a sua integral sobre todos os x é 1. A transformada de Fourier da função sinc normalizada é a [[função retangular]] sem escala. Esta função é fundamental no conceito de reconstrução de sinais originais contínuos limitados em banda, a partir de amostras uniformemente espaçadas desse sinal.
A função sinc é dita normalizada porque a sua integral sobre todos os x é 1. A transformada de Fourier da função sinc normalizada é a [[função retangular]] sem escala. Esta função é fundamental no conceito de reconstrução de sinais originais contínuos limitados em banda, a partir de amostras uniformemente espaçadas desse sinal.


Em matemática, a '''função sinc não-normalizada''' historicamente é definida por
Em matemática, a '''função sinc não-normalizada''' historicamente é definida por

Revisão das 20h26min de 29 de maio de 2013

Em matemática, a função sinc, denotada por sinc (x) e às vezes como Sa (x), tem duas definições praticamente equivalentes. Na teoria de processamento digital de sinais e informações, a função sinc normalizada é comumente definida por:

A função sinc é dita normalizada porque a sua integral sobre todos os x é 1. A transformada de Fourier da função sinc normalizada é a função retangular sem escala. Esta função é fundamental no conceito de reconstrução de sinais originais contínuos limitados em banda, a partir de amostras uniformemente espaçadas desse sinal.

Em matemática, a função sinc não-normalizada historicamente é definida por

A única diferença entre as duas definições está na escala da variável independente (o eixo x) por um fator de π. Em ambos os casos, o valor da função na singularidade removível em zero é entendido como o valor limite 1. A função sinc é analítica em toda parte.

O termo "sinc" é uma contração do nome da função em latim sinus cardinalis (seno cardinal).

Propriedades

A função sinc normalizada (em azul) e a função sinc não-normalizada (em vermelho), mostradas na mesma escala de x = −6π a 6π.

Os zeros do sinc não normalizado são múltiplos não nulos de π; já os zeros do sinc normalizado são inteiros não nulos.

Os máximos e mínimos locais do sinc não-normalizado correspondem à sua intersecção com a função cosseno. Ou seja, sen(ξ)/ξ = cos(ξ) para todos os ξ onde a derivada de sen(x)/x é nula (e, portanto, um extremo local é atingido).

A função sinc normalizada tem uma representação simples como o produtório infinito

e está relacionada à função gama pela fórmula de reflexão de Euler:

Euler descobriu que

A transformada de Fourier contínua do sinc normalizado (à frequência comum) é rect(f),

onde a função retangular é 1 para argumentos entre −1/2 e 1/2, e zero no caso contrário. Isto corresponde ao fato de que o filtro sinc é o filtro passa-baixa ideal ("parede de tijolos", ou seja, resposta em freqüência retangular). Esta integral de Fourier, incluindo o caso especial

é uma integral imprópria e não uma integral de Lebesgue convergente como

A função sinc normalizada tem propriedades que a tornam ideal em relação à interpolação de amostras de funções limitadas em banda:

  • É uma função de interpolação, ou seja, sinc(0) = 1, e sinc(k) = 0 para k inteiros e não-nulos.
  • As funções xk(t) = sinc(t−k) formam uma base ortonormal para as funções limitadas em banda no espaço de funções L2(R), cuja maior frequência angular é ωH = π (isto é, o ciclo de frequência mais alto é ƒH = 1/2).

Outras propriedades das duas funções sinc são:

  • O sinc não normalizado é a zerogésima ordem da função de Bessel esférica de primeiro tipo, . O sinc normalizado é j0(πx)..
onde Si(x) é o seno integral.
  • λ sinc(λ x) (não normalizado) é uma das duas soluções linearmente independentes da EDO linear
A outra solução é cos(λ x)/x, que diverge em x = 0, ao contrário da função sinc.

onde o sinc normalizado é significativo.

Relação com a função delta de Dirac

A função sinc normalizada pode ser utilizada como uma função delta de Dirac no sentido de que seu limite contém:

Este não é um limite normal, pois o membro esquerdo não converge. Ademais, isso significa que

para qualquer função suave em um domínio compacto.

Na expressão acima, à medida que a se aproxima de zero, o número de oscilações por unidade de comprimento da função sinc se aproxima de infinito. No entanto, a expressão sempre oscila dentro de um envelope de ± 1/(π a x), e se aproxima de zero para qualquer valor não nulo de x. Isto contrasta com a definição informal de δ(x) como sendo zero para todos os x exceto o ponto x = 0, e ilustra o problema de se pensar na delta como uma função ao invés de uma distribuição. Uma situação semelhante é encontrada no fenômeno de Gibbs.

Ver também

Referências

Ligações externas