Game of Thrones (1.ª temporada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Game of Thrones (1ª temporada)
Pôster promocional
Informações
Elenco
País de origem Estados Unidos
de episódios 10
Exibição
Emissora
original
HBO
Exibição
original
17 de abril de 2011 (2011-04-17) – 19 de junho de 2011 (2011-06-19)
Cronologia das temporadas
Anterior Próxima
2ª temporada
Lista de episódios de Game of Thrones

A primeira temporada de Game of Thrones foi anunciada pela HBO em novembro de 2008.[1] David Benioff e D. B. Weiss são os showrunners e produtores executivos. A primeira temporada estreou em 17 de abril de 2011.

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Principal[editar | editar código-fonte]

Estrelando[editar | editar código-fonte]

Também estrelando[editar | editar código-fonte]

Convidado[editar | editar código-fonte]

Os atores recorrentes listados aqui são os que apareceram na primeira temporada. Eles estão listados pela região em que aparecem pela primeira vez.

Produção[editar | editar código-fonte]

A emissora HBO confirmou a primeira temporada de Game of Thrones em novembro de 2008. David Benioff e D. B. Weiss são os showrunners e produtores executivos, e já temos alguns atores confirmados para o elenco. Dentre eles estão a atriz Lena Headey que interpretará Cersei Lannister, e o ator Peter Dinklage que interpretará Tyrion Lannister.

Richard Madden que interpreta Robb Stark, foi anunciado no elenco principal logo depois.

A primeira temporada estreou em 17 de abril de 2011.

Episódios[editar | editar código-fonte]

na
série
na
temporada
TítuloDirigido porEscrito porExibição originalAudiência
(milhões)
11 "Winter Is Coming"
"(O Inverno Está Chegando)"
Tim Van PattenDavid Benioff & D. B. Weiss17 de abril de 2011 (2011-04-17)2.22[27]
Nos Sete Reinos de Westeros, um soldado da antiga Ordem da Patrulha da Noite sobrevive a um ataque de criaturas sobrenaturais conhecidas como os Caminhantes Brancos, pensados ​​até agora como mito. Ele corre para o Castelo Winterfell, que é governado por Eddard "Ned" Stark, Lorde e Protetor do Norte, que decapita o soldado por abandonar seu posto. Em Porto Real, a capital, Jon Arryn, a "Mão do Rei", morre em circunstâncias misteriosas. O Rei Robert Baratheon, amigo de longa data de Ned, viaja para Winterfell, oferecendo a posição para ele e também propondo casamento entre seu filho primogênito, Joffrey, e a filha mais velha de Ned, Sansa. A esposa de Ned, Catelyn, recebe uma carta de sua irmã Lysa, a viúva de Jon Arryn, dizendo que ela escapou de Porto Real e que Jon foi assassinado pelos Lannisters, a família da rainha Cersei. Catelyn queima a carta e diz a Ned sobre isso, acreditando que os Lannister estão conspirando contra Robert. O filho de Ned, de 10 anos, Brandon, sobe a uma torre, onde ele testemunha Cersei fazendo sexo com seu irmão gêmeo, Jaime, que então o empurra para fora da janela de uma altura presumivelmente fatal. Enquanto isso, através do estreito mar de Essos, o exilado príncipe Viserys Targaryen faz um acordo com o senhor da guerra Dothraki Khal Drogo, para que Khal se case com a irmã mais nova de Viserys, Daenerys, em troca de um exército para conquistar Westeros e recuperar o Trono de Ferro, que estava na posse de sua família por três gerações, até ser usurpado por Robert Baratheon no passado. 
22 "The Kingsroad"
"(A Estrada do Rei)"
Tim Van PattenDavid Benioff & D. B. Weiss24 de abril de 2011 (2011-04-24)2.20[28]
Tendo aceitado seu novo papel como a Mão do Rei, Ned deixa Winterfell com suas filhas Sansa e Arya, enquanto Catelyn fica para trás para cuidar de Bran. O inconsciente Bran é atacado por um assassino, mas seu lobo gigante o salva. Catelyn decide ir a Porto Real para contar a Ned sobre a tentativa e suspeitou do envolvimento dos Lannisters. Jon Snow, o filho ilegítimo de Ned, segue para o norte para se juntar à irmandade da Patrulha da Noite, protetores da Muralha que impedem que os Caminhantes Brancos e os selvagens entrem nas terras civilizadas de Westeros. Tyrion, irmão de Cersei, decide deixar a viagem para o sul com sua família e, em vez disso, acompanha a comitiva de Snow para Muralha. Quando o filho de Cersei, Joffrey Baratheon ameaça Arya e o amigo dela, o lobo gigante de Arya a defende e escapa, provocando um conflito entre os Starks e os Lannisters. Para resolver o insulto, Cersei exige que Robert ordene que Ned execute o lobo gigante de Sansa. Em Winterfell, Brandon desperta da inconsciência. Enquanto isso, Daenerys concentra sua atenção em aprender a agradar a Drogo. 
33 "Lord Snow"
"(Lorde Snow)"
Brian KirkDavid Benioff & D. B. Weiss1 de maio de 2011 (2011-05-01)2.44[29]
Ned se junta ao Pequeno Conselho do Rei em Porto Real, capital dos Sete Reinos, e descobre quão mal Westeros está sendo gerenciado. Catelyn tenta avisar secretamente o marido, mas é interceptada por um velho amigo, o conselheiro Petyr "Mindinho" Baelish. Bran descobre que ele nunca mais andará novamente. Ele não se lembra dos acontecimentos que levaram à sua queda. Jon luta para se adaptar à vida na Muralha, enquanto treina com um número de recrutas de baixa estatura que não estão impressionados com sua linhagem. Lorde Comandante Mormont pede a Tyrion que implore ao rei que mande mais homens para a Patrulha da Noite. Daenerys descobre que está grávida e começa a enfrentar o Viserys. 
44 "Cripples, Bastards, and Broken Things"
"(Aleijados, Bastardos e Coisas Partidas)"
Brian KirkBryan Cogman8 de maio de 2011 (2011-05-08)2.45[30]
Tyrion antes de viajar para o sul, dá de presente para Bran uma sela que permitirá que o menino paraplégico cavalgar. Ned procura por pistas para a inexplicável morte de predecessor Jon Arryn e, no processo, descobre um filho ilegítimo do Rei Robert. Robert e seus convidados testemunham um torneio em homenagem a Ned. Jon toma medidas para proteger Samwell Tarly, um jovem desajeitado e sem amigos, que sofre violência dos Guardiões da Noite. Viserys e Daenerys brigam pelo fato de que a jovem Daenerys está se negando a ser usada por seu irmão para conseguir benefícios. Sansa sonha com a vida como Rainha, enquanto Arya imagina um futuro bem diferente. Em um encontro casual em uma taverna de beira da Estrada do Rei, Catelyn convoca os aliados de seu pai e prende Tyrion por conspirar para matar seu filho. 
55 "The Wolf and the Lion"
"(O Lobo e o Leão)"
Brian KirkDavid Benioff & D. B. Weiss15 de maio de 2011 (2011-05-15)2.58[31]
Ned se recusa a participar do plano de Robert de assassinar a Daenerys Targaryen que está grávida e renuncia seu cargo como Mão do Rei, irritando-o. Catelyn e Tyrion (a quem ela tomou como prisioneiro) chegam à casa de sua irmã Lysa no castelo Ninho da Águia. As notícias da captura de Tyrion chegam a Porto Real, onde Jaime Lannister, irmão gêmeo da rainha, exige respostas de Ned. Vingativo, Jaime luta contra Ned até que um dos homens da guarda de Jaime apunhala Ned na perna por trás, deixando-o ferido quando suas forças deixam a capital. Enquanto isso, Arya ouve uma conspiração contra seu pai. 
66 "A Golden Crown"
"(Uma Coroa Dourada)"
Daniel MinahanHistória por : David Benioff & D. B. Weiss
Roteiro por : Jane Espenson e David Benioff & D. B. Weiss
22 de maio de 2011 (2011-05-22)2.44[32]
Robert nomeia Ned como "Mão do Rei" novamente e o deixa administrando o reino até que ele retorne de uma caça. Aldeões das Terras Fluviais chegam à sala do trono com notícias de atrocidades cometidas por atacantes, que Ned deduziu feitas por Gregor Clegane, um retentor dos Lannisters. Ned sentencia Gregor à morte e manda uma mensagem para o pai da rainha, Tywin Lannister, convocando-o para um julgamento. Ned decide enviar Sansa e Arya de volta para Winterfell. Ned também descobre que Joffrey não é filho biológico de Robert. Enquanto está testando sua nova sela, Bran é atacado por foras-da-lei. Robb, o filho mais velho de Ned, e Theon, o filho adotivo de um rei rebelde caído, o salvam. No Vale, Tyrion exige um julgamento por combate, e Lysa aceita. Ela escolhe Ser Vardis e Tyrion pede um campeão. O voluntários mercenário Bronn, mata Vardis e assim obtendo a liberação de Tyrion. Enquanto isso, Viserys fica furioso com Drogo por não honrar sua promessa e ameaça matar o feto de Daenerys. Drogo mata Viserys derramando ouro derretido em sua cabeça. 
77 "You Win or You Die"
"(Ganhar ou Morrer)"
Daniel MinahanDavid Benioff & D. B. Weiss29 de maio de 2011 (2011-05-29)2.40[33]
Em Porto Real, Ned diz a Cersei que ele sabe que Jaime é seu amante e que nenhum de seus filhos é de Robert. Eles logo descobrem que Robert foi gravemente ferido por um javali enquanto caçava. Robert agonizante nomeia Ned como o "Protetor do Reino" para governar até que Joffrey atinja a idade adequada. Ned envia uma mensagem para Stannis, irmão de Robert, com a intenção de entronizá-lo, já que Robert não tem herdeiros verdadeiros. Ned conta a Petyr Baelish sobre seu plano e pede que ele ganhe a lealdade da Vigília da Cidade, a única força capaz de dominar as forças dos Lannisters leais a Cersei. Depois da morte de Robert, Ned, Baelish e a Guarda da Cidade confrontam Cersei e Joffrey na sala do trono, onde Baelish e os Vigilantes da Cidade traem Ned e atacam seus homens. Na Muralha, o irmão mais novo de Ned, Benjen Stark, desaparece durante uma incursão depois da Muralha. Jon Snow faz seus votos para a Patrulha da Noite, porém não conseguindo o posto que desejava, ele se torna mordomo do Lorde Comandante Mormont. O filho do Comandante Mormont, Sor Jorah Mormont salva Daenerys de uma armadilha do assassino enviado por Robert, isso enfurece Drogo que promete levar os Dothraki para onde eles nunca haviam ido. Ned, machucado, se esforça para garantir uma transição ordenada em Porto Real. 
88 "The Pointy End"
"(A Ponta Afiada)"
Daniel MinahanGeorge R. R. Martin5 de junho de 2011 (2011-06-05)2.72[34]
Arya consegue escapar da Fortaleza Vermelha em Porto Real, depois que seu mestre de espada de Bravos atrasa os guardas enviados para prendê-la; Sansa é capturada no entanto. Robb ouve as notícias e prepara os exércitos do Norte para lutar contra os Lannisters, deixando Bran para governar Winterfell. Lysa se recusa a lutar contra os Lannisters; e Catelyn sai, juntando-se ao acampamento de Robb. Tyrion e Bronn estão cercados por Shagga e seus homens. Tyrion os convence a escoltá-lo até seu pai Tywin para recompensá-los. Eles chegam ao acampamento de Tywin, onde o último pede Shagga para ajudá-los em seu confronto com os Starks em troca de pagamento. Joffrey nomeia seu avô Tywin como a Mão do Rei. Sansa implora ao Joffrey para mostrar misericórdia a Ned. Joffrey concorda se este reconhecer seu reinado. Na Muralha, alguns corpos afetados pelos Caminhantes Brancos são encontrados. Em Essos, os soldados de Drogo começam a atacar os assentamentos próximos, escravizando os habitantes locais a fim de vendê-los e ganhar dinheiro para comprar os navios necessários para atravessar o Mar Estreito e chegar em Westeros. 
99 "Baelor"
"(Baelor)"
Alan TaylorDavid Benioff & D. B. Weiss12 de junho de 2011 (2011-06-12)2.66[35]
O exército dos Starks chega ao castelo das Gêmeas; duas torres que formam uma ponte sobre o Rio do Tridente que dá acesso para Porto Real. Catelyn convence Lord Frey a deixá-los passar e os ajuda concordando com o casamento de Robb e Arya com os filhos de Frey no futuro. Robb sacrifica 2.000 soldados em um confronto com o exército dos Lannisters para capturar Jaime. Em uma audiência pública, Ned confessa a traição e afirma publicamente Joffrey como herdeiro legítimo. No entanto, em vez de sentenciá-lo para Muralha como fora negociado, Joffrey o condena a morte por ele trair o trono, enquanto Cersei e outros conselheiros tentam convencê-lo a mudar de ideia. Sansa assiste seu pai morrer decapitado, assim como Arya que está presente na multidão. Na Muralha, Jeor Mormont entrega sua espada familiar a Jon em gratidão; Maester Aemon também revela a Jon que Aemon é um Targaryen. Em Essos, a ferida de Drogo se torna séptica e sua morte é iminente. Daenerys convence uma escrava a usar bruxaria para salvá-lo. A mulher diz a todos para deixar a barraca e ficar do lado de fora até que o feitiço acabe. Daenerys começa o trabalho de parto e Jorah a leva para a tenda proibida em busca de ajuda. 
1010 "Fire and Blood"
"(Fogo e Sangue)"
Alan TaylorDavid Benioff & D. B. Weiss19 de junho de 2011 (2011-06-19)3.04[36]
O Norte declara emancipação dos Sete Reinos e proclama Robb como seu rei. Com Jaime capturado pelos irmãos Starks e Joffrey reivindicando ao trono, Tywin nomeia Tyrion como a Mão do Rei. Jon planeja abandonar seu posto na Muralha para vingar Ned, mas seus amigos o convencem a ficar e ele se junta a uma expedição da Patrulha da Noite para encontrar Benjen além da Muralha. Yoren, um recrutador da Patrulha da Noite, ajuda Arya a escapar de Porto Real disfarçada de garoto, enquanto Joffrey planeja tornar Sansa sua rainha apesar da execução de seu pai. Daenerys descobre que seu filho não nascido está morto e Drogo foi deixado em estado vegetativo devido à magia traiçoeira da bruxa. Daenerys termina a vida de Drogo e acende uma pira funerária. Ela queima a bruxa viva ao lado do corpo de Drogo e seus três ovos de dragão, e entra nas chamas sozinha. Quando as chamas se apagam na manhã seguinte, Daenerys se levanta, ilesa, com três dragões recém-nascidos. Jorah e outras testemunhas se ajoelham diante dela. 

Referências

  1. «HBO orders fantasy pilot Thrones». The Hollywood Reporter. 11 de novembro de 2008. Consultado em 5 de junho de 2012 
  2. a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z «New HBO Series "Game of Thrones," Based on the Bestselling Books by George R.R. Martin, Debuts April 17». HBO. 16 de março de 2011. Consultado em 30 de agosto de 2016 
  3. a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y «Game of Thrones: Cast and Crew». HBO. Consultado em 7 de dezembro de 2016 
  4. Powell, Emma (18 de junho de 2015). «Kit Harington and Game of Thrones cast film birthday messages for Brian Fortune's son». London Evening Standard. Consultado em 24 de dezembro de 2016 
  5. a b Owen, Phil (25 de junho de 2016). «'Game of Thrones' Trivia: 23 Facts About the Show You Probably Don't Know (Photos)». TheWrap. Consultado em 24 de dezembro de 2016 
  6. a b c Ryan, Maureen (15 de julho de 2010). «'Game of Thrones' casting news». Chicago Tribune. Consultado em 24 de dezembro de 2016 
  7. Potts, Gillian (20 de maio de 2016). «Melanoma charity is helped by TV star». Oldham Evening Chronicle. Consultado em 24 de dezembro de 2016. Arquivado do original em 25 de dezembro de 2016 
  8. Paige, Nathan (22 de dezembro de 2016). «'Game of Thrones' rewind: HBO2 goes back to the beginning, airing series marathon starting Dec. 26». Cleveland.com. Consultado em 24 de dezembro de 2016 
  9. Hooten, Christopher (31 de julho de 2014). «Game of Thrones actress Aimee Richardson begs for 'other princess work' after Myrcella Baratheon part is recast». The Independent. Consultado em 24 de dezembro de 2016 
  10. Calia, Michael (21 de agosto de 2015). «'Game of Thrones': Ian Beattie 'Burst Into Tears' Over Meryn Trant's 'Nasty Side'». The Wall Street Journal. Consultado em 24 de dezembro de 2016 
  11. Sarner, Lauren (9 de dezembro de 2016). «Loras Says That Olyvar Died Offscreen in 'Game of Thrones'». Inverse.com. Consultado em 24 de dezembro de 2016 
  12. Earls, John (31 de maio de 2016). «Wilko Johnson: 'I'd love to return to Game Of Thrones'». NME. Consultado em 24 de dezembro de 2016 
  13. Jeffery, Morgan (22 de junho de 2016). «Game of Thrones: The Mountain is 20 years younger than his 'little brother' The Hound». Digital Spy. Consultado em 24 de dezembro de 2016 
  14. Ratcliffe, Amy (29 de maio de 2014). «Learning Water Dancing From 'Game of Thrones' Syrio Forel». Nerdist. Consultado em 10 de setembro de 2016. Arquivado do original em 11 de agosto de 2016 
  15. Reese, Olivia (15 de setembro de 2016). «'Game Of Thrones' Season 7 Spoilers: Joe Dempsie's Gendry Back To Help Sam Create Valyrian Steel & Kill White Walkers?». Parent Herald. Consultado em 24 de dezembro de 2016 
  16. a b Harkness, Ryan (1 de maio de 2016). «All The Times Maisie Williams Has Won The Internet». Uproxx. Consultado em 24 de dezembro de 2016 
  17. Mandle, Chris (31 de agosto de 2015). «Game Of Thrones season 6 casts key figures for House Umber and Karstark and seemingly confirms a return to the Iron Islands». The Independent. Consultado em 24 de dezembro de 2016 
  18. Read, Max (6 de maio de 2013). «What Is Going on With the Accents in Game of Thrones?». Gawker. Consultado em 24 de dezembro de 2016. Arquivado do original em 21 de agosto de 2016 
  19. «A Conversation with Hodor». HBO. Consultado em 10 de setembro de 2016 
  20. Lazarus, Susanna (20 de dezembro de 2016). «Game of Thrones fans are convinced they're being trolled by a new Netflix series». Radio Times. Consultado em 24 de dezembro de 2016 
  21. Bullock, Andrew (10 de maio de 2016). «Game of Thrones' Kevan Lannister appears as Peggy Mitchell's doctor on EastEnders». Daily Express. Consultado em 24 de dezembro de 2016 
  22. Garofalo, Alex (8 de abril de 2015). «'Game Of Thrones' Spoilers: 8 Shocking Deaths We Are Still Getting Over Before The Season 5 Premiere». International Business Times. Consultado em 24 de dezembro de 2016 
  23. Rees, Mark (10 de maio de 2016). «Why are the meanest Game of Thrones villains from the Swansea Bay region?». South Wales Evening Post. Consultado em 24 de dezembro de 2016 
  24. Roxborough, Scott (27 de setembro de 2012). «Danish Drama 'A Hijacking' Sells to U.K., France». The Hollywood Reporter. Consultado em 24 de dezembro de 2016 
  25. Rich, Katey. «Game Of Thrones Star Elyes Gabel Added To Christopher Nolan's Massive Interstellar Cast». Cinema Blend. Consultado em 24 de dezembro de 2016 
  26. Rains, Holly (16 de junho de 2016). «Game of Thrones characters you've definitely seen before». Marie Claire. Consultado em 24 de dezembro de 2016 
  27. «Sunday Cable Ratings: NBA, 'Storage Wars,' 'Ax Men,' 'Khloe & Lamar' + 'The Killing,' 'Breakout Kings,' 'Sam Axe,' 'Game of Thrones' & Much More». TV by the Numbers. 19 de abril de 2011. Consultado em 20 de abril de 2011 
  28. «Sunday Cable Ratings: NBA, 'Khloe & Lamar,' 'The Killing,' 'Breakout Kings,' 'Housewives,' 'Game of Thrones' & Much More». TV by the Numbers. 26 de abril de 2011. Consultado em 27 de abril de 2011 
  29. «Sunday Cable Ratings: More 'Death of Bin Laden' Ratings; 'Khloe & Lamar,' 'Law & Order: CI,' 'In Plain Sight,' 'Army Wives,' 'Housewives,' 'Game of Thrones' & Much More». TV by the Numbers. 3 de maio de 2011. Consultado em 4 de maio de 2011 
  30. «Sunday Cable Ratings: Bulls/Hawks Tops + 'Law & Order: CI,' 'In Plain Sight,' 'Army Wives,' 'Housewives,' 'Game of Thrones' & Much More». TV by the Numbers. 10 de maio de 2011. Consultado em 10 de maio de 2011 
  31. «Sunday Cable Ratings: Heat/Bulls Slam Dunks + 'Law & Order: CI,' 'In Plain Sight,' 'Army Wives,' 'Housewives,' 'Game of Thrones' & Much More». TV by the Numbers. 18 de maio de 2011. Consultado em 18 de maio de 2011 
  32. «Sunday Cable Ratings: Heat/Bulls Scores Big + 'Law & Order: CI,' 'In Plain Sight,' 'Army Wives,' 'Housewives,' 'Game of Thrones' & Much More». TV by the Numbers. 24 de maio de 2011. Consultado em 25 de maio de 2011 
  33. «Sunday Cable Ratings: 'My Big Fat Gypsy Wedding,' 'Game of Thrones,' 'The Killing' & More». TV by the Numbers. 1 de junho de 2011. Consultado em 1 de junho de 2011 
  34. «Sunday Cable Ratings: 'MTV Movie Awards' Leads Night, 'Game of Thrones' Series High, 'Real Housewives,' 'ABDC' & Lots More». TV by the Numbers. 7 de junho de 2011. Consultado em 8 de junho de 2011 
  35. «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones', 'Real Housewives,' 'Kardashians,' 'In Plain Sight,' 'Army Wives' & More». TV by the Numbers. 14 de junho de 2011. Consultado em 14 de junho de 2011 
  36. «Sunday Cable Ratings: 'Falling Skies,' 'Game of Thrones', 'The Killing,' 'In Plain Sight,' 'Law & Order: CI,' 'The Glades' and Much More». TV by the Numbers. 21 de junho de 2011. Consultado em 22 de junho de 2011