Gravitomagnetismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Gravitoeletromagnetismo, abreviado como GEM, se refere a uma série de analogias formais entre as equações do eletromagnetismo e a gravitação relativística: entre as equações de campo de Maxwell e uma aproximação, válida sob certas condições, as equações de campo de Einstein para a relatividade geral.

Gravitomagnetismo é um termo amplamente utilizado para se referir especificamente ao efeito cinético da gravidade, em analogia aos efeitos magnéticos de cargas elétricas em movimento. A versão mais comum do GEM é válida apenas para fontes isoladas e para partículas teste se movendo lentamente.

A analogia e as equações se diferem apenas em alguns pequenos fatores cujo foram publicados primeiramente em 1893, antes da relatividade geral, por Oliver Heaviside como uma teoria separada expandindo as Leis de Newton.[1]

Equações[editar | editar código-fonte]

Assim como existem as equações de Maxwell para o Eletromagnetismo, existem as equações GEM para a gravitação. As equações GEM em comparação com as equações de Maxwell nas formas diferencias são:

Equações GEM Equações de Maxwell

Referências

  1. O. Heaviside (1893). "A gravitational and electromagnetic analogy Arquivado em 27 de outubro de 2009, no Wayback Machine.". The Electrician 31: 81-82.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.