Guarino de Verona

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Guarino de Verona
Guarino de Verona
Nascimento 1374
Verona
Morte 4 de dezembro de 1460 (85–86 anos)
Ferrária
Filho(a)(s) Battista Guarino
Ocupação poeta, filósofo, tradutor, humanista, professor universitário, escriba
Empregador(a) Leonel d'Este, Universidade de Ferrara

Guarino de Verona, também chamado Guarino Guarini ou Guarino Veronese (Verona, c. 1374 - Ferrara, 4 de dezembro de 1460), foi um poeta e humanista italiano do século XV. Nos primórdios do Renascimento, foi pioneiro no estudo do grego, língua que estudou durante cinco anos, em Constantinopla, com Manuel Crisoloras.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Epistolário de Guarino Veronese

Guarino foi aluno de Giovanni di Conversino de Ravena em Pádua. Em 1429, expulso de Pádua devido à Peste, é convidado por Nicolas II d’Este para ser o perceptor de seu filho Leonello d’Este em Ferrara. Em outubro de 1442[1] é criada uma “Escola” integrada na Universidade de Ferrara, que administra.

Um confronto opõe Guarino a Poggio Bracciolini (o Pogge) sobre os méritos comparativos de Júlio César e Cipião.[2] Em 1435, Poggio, numa carta a Scipione Mainenti, exalta os méritos de Cipião, o Africano, o vencedor de Aníbal. Guarino responde numa carta a Leonello d’Este, seguida de nova carta de Poggio - desta vez endereçada a Francisco Barbaro - (Defensio de praestentia Cesaris et Scipionis).

Guarino, escritor erudito, traduziu numerosas obras do Grego antigo e do Latim, principalmente as de Plutarco e a totalidade das obras de Estrabão.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Lista de humanistas do Renascimento

Referências

  1. Centuriae Latinae, études en l'honneur de Jacques Chomarat, ed. Colette Nativel, Genève, Librairie Droz, 1997 ISBN 9782600002226 (em francês)
  2. Davide Canfora, La controversia di Poggio Bracciolini e Guarino Veronese su Cesare e Scipione, Florence, l. S. Olschki, 2001 (Fondation Luigi Firpo, Centre d'études sur la pensée politique).
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.