Halloween (filme de 2018)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Halloween
Pôster promocional
 Estados Unidos
2018 •  cor •  109[1] min 
Direção David Gordon Green
Produção Malek Akkad
Jason Blum
Bill Block
Roteiro Jeff Fradley
Danny McBride
David Gordon Green
Elenco Jamie Lee Curtis
Judy Greer
Andi Matichak
Will Patton
Virginia Gardner
Nick Castle
Gênero terror
Música John Carpenter[2]
Cody Carpenter
Daniel Davies[3]
Cinematografia Michael Simmonds[4]
Edição Tim Alverson[5]
Companhia(s) produtora(s) Miramax Films
Blumhouse Productions
Trancas International Films
Rough House Pictures
Distribuição Universal Pictures
Lançamento Estados Unidos 19 de outubro de 2018
Portugal 25 de outubro de 2018[6]
Brasil 25 de outubro de 2018[7]
Idioma inglês
Orçamento US$ 10 milhões[8]
Receita US$ 253.688.035[9]
Cronologia
Halloween
(1978)
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

Halloween é um filme de terror estadunidense dirigido por David Gordon Green e escrito por Jeff Fradley, Green e Danny McBride. É a décima primeira da franquia de Halloween, retomando quarenta anos após os eventos do filme original, sem levar em conta as sequência anteriores.[10] O co-criador da série, John Carpenter, serve como compositor, produtor executivo e consultor criativo para o filme,[11] que será distribuído pela Universal Pictures, sua primeira participação na franquia de Halloween desde o filme de 1982 Halloween III: Season of the Witch.

Após o lançamento de Halloween II de Rob Zombie, uma continuação do remake de 2007 do original, dois sucessos consecutivos entraram em desenvolvimento pela Dimension Films, ex-detentora de direitos, respectivamente, mas nenhum deles alcançou bons resultados. Como resultado, a empresa perdeu os direitos, que foram posteriormente obtidos pela Blumhouse Productions com a participação de John Carpenter. Carpenter, que não concordava com a versão do remake do principal assassino, Michael Myers, queria que o próximo filme de Halloween fosse muito mais aterrorizante do que as sequências anteriores. Os cineastas David Gordon Green e Danny McBride, que já eram fãs, propuseram sua visão para Blumhouse e Carpenter. Foi aceito e desenvolvido em uma sequência direta do original, com Jamie Lee Curtis e Nick Castle reprisando seus papéis como Laurie Strode e Michael Myers, respectivamente. Castle aparece brevemente como um meio de transição do papel para o ator e dublê James Jude Courtney, que também interpreta Michael. O filme também é estrelado por Judy Greer, Andi Matichak, Will Patton e Virginia Gardner.

As filmagens do filme começaram em 13 de janeiro de 2018 na Carolina do Sul, Estados Unidos, e foi concluída em 19 de fevereiro de 2018. O filme estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto em 8 de setembro de 2018, e foi lançado nos Estados Unidos em 19 de outubro de 2018, seis dias antes do 40.º aniversário de Halloween original de John Carpenter.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Uma equipe de documentários britânica viaja aos Estados Unidos para visitar Michael Myers (James Jude Courtney/Nick Castle) na prisão, para uma retrospectiva sobre a noite de terror, mas seu projeto entra em caos e se torna mais interessante quando Michael escapa da custódia, recupera sua antiga máscara e busca vingança contra Laurie Strode (Jamie Lee Curtis), naturalmente fazendo outras vítimas em seu caminho. Nas décadas seguintes da trágica noite de Halloween que mudaram para sempre a vida da ex-babá, Laurie se armou e preparou para o inevitável retorno de Michael, para o detrimento de sua família, incluindo sua filha Karen (Judy Greer) e a neta Allyson (Andi Matichak).

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Jamie Lee Curtis como Laurie Strode
  • Judy Greer como Karen Nelson
  • Andi Matichak como Allyson Nelson
  • James Jude Courtney/Nick Castle como Michael Myers / The Shape
  • Will Patton como Frank Hawkins
  • Virginia Gardner como Vicky
  • Haluk Bilginer como Dr. Ranbir Sartain
  • Jefferson Hall como Aaron Korey
  • Rhian Rees como Dana Haines
  • Toby Huss como Ray Nelson
  • Omar J. Dorsey como Xerife Barker
  • Dylan Arnold como Cameron Elam
  • Miles Robbins como Dave
  • Drew Scheid como Oscar
  • Jibrail Nantambu como Julian
  • Rob Niter como Vice Xerife Walker

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Em 2011, foi anunciado que uma sequência do Halloween II de 2009, intitulada Halloween 3D, seria lançada em 26 de outubro de 2012. Na época do anúncio, não havia nenhum diretor ou escritor anexado ao projeto. Patrick Lussier e Todd Farmer foram escolhidos como escritores, mas abandonaram devido à sua ocupação no remake do Hellraiser. O filme continuaria onde permanecia o quadro final de seu antecessor e prestaria homenagem à versão original de Michael Myers do filme de 1978.[12] Ele foi retirado de seu cronograma de lançamento de 26 de outubro de 2012, já que nenhum progresso foi feito.[13]

Em fevereiro de 2015, foi relatado que Patrick Melton e Marcus Dunstan estariam escrevendo um novo filme de Halloween, descrito como uma "recalibração" em vez de um remake, junto com Malek Akkad e Matt Stein.[14] Em 15 de junho de 2015, foi ainda relatado que a The Weinstein Company estava avançando com outra sequela de Halloween, intitulada provisoriamente Halloween Returns com direção de Dunstan. Teria sido um filme autônomo para reintroduzir o público em Michael Myers anos depois de sua fúria inicial do Halloween e do Halloween II de 1981, quando ele foi confrontado por uma nova geração de vítimas no corredor da morte.[15][16] Em 22 de outubro de 2015, o produtor Malek Akkad revelou que a produção de Halloween Returns havia sido adiada, afirmando que o tempo extra resultaria em um filme melhor.[17]

Em 24 de maio de 2016, foi anunciado que a Blumhouse Productions e a Miramax estavam co-financiando um novo filme na franquia. O CEO da Blumhouse, Jason Blum, chamou o Halloween original de um marco que influenciou a empresa a começar a fazer filmes de terror: "O grande Malek Akkad e John Carpenter têm um lugar especial nos corações de todos os fãs do gênero e estamos tão empolgados que a Miramax nos uniu" "Os direitos especificamente foram para Miramax e Tarik Akkad, que procuraram Blum por causa de seu sucesso como produtor de filmes de terror."

Escolha do elenco[editar | editar código-fonte]

Jamie Lee Curtis e Nick Castle reprisam seus papéis como Laurie Strode e Michael Myers / The Shape, respectivamente. Castle reprisa seu papel pela primeira vez desde o filme original de 1978.

Em setembro de 2017, Jamie Lee Curtis confirmou que ela iria reprisar seu papel como Laurie Strode.[18] Em contraste com o papel final da personagem no filme original, Laurie se armou e se preparou extensivamente no período de tempo entre os filmes no caso de Michael Myers voltar. Embora o Halloween II e suas últimas partes tenham retratado Myers como um assassino familicida e Laurie como sua irmã, os escritores sentiram que o motivo adicional o tornava menos assustador como um assassino. Como tal, eles intencionalmente ignoraram esse aspecto da tradição.[19] Originalmente eles não sabiam se Curtis estaria disposta a voltar, de acordo com McBride, então "nós quebramos nossas bundas neste roteiro para transformar realmente aquele personagem de Laurie Strode em algo que eu não poderia dizer não para". Curtis já havia retornado como Laurie no Halloween II (1981), Halloween H20: 20 Years Later e Halloween: Resurrection. Judy Greer entrou em negociações para interpretar a filha de Laurie, Karen Strode.[20] Danielle Harris, que interpretou a filha de Laurie Jamie Lloyd no Halloween 4 e Halloween 5 da continuidade original, contatou Blumhouse com a oferta de reprisar seu papel de alguma forma, mas o estúdio planejava ir com uma personagem filha diferente, para a decepção de Harris: "Eu estava bem com isso quando ela tinha um filho... mas eles estão dizendo que é o último e... ela tem uma filha. E não é Jamie. É meio que uma chatice, eu acho."[21] Em 7 de dezembro de 2017, Andi Matichak foi escolhido para interpretar a neta de Laurie, Allyson Strode.[22] Em 20 de dezembro de 2017, foi anunciado que Nick Castle, que interpretou Michael Myers no filme original, estaria reprisando seu papel, com o ator e dublê James Jude Courtney também para interpretar Myers.[23][24][25] Em 13 de janeiro de 2018, foi confirmado que Ginny Gardner, Miles Robbins, Dylan Arnold e Drew Scheid serão os amigos de Allyson, respectivamente.[25] Em 16 de janeiro de 2018, Will Patton foi escolhido para participar do filme.[26] Mais tarde, ele foi acompanhado por Rob Niter, ambos os atores foram anunciados para retratar policiais. Ao mesmo tempo, Rhian Rees foi escolhido para interpretar Dana.[27] Falando do elenco, Nick Castle disse que "o que eu gosto sobre isso (novo filme) é que eles têm alguns jovens atores realmente bons, eles deram forma à relação entre o personagem de Jamie e sua filha e neta. Eu acho que eles são realmente opções ousadas sobre quem são essas pessoas e porque elas são do jeito que são agora."[28]

Filmagem e efeitos visuais[editar | editar código-fonte]

A produção principal começou em 13 de janeiro de 2018 em Charleston, Carolina do Sul. Originalmente, estava programado para começar no final de outubro de 2017,[29][30] mas foi adiada até janeiro de 2018.[31] Danny McBride disse que o horror do filme visa criar uma sensação de tensão e medo diante do público, em vez de depender da violência gráfica.[32] A maquiagem e os efeitos visuais serão fornecidos por Christopher Nelson. Jamie Lee Curtis terminou suas cenas em 16 de fevereiro de 2018,[33] com as filmagens restante terminando em 19 de fevereiro de 2018.

Courtney fez uma semana de ensaio antes do início das filmagens. Nelson usou um molde do rosto de Courtney para construir a máscara de Michael Myers, além de outras próteses usadas pelo ator. Courtney participou de todas as cenas de Myers, incluindo as de Nick Castle, que só participaram de uma quantidade mínima de cenas, que Castle descreveu aos repórteres no set como uma participação especial: "Jim é nosso Michael Myers agora". Nelson acompanhou Courtney durante as filmagens, fornecendo dicas de interpretação de seu próprio conhecimento dos personagens da franquia de Halloween. Nelson foi entrevistado e examinado para o filme por Akkad e Green depois de uma conversa com o produtor de Blumhouse, Ryan Turek, com quem ele já estava familiarizado. Em colaboração com o maquiador Vincent Van Dyke, alguns de seus desenhos e conceitos foram inicialmente rejeitados devido a complicações legais, que foram então corrigidas quando ele começou seu trabalho no filme. Em vez de tentar copiar o design da máscara original, ele simplesmente tentou recapturar o que descreveu como "sensação" visual. Porque o filme foi criado quarenta anos após os eventos do original, ele estudou decaimento e rugas várias máscaras anos de tempo de quarenta enquanto descrevendo sua visão de Myers, "Você não está criando apenas uma máscara. Você está criando uma sensação você tem uma expressão... Mas também a máscara parece completamente diferente em todos os ângulos em que foi fotografada, e eu também queria essa sensação". Courtney foi contratado depois que Nelson aconselhou Green a não escolher um papel duplo no papel, que ficou aliviado por Courtney ter se encaixado em sua visão da fisicalidade de Myers.[34]

Castle expressou que era a intenção dos cineastas manter a atmosfera do original e que, como o filme de 1978, "é muito centrado na vizinhança... Há muitas coisas coincidentes (no novo filme) que parecem maneiras engenhosas de introduzir uma espécie de déjà vu do primeiro, sem sentir que está sendo copiado, foi a primeira coisa que saiu de suas bocas: "Queremos fazer como John fez."

Música[editar | editar código-fonte]

Halloween (Original 2018 Motion Picture Soundtrack)
Álbum de estúdio de John Carpenter, Cody Carpenter & Daniel Davies
Lançamento 18 de outubro de 2018 (2018-10-18)
Género(s)
Duração 43:29
Gravadora(s) Sacred Bones
Críticas profissionais
Pontuações agregadas
Fonte Avaliação
Metacritic 74/100[35]
Avaliações da crítica
Fonte Avaliação
AllMusic 4 de 5 estrelas.[36]
Consequence of Sound A−[37]
MusicOMH 4 de 5 estrelas.[38]
Pitchfork 7.4/10[39]
Rolling Stone 3.5 de 5 estrelas.[40]
Sputnikmusic 4.5 de 5 estrelas.[41]
Under the Radar 8/10[42]

Todas as músicas compostas por John Carpenter, Cody Carpenter e Daniel Davies.

Halloween (Original Motion Picture Soundtrack)
N.º Título Duração
1. "Intro"   1:14
2. "Halloween Theme"   3:02
3. "Laurie’s Theme"   0:44
4. "Prison Montage"   2:46
5. "Michael Kills"   0:33
6. "Michael Kills Again"   3:45
7. "The Shape Returns"   3:32
8. "The Bogeyman"   1:06
9. "The Shape Kills"   0:50
10. "Laurie Sees the Shape"   1:13
11. "Wrought Iron Fence"   0:47
12. "The Shape Hunts Allyson"   0:58
13. "Allyson Discovered"   1:26
14. "Say Something"   3:02
15. "Ray's Goodbye"   1:39
16. "The Shape Is Monumental"   1:57
17. "The Shape and Laurie Fight"   1:54
18. "The Grind"   1:52
19. "Trap the Shape"   2:10
20. "The Shape Burns"   1:31
21. "Halloween Triumphant"   7:28
Duração total:
43:29

Lançamento[editar | editar código-fonte]

Halloween teve sua estréia mundial no Festival Internacional de Cinema de Toronto em 8 de setembro de 2018, como parte da seção Midnight Madness do festival.[43] O filme está agendado para ser lançado nos cinemas em 19 de outubro de 2018. Um documentário independente intitulado The Shape Lives: 40 Years of Halloween foi anunciado em 4 de abril de 2018, que cobrirá a realização do Halloween, seu impacto e as muitas sequências.[44] Ele será lançado no YouTube em 10 de outubro de 2018, nove dias antes do lançamento de Halloween (2018).

Marketing[editar | editar código-fonte]

A convenção cinematográfica CinemaCon estreou filmagens exclusivas em 25 de abril de 2018, obtendo reações positivas dos participantes.[45] O filme teve uma apresentação no San Diego Comic-Con no Hall H em 20 de julho de 2018, que contou com a participação de Jamie Lee Curtis, David Gordon Green, Malek Akkad e Jason Blum.[46] Durante o painel, que contou com uma cena estendida e trailer, Curtis discutiu como o filme se relaciona com o movimento Me Too, descrevendo-o como um filme sobre "trauma", afirmando: "[Laurie] retomando sua narrativa. Ela carregou o trauma e o TEPT de alguém que foi atacado [...] E chega um ponto em que você diz: Eu não sou uma vítima. E esta é uma pessoa que espera há 40 anos [pela chance]."

Merchandising[editar | editar código-fonte]

Trick or Treat Studios obteve os direitos oficiais de licenciamento do filme. Tanto Nelson como Vincent Van Dyke juntaram-se à sua equipe de design, que usou ferramentas do molde usado na máscara de Michael Myers para adaptá-lo à venda no mercado de massa.[47][48]

Recepção[editar | editar código-fonte]

No agregador de revisão Rotten Tomatoes, o filme detém uma taxa de aprovação de 79% com base em 304 avaliações, com uma classificação média de 6,8/10. O consenso crítico do site diz: "Halloween praticamente limpa a chapa após décadas de sequelas decepcionantes, ignorando a crescente mitologia elaborada em favor de ingredientes básicos - mas ainda eficazes".[49] No Metacritic, o filme tem uma pontuação média ponderada de 67 em 100, com base em 51 críticos, indicando "revisões geralmente favoráveis".[50]

Peter Debruge, da Variety, achava que o filme traz a franquia de volta às suas raízes, chamando-a de "um ato de fan service disfarçado de filme de terror. O fato de funcionar como ambos significa que [o diretor] Green conseguiu o que ele se propôs a fazer, empatando a mitologia que Carpenter e companhia estabeleceram, enquanto entregava muito suspense - e mortes macabras e criativas - para o público mais jovem".[51] Escrevendo para The Verge, Bryan Bishop disse que o filme era "melhor do que quase todas as outras sequelas da franquia" e "uma coda apropriada para uma história que começou há 40 anos",[52] enquanto Leah Greenblatt, da Entertainment Weekly, descreveu-a como "uma sequela fiel e fundamental (e divertida também)".[53] Em sua resenha de Bloody Disgusting, Joe Lipsett escreveu: "Tudo somado, Halloween é uma entrada digna na franquia [...] Tudo realmente indica no final, o que faz sentido, considerando que o filme existe para colocar Laurie contra Michael. E nessa capacidade, Halloween não decepciona".[54]

Possível sequência[editar | editar código-fonte]

Em junho de 2018, Danny McBride confirmou que ele e David Gordon Green originalmente tinham a intenção de lançar dois filmes que seriam filmados consecutivamente, depois de decidir contra ele e esperar para ver a reação ao primeiro filme: "Nós estávamos indo filmar dois deles consecutivos. Então nós ficamos tipo, Bem, não vamos nos precipitar. Isso poderia sair, e todos poderiam nos odiar, e nós nunca mais trabalharíamos de novo. Então, não vamos ter que nos sentar por um ano enquanto esperamos que um outro filme seja lançado e que sabemos que as pessoas não vão gostar. Então, nós pensamos: vamos aprender com isso e ver o que funciona e o que não funciona. Mas nós definitivamente temos uma idéia de onde iríamos [com] este ramo da história e esperamos ter a chance de fazê-lo."[55]

Referências

  1. «Halloween at the Toronto International Film Festival». tiff. Consultado em 9 de agosto de 2018 
  2. Blum, Jason. «Jason Blum on Twitter: "Confirm!..."». Twitter. Consultado em 20 de abril de 2018. Arquivado do original em 20 de abril de 2018 
  3. «Halloween: Original Motion Picture Soundtrack». Sacred Bones Records 
  4. Artz, Matt. «[Interview] Meet James Jude Courtney, Your New Michael Myers in 'Halloween' 2018». Halloween Daily News. Consultado em 28 de março de 2018. Arquivado do original em 28 de março de 2018 
  5. https://horrorpedia.com/wp-content/uploads/2018/08/tumblr_pdk5e15Ulw1thr7ppo5_1280.jpg?w=300
  6. Halloween no FilmPT (Portugal)
  7. Halloween no AdoroCinema (Brasil)
  8. Lang, Brent (21 de junho de 2018). «'Halloween': Jamie Lee Curtis, Jason Blum Dish on Michael Myers' Return». Variety. Consultado em 12 de junho de 2018 
  9. «'Halloween (2018)' Box Office» (em inglês). Box Office Mojo. Consultado em 9 de janeiro de 2019 
  10. Bierly, Mandi (13 de novembro de 2017). «Danny McBride on 'Halloween': 'I just hope that we don't f*** it up and piss people off'». Yahoo! (em inglês). Consultado em 14 de novembro de 2017 
  11. Galluzzo, Rob. «David Gordon Green, Danny McBride Will Direct/Write The New HALLOWEEN Movie For Blumhouse!». Blumhouse (em inglês). Consultado em 15 de fevereiro de 2017 
  12. Williams, Owen (21 de junho de 2011). «Halloween 3D Gets A Release Date». Empire Online. Consultado em 21 de junho de 2011 
  13. Turek, Ryan (7 de março de 2012). «Halloween 3D Officially Bumped from 2012». Shock Till You Drop. Consultado em 18 de abril de 2012 
  14. «'Saw' Writers Hired to Tackle New 'Halloween' Horror Movie (Exclusive)» 
  15. Mr Disgusting (15 de junho de 2015). «Michael Myers Resurrected In 'Halloween Returns'!». Bloody Disgusting 
  16. Mr Disgusting (15 de junho de 2015). «Who's Directing 'Halloween Returns'?! (Exclusive)». Bloody Disgusting 
  17. Hamman, Cody (2015-10-22). "The next Halloween Film Has Been Delayed for Refiguring." JoBlo.com. JoBlo Movie Network. Retrieved 2015-12-14.
  18. «Everything We Know About David Gordon Green's 'Halloween'». Bloody Disgusting. Consultado em 19 de novembro de 2017 
  19. «NEW MICHAEL MYERS WON'T BE IMMORTAL & WON'T HAVE A SISTER». JoBlo. Consultado em 18 de novembro de 2017 
  20. N'Duka, Amanda. «Judy Greer In Talks To Join Jamie Lee Curtis In 'Halloween' Reboot». Deadline.com. Consultado em 2 de outubro de 2017 
  21. Sprague, Mike. «Danielle Harris Tried to Get Jamie Lloyd into New Halloween Movie». Dread Central. Consultado em 19 de novembro de 2017 
  22. N'Duka, Amanda (7 de dezembro de 2017). «Andi Matichak To Join Jamie Lee Curtis In 'Halloween' Reboot». Deadline.com. Consultado em 8 de dezembro de 2017 
  23. Miska, Brad. «Original Shape Actor Playing Michael Myers in 'Halloween' 2018! [Exclusive]». Bloody Disgusting. Consultado em 20 de dezembro de 2017 
  24. Keene, Allison (20 de dezembro de 2017). «The 'Halloween' Reboot Will Bring Back the Original Michael Myers Actor». Collider 
  25. a b Miska, Brad (13 de janeiro de 2017). «More 'Halloween' Cast Announced As Filming Begins!». Bloody Disgusting. Consultado em 13 de janeiro de 2017 
  26. Sneider, Jeff. «WILL PATTON JOINS JAMIE LEE CURTIS IN BLUMHOUSE'S "HALLOWEEN" SEQUEL (EXCLUSIVE)». The Tracking Board. Consultado em 16 de janeiro de 2018 
  27. Hamman, Cody (30 de janeiro de 2018). «LAURIE STRODE IS BACK IN NEW HALLOWEEN IMAGE, AND SO IS HER HAIR». Joblo. Consultado em 6 de fevereiro de 2018 
  28. Artz, Matt. «[Interview] Nick Castle Talks Reprising Michael Myers in 'Halloween' 2018». HalloweenDailyNews. Consultado em 21 de fevereiro de 2018 
  29. Marc, Christopher. «'Halloween' Begins Shooting In South Carolina This Month». OmegaUnderground. Consultado em 31 de outubro de 2017 
  30. Pritchard, Tiffany. «Five Questions for Stronger Director David Gordon Green». Filmmaker Magazine. Consultado em 17 de novembro de 2017. Arquivado do original em 9 de novembro de 2017 
  31. Miska, Brad (21 de novembro de 2017). «'Halloween' Filming Delayed Until January». Bloody Disgusting. Consultado em 21 de novembro de 2017 
  32. Young, Kevin (29 de novembro de 2017). «Danny McBride, Charleston's newest resident celebrity, talks uncomfortable comedy, Halloween, and a career playing "asshole douchebags"». Charleston City Paper. Consultado em 1 de dezembro de 2017 
  33. Curtis, Jamie (16 de fevereiro de 2018). «Jamie Lee Curtis on Twitter». Twitter (verified account). Consultado em 18 de fevereiro de 2018. Arquivado do original em 18 de fevereiro de 2018 
  34. Cavanaugh, Patrick. «'Halloween' Sequel Makeup Designer Teases New Look of Michael Myers Mask». ComicBook.Com (em inglês). Consultado em 10 de abril de 2018. Cópia arquivada em 10 de abril de 2018 
  35. «Reviews for Halloween (Original 2018 Motion Picture Soundtrack) by John Carpenter». Metacritic. Consultado em 31 de outubro de 2018 
  36. Simpson, Paul. «Halloween [2018] [Original Motion Picture Soundtrack] – John Carpenter». AllMusic. Consultado em 31 de outubro de 2018 
  37. Roffman, Michael. «John Carpenter Carves Out a Brutally Angry Score for David Gordon Green's Halloween - The Master of Horror returns to score the franchise over 35 years later». Consequence of Sound. Consultado em 15 de outubro de 2018 
  38. Shepherd, Sam. «John Carpenter – Halloween OST». MusicOMH. Consultado em 19 de outubro de 2018 
  39. Greene, Jayson. «John Carpenter / Cody Carpenter / Daniel Davies - Halloween: Original Motion Picture Soundtrack». Pitchfork. Consultado em 30 de outubro de 2018 
  40. Grow, Kory. «Review: John Carpenter Steps Out of Michael Myers' Shadow on a New Soundtrack to 'Halloween'». Rolling Stone. Consultado em 22 de outubro de 2018 
  41. (CONTRIBUTOR), Simon. «John Carpenter - Halloween (2018)». Sputnikmusic. Consultado em 19 de outubro de 2018 
  42. Trunick, Austin. «John Carpenter, Cody Carpenter, and Daniel Davies - Halloween: Original Motion Picture Soundtrack». Under the Radar. Consultado em 25 de outubro de 2018 
  43. McNary, Dave (9 de agosto de 2018). «'Predator,' 'Halloween,' 'Fahrenheit 11/9' to Premiere at Toronto Film Festival». variety. Consultado em 9 de agosto de 2018 
  44. SquabbleBox.co.uk - Entertainment Under Attack (4 de abril de 2018), The Shape Lives: 40 Years of Halloween - TEASER TRAILER, consultado em 20 de agosto de 2018 
  45. Squires, John. «David Gordon Green On When You'll See the First 'Halloween' Trailer Online». Bloody Disgusting. Consultado em 4 de junho de 2018. Cópia arquivada em 4 de junho de 2018 
  46. Bonomolo, Cameron. «'Halloween' Star Jamie Lee Curtis Confirms San Diego Comic-Con Appearance». Consultado em 3 de julho de 2018 
  47. Squires, John. «Trick or Treat Studios Releasing Aged Michael Myers Masks from This Year's Movie Mold!». Bloody Disgusting. Consultado em 10 de abril de 2018. Cópia arquivada em 10 de abril de 2018 
  48. «Halloween 2018». Trick or Treat Studios. Consultado em 4 de junho de 2018. Cópia arquivada em 4 de junho de 2018 
  49. «Halloween (2018)». Rotten Tomatoes. Fandango Media. Consultado em 14 de setembro de 2018 
  50. «Halloween (2018) reviews». Metacritic. Consultado em 14 de setembro de 2018 
  51. Debruge, Peter (9 de setembro de 2018). «Toronto Film Review: 'Halloween'». Variety Magazine. Penske Media. Consultado em 9 de setembro de 2018 
  52. Bishop, Bryan (10 de setembro de 2018). «The new Halloween is a slasher movie with an actual message». The Verge. Consultado em 10 de setembro de 2018 
  53. Greenblatt, Leah (9 de setembro de 2018). «Halloween is a faithful, fundamental sequel (and funny too): EW TIFF review». Entertainment Weekly. Consultado em 12 de setembro de 2018 
  54. Lipsett, Joe (9 de setembro de 2018). «[TIFF Review] 'Halloween' Delivers a Satisfying Laurie vs Michael Showdown 40 Years in the Making». Bloody Disgusting. Consultado em 10 de setembro de 2018 
  55. https://ew.com/movies/2018/06/08/halloween-danny-mcbride-two-sequels/

Ligações externas[editar | editar código-fonte]