High School Musical 3: Senior Year (trilha sonora)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
High School Musical 3: Senior Year
Trilha sonora de Elenco de High School Musical 3: Senior Year
Lançamento 21 de outubro de 2008 (2008-10-21)
Gravação 2008
Gênero(s)
Duração 51:15
Idioma(s) Inglês
Formato(s)
Gravadora(s) Hollywood Records
Produção
Cronologia de Elenco de High School Musical 3: Senior Year
High School Musical 2
(2007)
Singles de High School Musical 3: Senior Year
  1. "Now or Never"
    Lançamento: 11 de julho de 2008 (2008-07-11)
  2. "I Want It All"
    Lançamento: 15 de agosto de 2008 (2008-08-15)
  3. "A Night To Remember"
    Lançamento: 26 de setembro de 2008 (2008-09-26)
  4. "Right Here, Right Now"
    Lançamento: 10 de outubro de 2008 (2008-10-10)

High School Musical 3: Senior Year é o álbum de trilha sonora para o filme da Walt Disney Pictures de mesmo nome. Foi lançado em 21 de outubro de 2008 nos Estados Unidos.

Informações[editar | editar código-fonte]

O álbum vendeu 297 mil cópias na primeira semana de vendas nos Estados Unidos, estreando em #2 na Billboard 200, perdendo o topo para o álbum Black Ice do AC/DC. É a única trilha sonora de High School Musical que não atingiu o primeiro lugar nos Estados Unidos e a menos vendida das três trilhas sonoras, embora tenha vendido mais de 1,3 milhões de cópias nos EUA e 3,500,000 de cópias mundialmente. Na Austrália, a trilha sonora foi certificada Ouro em 6 de novembro (na primeira semana de seu lançamento), e foi certificado Platina em 2 de dezembro - antes mesmo do filme estrear nos cinemas em toda a Austrália. No Brasil, o álbum vendeu mais de 60.000 só em pré-encomendas e foi certificado Platina, antes do lançamento oficial. Ela também vendeu 97.972 em sua primeira semana no Reino Unido, tornando-se o álbum de trilha sonora mais vendido no Reino Unido.

Um disco duplo Premiere Edition da versão da trilha sonora foi lançada no mesmo dia que a versão padrão. A trilha sonora do disco duplo apresenta a trilha sonora original e um DVD bônus com vídeo. A edição de estréia foi lançado em formato digipack em países selecionados.[1] Em 15 de outubro de 2008, as 12 faixas em versão digital foram oficialmente lançadas no EOLAsia.com em Hong Kong. Em 18 de outubro de 2008, a Rádio Disney sediou a estreia mundial da trilha sonora original e tocou todas as músicas.[2]

Crítica[editar | editar código-fonte]

A genialidade da máquina "High School Musical" se torna mais evidente em sua terceira parcela, o primeiro para a tela grande. Como formandos, Troy (Zac Efron), Gabriella (Vanessa Hudgens) e Sharpay (Ashley Tisdale) de fictício East High, eles também deixam a franquia e tentam remontar-se como estrelas pop mainstream com amplo apelo demográfico. Enquanto isso, novas caras, como o intercâmbio de estudantes britânicos Tiara (Jemma McKenzie-Brown) começam a cantar e dançar sua maneira nos corações dos fiéis. A série infinita atualizável tem a sua fórmula musical abaixo: Pegue o "aluguel" de estilo Broadway moderna, adicione uma dança garoto-amigável ao bater com alusões ao pop atual, remova todas as dicas de angústia ou luxúria. O resultado é uma outra visão utópica de adolescentes americanos, feita para pré-adolescentes. Mas o elenco ataca o material com tais vende-lo-à-linha-back coragem que quem gosta de um bom show não pode ajudar mas começ um pontapé fora dele.
— Revista Billboard[3]
Perdido na confusão do fenómeno sempre crescente da High School Musical - crescendo tanto, não pode mais ser contido no Disney Channel, agora está chegando aos cinemas para sua terceira e última parcela - é que a sensação é realmente um musical. O que significa que, apesar de suas armadilhas pop, as trilhas sonoras consistem em melodias completas, músicas que servem à história e são cantadas pelo elenco rotativo. Isso ajuda a fazer o filme funcionar, mas coloca as trilhas sonoras como meras lembranças do evento, um recorde para os fãs tocarem interminavelmente, não um meio de cruzar para um público pop mais amplo. No HSM3, existem apenas duas músicas que se destacam como potenciais singles pop, ambos não coincidentemente com vitrines individuais para as duas maiores estrelas da franquia, Vanessa Hudgens e Zac Efron. Hudgens tem o álbum ' A melhor música da comovente "Walk Away" - uma música que teria mostrado Wilson Phillips por volta de 1990 - que ela canta melhor que Efron, cujo "Scream" se destaca como *NSYNC por volta de 2000. Mas ambos são ofuscados pelo palco de Ashley Tisdale, que mostra muito mais carisma em seu showcase "I Want It All", uma canção que não tem absolutamente nenhuma chance de fazer sentido fora do enredo do High School Musical 3, mas Tisdale se apresenta com vigor insinuante, usando todas as costeletas que aprendeu como uma criança de teatro. É claro, esses pontos fortes são bem adequados para um musical como High School Musical 3, onde as músicas são veículos para apresentações de showboating na tela ou no quarto de um fã - e para esses fãs, esse conjunto, que é semelhante em em todos os sentidos para seus dois antecessores
— Allmusic

Desempenho comercial[editar | editar código-fonte]

O álbum vendeu 297.000 cópias em sua primeira semana nos Estados Unidos, estreando no número 2 na Billboard 200. Atualmente, já vendeu mais de 1 milhão de cópias nos EUA. Na Austrália, a trilha sonora foi certificada como ouro em 6 de novembro (dentro da primeira semana de seu lançamento), mas em Portugal, a trilha sonora foi certificada como platina.[4] O álbum vendeu 3.500.000 cópias em todo o mundo a até 2 de março de 2010.

Faixas[editar | editar código-fonte]

Edição Padrão
TítuloInterprete(s) Duração
1. "Now or Never"  Zac Efron, Vanessa Hudgens, Corbin Bleu, Chris Warren Jr., Ryne Sanborn 4:33
2. "Right Here, Right Now"  Efron, Hudgens 3:58
3. "I Want It All"  Ashley Tisdale, Lucas Grabeel 4:39
4. "Can I Have This Dance?"  Efron, Hudgens 4:04
5. "A Night to Remember"  Efron, Hudgens, Tisdale, Grabeel, Bleu, Monique Coleman, Warren Jr., Olesya Rulin, Sanborn, Kaycee Stroh 3:58
6. "Just Wanna Be with You"  Grabeel, Rulin, Efron, Hudgens 2:38
7. "The Boys Are Back"  Efron, Bleu 3:47
8. "Walk Away"  Hudgens 3:50
9. "Scream"  Efron 3:56
10. "Senior Year Spring Musical"  Efron, Hudgens, Tisdale, Grabeel, Bleu, Rulin, Sanborn, Warren Jr., Stroh, Matt Prokop, Jemma McKenzie-Brown 7:45
11. "We're All in This Together (Graduation Mix)"  Efron, Hudgens, Tisdale, Grabeel, Bleu, Coleman 4:17
12. "High School Musical"  Efron, Hudgens, Tisdale, Grabeel, Bleu, Coleman 3:53

Singles[editar | editar código-fonte]

Vários singles foram liberados antes do lançamento do álbum da trilha sonora, com as músicas sendo lançadas nas lojas digitais e os vídeos sendo exibidos no Disney Channel.

  • "Now or Never" foi o primeiro single da trilha sonora e é cantado pelo elenco de High School Musical 3: Senior Year.
  • "I Want It All" foi o segundo single da trilha sonora e é cantado por Ashley Tisdale e Lucas Grabeel como Sharpay Evans e Ryan Evans.
  • "Can I Have This Dance" foi o terceiro single da trilha sonora e é cantado por Zac Efron e Vanessa Hudgens como Troy Bolton e Gabriella Montez.
  • "A Night to Remember" foi o quarto single da trilha sonora e é cantado pelo elenco de High School Musical 3: Senior Year.
  • "Right Here, Right Now" foi o último single da trilha sonora e é cantado por Zac Efron e Vanessa Hudgens como Troy Bolton e Gabriella Montez.

Desempenho nas tabelas musicais[editar | editar código-fonte]

Versões internacionais[editar | editar código-fonte]

Versões internacionais com letras em línguas estrangeiras foram lançadas em vários países para o single original Right Here, Right Now, assim como versões internacionais de "Just Wanna Be With You", "Scream" e "Walk Away". Versões internacionais de todo o álbum foram produzidas na Índia, Turquia e Rússia.

Canção Título original Idioma Cantor(es) País
"Ty i Ja" "Right Here, Right Now" Polonês Hania Stach & Łukasz Zagrobelny Polônia
"Just Här, Just Nu" Sueco Brandur & Molly Sandén Suécia
"Lige Her Og Nu" Dinamarquês Simon Mathew & Rebekka Mathew Dinamarca
"Μικροί θεοί" (Mikroí Theoí) Grego Kostas Martakis & Shaya Grécia
"Itt És Most" Húngaro Dósa Mátyás & Széles Izabella Hungria
"Chiar Aici, Chiar Acum" Romena Cătălin Josan & Giulia Romênia
"Eu Só Quero Estar Com Você" "Just Wanna Be With You" Português Olavo Cavalheiro & Renata Ferreira (High School Musical: A Seleção) Brasil
"Yo Contigo Quiero Estar" Espanhol Mariana & Cristobal (High School Musical: El Desafío) México
"Yo Contigo Quiero Estar" Espanhol Fernando & Agustina (High School Musical: El Desafío) Argentina
"Grido" "Scream" Italiano Jacopo Sarno Itália
"Vivre Ma Vie" "Walk Away" Francês Amel Bent França

Versão em hindi[editar | editar código-fonte]

Título em hindi Título original Artista(s)
"Now or Never" "Now or Never" High School Musical 3: Senior Year Elenco hindi
"Right Here, Right Now" "Right Here, Right Now" Wrisha Dutta e Sangeet Haldipur
"I Want It All" "I Want It All" High School Musical 3: Senior Year Elenco hindi
"Can I Have This Dance" "Can I Have This Dance" Wrisha Dutta e Sangeet Haldipur
"A Night to Remember" "A Night to Remember" High School Musical 3: Senior Year Elenco hindi
"Just Wanna Be with You" "Just Wanna Be with You" Wrisha Dutta e Sangeet Haldipur
"The Boys Are Back" "The Boys Are Back" Desconhecido
"Walk Away" "Walk Away" Wrisha Dutta
"Scream" "Scream" Sangeet Haldipur
"Senior Year Spring Musical" "Senior Year Spring Musical" High School Musical 3: Senior Year Elenco hindi
"We're All in This Together (Graduation Mix)" "We're All in This Together (Graduation Mix)" High School Musical 3: Senior Year Elenco hindi
"High School Musical" "High School Musical" High School Musical 3: Senior Year Elenco hindi

Versão russa[editar | editar código-fonte]

Em 2 de dezembro, na Rússia, uma edição especial da trilha sonora foi lançada em russo. O álbum só foi lançado na Rússia. O filme também teve uma dublagem russa.

Título em russo Título original Artista(s)
"Сейчас или никогда" "Now or Never" Sergey Lazarev, Kseniya Larina & Outros
"Наш мир" "Right Here, Right Now" Sergey Lazarev & Kseniya Larina
"Мы можем все" "I Want It All" Evgeniya Otradnaya & Mihail Veselov
"Давай танцевать?" "Can I Have This Dance" Kseniya Larina & Sergey Lazarev
"Вот это будет ночь" "A Night to Remember" Sergey Lazarev, Mihail Veselov, Kseniya Larina, Evgeniya Otradnaya & Outros
"Жизнь свою тебе дарю" "Just Wanna Be with You" Mihail Veselov, Yulia Valeeva, Sergey Lazarev & Kseniya Larina
"Мы снова здесь" "The Boys Are Back" Sergey Lazarev & Tom & Jerry
"Просто уйди" "Walk Away" Kseniya Larina
"Крик" "Scream" Sergey Lazarev
"Выпускной весенний мюзикл" "Senior Year Spring Musical" Yulia Valeeva, Mihail Veselov, Evgeniya Otradnaya, Sergey Lazarev, Kseniya Larina & Outros
"Рука к руке, дружнее (Выпускной Mix)" "We're All in This Together (Graduation Mix)" Sergey Lazarev, Mihail Veselov, Kseniya Larina, Evgeniya Otradnaya & Outros
"Классный мюзикл" "High School Musical" Sergey Lazarev, Mihail Veselov, Kseniya Larina, Evgeniya Otradnaya & Outros

Referências

  1. «Music | Disney Music». Disneymusic.disney.go.com. Consultado em 21 de fevereiro de 2012. Arquivado do original em 27 de janeiro de 2011 
  2. Radio Disney "Now or Never" World Premiere Arquivado em 2009-06-16 no Wayback Machine.
  3. [1] Arquivado em julho 5, 2009[Erro data trocada], no Wayback Machine.
  4. «Vários/BSO, Vários, BSO High School Musical 3 (Senior Year), (sem especificar), Música. Comprar música na». Fnac.pt. Consultado em 21 de fevereiro de 2012 
  5. «日焼け対策の重要性». Hsm3cd.com. Consultado em 21 de fevereiro de 2012 
  6. «Die ganze Musik im Internet: Charts, News, Neuerscheinungen, Tickets, Genres, Genresuche, Genrelexikon, Künstler-Suche, Musik-Suche, Track-Suche, Ticket-Suche». musicline.de. Consultado em 21 de fevereiro de 2012. Arquivado do original em 12 de julho de 2012 
  7. a b c d e «Archived copy». Consultado em 30 de outubro de 2008. Arquivado do original em 1 de dezembro de 2008 
  8. [2]
  9. «Billboard.com» 
  10. [3]
  11. «Information Not Found». Billboard.com. Consultado em 21 de fevereiro de 2012 
  12. «Ελληνικό Chart». Ifpi.gr. Consultado em 21 de fevereiro de 2012. Arquivado do original em 27 de outubro de 2007 
  13. «Top 40 album- és válogatáslemez- lista - Slágerlisták - MAHASZ - Magyar Hangfelvétel-kiadók Szövetsége». Mahasz.hu. Consultado em 21 de fevereiro de 2012. Arquivado do original em 8 de dezembro de 2008 
  14. «GFK Chart-Track». Charttrack.co.uk. Consultado em 21 de fevereiro de 2012 
  15. «FIMI - Federazione Industria Musicale Italiana - Classifiche». Fimi.it. Consultado em 21 de fevereiro de 2012. Arquivado do original em 16 de outubro de 2013 
  16. «The Official New Zealand Music Chart». Rianz.org.nz. Consultado em 21 de fevereiro de 2012. Arquivado do original em 9 de março de 2009 
  17. «Various Artists - High School Musical 3 - Music Charts». Acharts.us. Consultado em 21 de fevereiro de 2012 
  18. «Oficjalna lista sprzedaży :: OLiS - Official Retail Sales Chart» (em Polish). OLiS. Consultado em 20 de setembro de 2011 
  19. «Radio 1 - Chart - UK Top 40 Compilation Albums». BBC. 24 de fevereiro de 2007. Consultado em 21 de fevereiro de 2012 
  20. «Archived copy». Consultado em 21 de fevereiro de 2012 
  21. «Archived copy». Consultado em 21 de fevereiro de 2012