High School Musical: The Musical: The Series

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
High School Musical: The Musical: The Series
High School Musical: The Musical: The Series
High School Musical: A Série: O Musical[1] (BR)
Informação geral
Formato série
Gênero Drama adolescente
comédia dramática
mocumentário
musical
Duração 26-34 minutos
Criador(es) Tim Federle
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Produção
Produtor(es) Greg A. Hampson
Jeff T. Miller
Produtor(es) executivo(s) Oliver Goldstick
Tim Federle
Bill Borden
Barry Rosenbush
Tamra Davis
Elenco Olivia Rodrigo
Joshua Bassett
Matt Cornett
Sofia Wylie
Larry Saperstein
Julia Lester
Dara Reneé
Frankie Rodriguez
Joe Serafini
Mark St. Cyr
Kate Reinders
Composto por Gabriel Mann
Empresa(s) produtora(s) Chorus Boy
Salty Pictures
Disney Channel
Exibição
Emissora original Disney+
Formato de exibição 4K (Ultra HD) HDR
Transmissão original 8 de novembro de 2019 – presente
Temporadas 2
Episódios 10 (lista de episódios)

High School Musical: The Musical: The Series (bra: High School Musical: A Série: O Musical; prt: High School Musical: O Musical: A Série) é uma série de televisão estadunidense dos gêneros drama adolescente, comédia dramática, musical e mocumentário, desenvolvida por Tim Federle para o serviço de streaming Disney+, inspirada na série de filmes High School Musical. A série é produzida pela Chorus Boy e Salty Pictures em associação com o Disney Channel, com Oliver Goldstick atuando como showrunner nos primeiros quatro episódios. Ele foi sucedido por Federle como showrunner pelo restante da primeira temporada.

Ambientada em uma versão ficcional da East High School, a escola em que os três filmes originais foram filmados, a série segue um grupo de adolescentes entusiastas do teatro que participam de uma encenação de High School Musical: The Musical como sua produção escolar. A série é estrelada por Olivia Rodrigo, Joshua Bassett, Matt Cornett, Sofia Wylie, Larry Saperstein, Julia Lester, Dara Reneé, Frankie Rodriguez, Joe Serafini, Mark St. Cyr e Kate Reinders.

High School Musical: The Musical: The Series estreou no Disney Channel, ABC e Freeform como uma pré-transmissão simultânea em 8 de novembro de 2019, antes de seu lançamento na Disney+ em 12 de novembro.[2] A primeira temporada consiste em 10 episódios. Em outubro de 2019, antes do lançamento da série, a Disney+ renovou a série para uma segunda temporada.

A série recebeu uma resposta positiva, com críticas destacando as atuações do elenco. Ganhou o GLAAD Media Awards em 2020 de Outstanding Kids & Family Programming.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Em uma versão fictícia da East High School em Salt Lake City, Utah, onde os filmes da trilogia High School Musical foram filmados, uma ex-integrante do elenco, Srta. Jenn, começa a trabalhar como a nova professora de teatro. A professora decide encenar uma performance de High School Musical: The Musical para sua primeira produção teatral de inverno para celebrar a afiliação da escola com o filme original.[3] [4] Os alunos escalados para o musical aprendem a navegar nas relações interpessoais e a formar vínculos entre si, para superar os desafios que enfrentam na vida escolar e em casa.

Na segunda temporada, os estudantes de teatro da East High encenam uma produção de A Bela e a Fera para o musical de primavera e um campeonato com a escola rival, a North High School.[5]

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Principal[editar | editar código-fonte]

  • Olivia Rodrigo como Nini Salazar-Roberts: uma entusiasta do teatro musical, que possui grandes sonhos na atuação e música. Na primeira temporada, ela foi escalada para o papel de Gabriella Montez no musical, e na segunda temporada, é escalada para o papel de uma rosa encantada no musical.
  • Joshua Bassett como Ricky Bowen: um guitarrista e skatista que anteriormente namorou Nini, mas que possui forte sentimentos pela mesma. Na primeira temporada, ele foi escalado para o papel de Troy Bolton, apesar de sua falta de interesse pelo musical, e na segunda temporada, é escalado para o papel da Fera no musical.
  • Matt Cornett como E. J. Caswell: um entusiasta do teatro desportivo que Nini conheceu anteriormente no acampamento de teatro, se tornando inimigo de Ricky. Na primeira temporada, ele foi escalado como Chad Danforth e substituto de Troy, e na segunda temporada, fará o papel do Gaston no musical.
  • Sofia Wylie como Gina Porter: uma estudante transferida com ambições teatrais, que começa uma rivalidade com Nini sobre o papel principal. Na primeira temporada, ela foi escalada como Taylor McKessie e substituta de Gabriella, e na segunda temporada, fará o papel da Babette no musical.
  • Larry Saperstein como Big Red: o melhor amigo de Ricky, que assume o papel de gerente de palco da produção sempre que Natalie não está disponível, apesar de sua falta de conhecimento sobre teatro. Mais tarde, ele mostrou ter talentos ocultos em sapateado e conhecimento de eletrônica. Na segunda temporada, fará o papel de Le Fou no musical.
  • Julia Lester como Ashlyn Caswell: prima de E. J. e aspirante a compositora, que desenvolve um interesse amoroso em Big Red. Na primeira temporada, foi escalada como Sra. Darbus, e na segunda temporada, fará o papel da Bela no musical.
  • Dara Reneé como Kourtney Greene: a melhor amiga de Nini e autoproclamada feminista, que trabalha no departamento de figurino do musical. Na segunda temporada, fará o papel da Sra. Potts no musical.
  • Frankie Rodriguez como Carlos Rodriguez, o coreógrafo da produção, que trabalha ao lado de Srta. Jenn. Na segunda temporada, fará o papel de Lumière no musical.
  • Joe Serafini como Seb Matthew-Smith (recorrente na primeira temporada e principal na segunda temporada), um estudante que é escalado para o papel de Sharpay Evans e começa um relacionamento com Carlos. Na segunda temporada, fará o papel de Chip no musical
  • Mark St. Cyr como o Sr. Benjamin Mazzara: o professor de ciências e tecnologia da East High, que é contra o foco da escola nas artes.
  • Kate Reinders como Srta. Jenn: a nova professora de teatro do East High, que apareceu no filme original de High School Musical como dançarina de fundo e dirige a produção da escola.

Recorrente[editar | editar código-fonte]

  • Alexis Nelis como Natalie Bagley: a gerente de palco da produção.
  • Nicole Sullivan e Michelle Noh como Carol e Dana: mães de Nini.
  • Jeanne Sakata como Malou: avó de Nini.
  • Alex Quijano como Mike Bowen: pai de Ricky, cuja esposa está afastada e atualmente mora em Chicago.
  • Valente Rodriguez como Diretor Gutierrez: o diretor da East High School.
  • Beth Lacke como Lynne Bowen: esposa de Mike e mãe de Ricky, que retorna para anunciar que ela e Mike estão se divorciando.
  • Derek Hough como Zack (segunda temporada): o ex-namorado da Srta. Jenn e um ator que dá aulas de teatro da North High School.
  • Olivia Rose Keegan como Lily (segunda temporada): uma competitiva nova estudante do East High School, que perde um papel no musical.
  • Roman Banks como Howie (segunda temporada): um estudante que trabalha na pizzaria da família de Big Red e tem um interesse em Kourtney.
  • Asher Angel como Jack (segunda temporada).
  • Andrew Barth Feldman como Antoine (segunda temporada): um estudante de intercâmbio da França e parte do musical da North High School.

Convidados[editar | editar código-fonte]

  • Kaycee Stroh como Kaycee: membro do conselho escolar. Stroh interpretou Martha Cox no filme original.
  • Lucas Grabeel como ele mesmo, aparecendo em uma sequência de sonho. Grabeel interpretou Ryan Evans no filme original.
  • Addison Morgan como Emily Pratt (primeira e segunda temporada): uma estudante que foi sabotada por E. J. no acampamento de teatro, e agora estuda no conservatório de atores em Denver, se tornando colega de quarto de Nini.

Episódios[editar | editar código-fonte]

TemporadaEpisódiosOriginalmente exibido
Estreia da temporada Final da temporada
1108 de novembro de 2019 (2019-11-08)[a]10 de janeiro de 2020 (2020-01-10)
Especiais214 de dezembro de 2019 (2019-12-14)[b]11 de dezembro de 2020 (2020-12-11)
212[6]14 de maio de 2021 (2021-05-14)[7]

1.ª temporada (2019–20)[editar | editar código-fonte]

na
série
na
temporada
TítuloDirigido porEscrito porExibição original
11 "The Auditions"
"(As Audições)"
Tamra DavisTim Federle8 de novembro de 2019 (2019-11-08)[a]
Ricky volta à escola no ano novo para descobrir que sua ex-namorada, Nini, agora está namorando E. J., que ela conheceu em um acampamento de teatro durante o verão. Em seu primeiro dia como a nova professora de teatro na East High, a Srta. Jenn anunciou que a escola apresentaria uma produção de High School Musical: The Musical. O Sr. Mazzara avisa a Srta. Jenn sobre a necessidade de ser profissional no trabalho. Nini é inspirada a fazer o teste para o musical depois de participar normalmente como membro do coro; e Ricky decide fazer um teste na tentativa de impressionar Nini e reacender seu relacionamento. Nini conhece a estudante transferida Gina, que a intimida com suas habilidades de dança. Nini audaciosamente faz o teste para o papel de Gabriella cantando "Start of Something New", enquanto Ricky faz o teste para Troy cantando a música que Nini escreveu anteriormente para ele como uma declaração de amor; "Eu acho que meio, você sabe". Chateada, Nini confronta Ricky, antes que a lista do elenco seja publicada, revelando Ricky e Nini nos papéis principais de Troy e Gabriella, respectivamente. 
22 "The Read-Through"
"(A Leitura)"
Tamra DavisOliver Goldstick15 de novembro de 2019 (2019-11-15)
Srta. Jenn começa os ensaios para o musical com uma leitura do roteiro do elenco. Nini tenta evitar Ricky, pois não está impressionada por ele ter feito um teste para se aproximar dela, em vez de para o benefício da produção. Nini critica Ricky por não levar a produção a sério, o que o leva a pensar em desistir. No entanto, Gina convence Ricky a continuar participando na esperança de que suas tentativas românticas façam Nini desistir, permitindo-lhe assumir o papel de Gabriella. O tiro sai pela culatra quando Nini fica impressionada com os esforços recém-descobertos de Ricky para praticar as rotinas de dança. E. J. está com ciúmes de Ricky ter sido escalado como Troy, e depois de suspeitar que Ricky estava enviando mensagens para Nini pelas costas, ele planeja roubar o telefone de Nini e verificar suas mensagens. Gina rouba o telefone de Nini em nome de E. J. e oferece uma aliança; para ajudá-lo a remover Ricky do musical para que ele possa interpretar Troy ao lado de Nini. Enquanto isso, a Srta. Jenn adquire um acessório do filme original, o telefone de Gabriella, para ser exibido durante a exibição do programa. 
33 "The Wonderstudies"
"(Alunos Exemplares)"
Tamra DavisZach Dodes22 de novembro de 2019 (2019-11-22)
Agora de posse do telefone de Nini, E. J. ouve uma mensagem de voz sincera que Ricky deixa para ela e a apaga; antes de devolver o telefone para perdido e descoberto por culpa. Nini chega atrasada para os ensaios depois que Gina reprograma a sessão, ciente de que Nini não receberia a atualização por falta de seu telefone. Nini se sente intimidada quando Gina coreografa uma complicada rotina de dança e rouba alguns de seus pertences em retaliação, acreditando que Gina roubou seu telefone. E. J. convence Nini a devolver os itens e escreve uma música para ela, "A Billion Sorrys", quando percebe que deve confessar suas próprias ações. Depois que E. J. insinua que ouviu o correio de voz, Ricky inadvertidamente revela a Nini que E. J. roubou seu telefone. Enquanto isso, o Sr. Mazzara confronta a Srta. Jenn sobre o telefone de suporte que ela adquiriu; encontrar um recibo de compra do item online depois de alegar que foi um presente de um dos membros do elenco do filme original. O Sr. Mazzara repreende a Srta. Jenn quando descobre que ela era apenas um figurante no filme e sugere que sua posição na escola foi concedida com base na falsa alegação de que ela tinha um papel maior. Ele a pressiona para informar seus alunos de teatro. 
44 "Blocking"
"(Marcação)"
Chad LoweMargee Magee29 de novembro de 2019 (2019-11-29)
Nini confronta E. J. sobre o roubo de seu telefone; ele expressa sua convicção de que ela ainda sente algo por Ricky. A dupla discute antes de um ensaio de bloqueio, que resulta na dupla cantando uma versão tensa de "What I've Been Looking For" com E. J. substituindo seu papel de substituto. Miss Jenn desaprova o elenco de não levar os ensaios a sério e implora para os alunos resolverem seus problemas pessoais. E. J. tenta se desculpar, mas Nini bloqueia seu número de telefone, decidindo terminar com ele. A mãe de Ricky volta para casa para revelar que ela e seu pai estão se separando e que ela se mudará para Chicago. Ricky está visivelmente magoado com a notícia e planeja passar a noite no Big Red's, antes de se mudar para a casa de Nini depois de falar com sua mãe, Carol. Nini conforta Ricky, e os dois compartilham um momento romântico, antes que ela descubra que ele saiu de casa. Nini lamenta a perda de seu relacionamento e ressurgir sentimentos por Ricky, ao escrever a música "All I Want". Enquanto isso, Gina elabora um novo plano para assumir o papel principal, ao convencer E. J. a se tornar seu par no baile de boas-vindas que está por vir. 
55 "Homecoming"
"(O Baile)"
Joanna KernsTim Federle6 de dezembro de 2019 (2019-12-06)
Nini decide perder o baile de boas-vindas e passar a noite com Kourtney e Srta. Jenn para impedi-la de pensar demais sobre seu recente rompimento. Miss Jenn tenta reacender o foco de Nini na produção e a encoraja a ter mais confiança em si mesma em uma sala de karaokê. Miss Jenn conhece o pai de Ricky, Mike, durante a noite e uma conexão romântica é instigada entre os dois. Carlos ajuda Seb a ensaiar a coreografia de "Bop to the Top" e os dois combinam de comparecer ao baile que está por vir. Carlos fica inicialmente desanimado quando Seb não chega, mas os dois depois se reconciliam quando ele simplesmente chega atrasado. Gina leva E. J. como seu par para o baile na esperança de que o drama indesejado forçaria Nini a deixar seu papel, e fica desanimada quando o plano não dá certo. Ricky repreende Gina por tirar vantagem de E. J. e, depois de se desculpar, ele a leva para casa e os dois se unem. A senhorita Jenn verifica seu telefone para encontrar chamadas perdidas e mensagens do diretor Gutierrez, que organiza uma reunião urgente como resultado de sua negligência com seus deveres de acompanhante para o baile. 
66 "What Team?"
"(Qual é o Time?)"
Kimberly McCullough & Joanna KernsOliver Goldstick13 de dezembro de 2019 (2019-12-13)
A Srta. Jenn foi suspensa indefinidamente de seu cargo depois que o Diretor Gutierrez descobre que ela mentiu sobre sua experiência de ensino e credencial durante o processo de inscrição. Carlos é forçado a atuar como substituto para as funções de direção da Srta. Jenn e entrega a notícia ao elenco quando a pressão se torna insuportável. Os alunos discutem o impacto positivo que a Srta. Jenn teve em suas vidas escolares e decidem defendê-la. Eles se unem para encenar e ensaiar uma apresentação da música "Truth, Justice and Songs in Our Key" na reunião do conselho escolar para convencer o painel a continuar empregando a Srta. Jenn. A apresentação prova um sucesso e a posição de Miss Jenn é reintegrada. Na reunião, a Srta. Jenn descobre que Mike é o pai de Ricky. Enquanto isso, Nini fica com ciúmes da amizade recém-descoberta de Ricky com Gina quando ela o vê cantar uma versão acústica de "When There Was Me and You" para ela. E. J. decide limpar sua consciência confessando seus segredos e mentiras para Nini. 
77 "Thanksgiving"
"(Dia de Ação de Graças)"
Kimberly McCulloughAnn Kim20 de dezembro de 2019 (2019-12-20)
Durante o feriado de Ação de Graças, Ashlyn organiza uma festa para os alunos de teatro em sua casa. Ricky liga para sua mãe para descobrir que ela está em um novo relacionamento com um homem diferente, e Gina sente empatia por Ricky com base nas lutas de sua própria família. Nini faz um esforço para se conectar com Gina na festa antes que sua mãe ligue para dizer que ela foi transferida para o trabalho e que eles se mudarão novamente. Big Red percebe Ashlyn quando ele descobre que ela é a co-capitã da equipe de robótica, e os dois se unem durante a festa. Ashlyn incentiva Nini a escrever uma música sobre ela em vez de seus relacionamentos, levando-a a compor "Out of the Old", e a considerar se candidatar a uma escola de artes performáticas em Denver. E. J. descobre que perdeu uma quantidade significativa de suas mídias sociais depois de continuar confessando seu comportamento imoral. Enquanto isso, a Srta. Jenn e o Sr. Mazzara se encontram inesperadamente na escola durante a noite para trabalhar em seus respectivos projetos extracurriculares. A dupla ajuda um ao outro em suas tentativas e passam o resto da noite juntos na escola. Eles adormecem assistindo a um filme enquanto uma tomada elétrica acende na oficina. 
88 "The Tech Rehearsal"
"(O Ensaio Técnico)"
Joanna KernsNatalia Castells-Esquivel27 de dezembro de 2019 (2019-12-27)
O elenco descobre que o teatro East High foi danificado por um incêndio durante o feriado, deixando-os impossibilitados de realizar os ensaios. Carlos organiza a produção no abandonado Teatro El Rey, no centro da cidade. Miss Jenn conduz um ensaio técnico, mas hesita em trabalhar no teatro devido a uma lembrança desagradável em relação à estreia do filme original, onde descobriu que sua fala no filme havia sido cortada. E. J. ganha posse das notas pessoais de elenco da Srta. Jenn e fica consternado ao saber que ela o considerava incapaz de se conectar com o material emocional da peça. Nini e Ricky ensaiam em particular uma cena juntos e redescobrem sua conexão romântica enquanto relembram sua amizade. Miss Jenn descobre a habilidade de cantar de Kourtney durante o ensaio, antes de Kourtney ligar para a escola de artes cênicas em que Nini estava interessada. Depois de ficar inconsciente em um estado de torpor, Miss Jenn sonha em interpretar a música "Role of a Lifetime" com Lucas Grabeel, o que mais tarde a inspira a redirecionar a produção de volta para East High. 
99 "Opening Night"
"(Noite de Estreia)"
Kabir AkhtarOliver Goldstick3 de janeiro de 2020 (2020-01-03)
Na noite de abertura da produção, E. J. se vê entrando no papel de Troy para o segundo ato. Oito horas antes, os alunos de teatro se preparam para sua primeira apresentação. Miss Jenn garante o ginásio East High como local de apresentação e pede ao Sr. Mazzara para ajudar Big Red com o equipamento técnico. Ricky escreve uma música para Nini, "Just for a Moment", enquanto Nini prepara um presente para Ricky; mas o par está hesitante em compartilhar isso um com o outro. Miss Jenn pede a Kourtney para interpretar Taylor no lugar de Gina, que já se mudou. Kourtney fica aliviada quando Gina chega inesperadamente no meio do show para retomar seu papel no break dance de "Stick to the Status Quo". Nini fica animada ao saber que Kourtney convidou o reitor da escola de artes cênicas para assistir à apresentação, mas fica assustada com a pressão. Ricky está satisfeito por ter seus pais participando do show, mas fica nervoso quando o novo parceiro de Lynne chega durante seu solo de "Get'cha Head in the Game". Sentindo-se desanimado, Ricky implora a E. J. que termine a apresentação em seu lugar. 
1010 "Act Two"
"(Segundo Ato)"
Kabir AkhtarTim Federle10 de janeiro de 2020 (2020-01-10)
E. J. começa a fazer o papel de Troy no segundo ato, enquanto Ricky confronta sua mãe sobre trazer seu novo parceiro, Todd, para o show. Gina encoraja Ricky a pelo menos assistir o resto da produção, mas uma vez lá dentro, ele testemunha E. J. se afastar de seu papel durante "Breaking Free" para permitir que Nini e Ricky terminem a performance juntos. Gina reconhece e agradece a E. J. por comprar a passagem de avião que lhe permitiu retornar. O Sr. Mazzara fica chocado ao testemunhar as habilidades técnicas de Big Red e o convida para se juntar ao clube de robótica. Nini fica chateada quando o reitor da escola de artes cênicas sai no meio da apresentação. Após o show, Ricky conforta Nini, antes de declarar seu amor por ela; admitindo que inicialmente teve medo de expressá-lo. O par se beija e compartilha seus presentes um com o outro. Ashlyn recebe um buquê de flores de Big Red, e os dois depois se beijam. O diretor Gutierrez confronta a Srta. Jenn e o Sr. Mazzara, agora sabendo que eles causaram o incêndio na escola. Nini fica surpresa ao ver o reitor retornar após o show. Ela parabeniza Nini pela performance e oferece a ela uma vaga na escola de artes cênicas, a partir de um mês. 

Especiais (2019–20)[editar | editar código-fonte]

TítuloDirigido porExibição original
"High School Musical: The Musical: The Series: The Special" Clayton Cogswell[8]14 de dezembro de 2019 (2019-12-14)[b]
Este especial apresenta o arquivo cenas dos bastidores da produção do filme original High School Musical. O diretor de cinema Kenny Ortega e o membro do elenco original Corbin Bleu falam sobre sua experiência no filme e conhecem o elenco de High School Musical: The Musical: The Series. Lucas Grabeel também anuncia sua participação especial na série. O criador da série Tim Federle discute a música "Just For a Moment", e o elenco se apresenta na D23 Expo em Anaheim. 
"High School Musical: The Musical: The Holiday Special[9]"
"(High School Musical: O Musical: Especial de Festas)"
Tim Federle[9]11 de dezembro de 2020 (2020-12-11)
Um especial de feriado no qual o elenco apresenta canções de Natal. 

2.ª temporada[editar | editar código-fonte]

na
série
na
temporada
TítuloDirigido porEscrito porExibição original
111 "New Year's Eve" Kimberly McCulloughTim Federle[10]14 de maio de 2021 (2021-05-14)
Os estudantes de teatro da East High School comemoram o início das férias com uma apresentação de "Something in the Air". A Srta. Jenn supervisiona a reconstrução do palco do teatro da escola enquanto planeja sua próxima produção; High School Musical 2. Ela encontra seu namorado do colégio e ex-rival de palco Zack, que voltou à escola rival North High para liderar o departamento de drama da escola na produção de A Pequena Sereia, na esperança de ganhar o Prêmio Alan Menken para altas produções de teatro escolar. Intimidada, a Srta. Jenn decide mudar o musical de primavera da East High para A Bela e a Fera para competir contra sua rival. Durante uma festa de ano novo na casa de Ashlyn, ela anuncia a mudança e revela que inscreveu o grupo na competição. Ricky luta com a notícia de que seu pai vai se mudar para uma casa menor. Depois de esconder de Ricky a notícia de sua aceitação na escola de artes cênicas, Nini de repente revela a ele que ela se mudará para Denver
122 "Typecasting" Kimberly McCulloughAnn Kim21 de maio de 2021 (2021-05-21)
Os alunos de teatro fazem os preparativos para a audição do novo musical, usando a música "Belle". Ricky se sente hesitante em participar da produção como resultado da saída repentina de Nini, mas a Srta. Jenn reconhece seu compromisso e o premia com o papel principal da Fera. Ashlyn se resigna com a crença de que será rotulada com base em seu papel anterior, mas fica surpresa ao descobrir que ganhou o papel de Bela. Duas semanas após sua partida, Nini começa a se sentir isolada na escola de artes cênicas em Denver. Ela tenta animar uma cena de atuação clássica com a linguagem contemporânea, mas seus professores não se impressionam e imploram que ela siga as diretrizes rígidas da escola. Na East High, a nova aluna Lily tenta fazer amizade com o elenco, mas os alunos de teatro ficam ofendidos por sua atitude mal-educada e pretensiosa durante o processo de audição. A Srta. Jenn se recusa a oferecer a Lily um papel no show, levando-a a entrar em contato com o departamento de drama da North High. 
133 "Valentine's Day" Paul HoenZach Dodes28 de maio de 2021 (2021-05-28)
Nini viaja brevemente para casa em Salt Lake para surpreender Ricky no Dia dos Namorados, sem saber que ele foi a Denver para surpreendê-la também. Mais tarde, ele retorna, e a dupla mantém contato por meio de ligações telefônicas; no entanto, eles não conseguem encontrar um tempo para se ver pessoalmente durante a visita de Nini. Gina começa a sentir falta de seu tradicional presente de Dia dos Namorados de sua mãe ausente, e ela encontra conforto em conversar com Ricky. Kourtney começa a trabalhar como gerente assistente da pizzaria da família Big Red e luta para ganhar o respeito do antigo funcionário Howie. Os ensaios para A Bela e a Fera começam, e Ashlyn se preocupa por não corresponder à aparência estabelecida de Bela. Big Red a tranquiliza e planeja uma surpresa espetacular para o feriado. Carlos e Seb também comemoram o primeiro Dia dos Namorados juntos. Lily revela a Srta. Jenn que ela será transferida para North High para participar de seu musical. 
144 "The Storm" Paul HoenRitza Bloom4 de junho de 2021 (2021-06-04)
Os alunos são forçados a buscar abrigo na East High durante uma forte tempestade de neve, que causa uma queda de energia na escola. Os ensaios continuam e Carlos e Gina discutem quem pode coreografar "Be Our Guest". Eles finalmente percebem suas semelhanças e concordam em chegar a um acordo. Nini retorna a East High para se despedir do clube de teatro e descobre que E. J. foi rejeitado na Duke University. O Sr. Mazzara conforta E. J. contando a história sobre sua rejeição da CalTech. A Srta. Jenn se oferece para levar Nini até o ponto de ônibus, mas a dupla fica presa na neve por causa da tempestade. Nini confessa à Srta. Jenn que seu tempo na escola de artes cênicas tem sido menos do que ideal; ela tem se sentido sufocada e insatisfeita. Srta. Jenn garante a Nini que os sonhos podem mudar, como quando ela desistiu de seu sonho de se apresentar na Broadway para dar aulas. Nini se despede de Ricky no ponto de ônibus e se esforça para sair novamente, enquanto canta "Granted". A Srta. Jenn fica agradavelmente surpresa ao descobrir que Nini não embarcou no ônibus e que ela retornará permanentemente para East High. 
155 "The Quinceañero" Kimberly McCulloughEmilia Serrano11 de junho de 2021 (2021-06-11)
Para comemorar o aniversário de dezesseis anos de Carlos, os alunos de teatro estão organizando uma festa de aniversário surpresa, conhecida como quinceañero na tradição mexicana. O pai de Ricky, Mike, concorda em acompanhar a festa ao lado da Srta. Jenn, e seu afeto por ela se intensifica. Isso leva a uma conversa estranha com o Sr. Mazzara, que também está presente, e cada vez mais apaixonado pela Srta. Jenn. O Sr. Mazzara é o mentor de E. J. enquanto a dupla gerencia a configuração audiovisual da noite. Seb canta "The Climb" para Carlos, e Gina canta "A Dancer's Heart", enquanto executa uma dança mexicana para mostrar como ele é inspirador. Mais tarde, ela liga para a mãe para dizer que está pronta para voltar para casa, enquanto E. J. percebe seus sentimentos românticos por Gina. Nini voltou para East High e assiste da lateral enquanto o resto do elenco ensaia para o show. Ricky tenta convencer a Srta. Jenn a dar a ela um papel no musical, embora Nini espere continuar seus sonhos de compor para continuar sua carreira. No entanto, quando o North High de repente muda sua produção para A Bela e a Fera para aumentar a rivalidade, a Srta. Jenn desesperadamente gera uma ideia inovadora para permitir que Nini retorne ao palco. 
166 "Yes, And..." Kimberly McCulloughIlana Wolpert18 de junho de 2021 (2021-06-18)
177 "The Field Trip" ASAASA25 de junho de 2021 (2021-06-25)
188 "Most Likely To" ASAASA2 de julho de 2021 (2021-07-02)
199 "Spring Break" ASAASA9 de julho de 2021 (2021-07-09)
2010 "The Transformation" ASAJessica Leventhal16 de julho de 2021 (2021-07-16)
2111 "Showtime" ASAASA23 de julho de 2021 (2021-07-23)
2212 "Second Chances" ASAASA30 de julho de 2021 (2021-07-30)

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Em 9 de novembro de 2017, foi anunciado que a Disney estava desenvolvendo uma adaptação para a série de televisão de sua série de filmes High School Musical criada por Peter Barsocchini.[11] [12] A série era esperada para estrear no próximo serviço de streaming daDisney, então sem nome.[11][12] A empresa planejou adaptar a franquia para a televisão e abordou o criador Tim Federle para desenvolver uma ideia para uma série.[13] Ferderle lançou a série de estilo documentário em janeiro de 2018 e passou a escrever rascunhos de um roteiro junto com o Disney Channel.[13]

Em 30 de maio de 2018, foi anunciado que Federle serviria como escritor e produtor executivo da série.[14] Em 6 de setembro, a Disney deu oficialmente à produção um pedido de série para uma primeira temporada consistindo de dez episódios.[3] Oliver Goldstick era esperado para servir como showrunner e produtor executivo adicional, enquanto Julie Ashton supervisionaria o processo de seleção de elenco.[3] Junto com este anúncio, também foi revelado que o show seria do gênero mocumentário e uma lista de nomes e descrições de personagens foi lançada.[3][15] Em maio de 2019, Goldstick deixou a série por causa de "diferenças criativas", tendo atuado como showrunner nos primeiros quatro episódios.[16] A série é produzida em associação com o Disney Channel.[13][17][18]

Em outubro de 2019, antes do lançamento da primeira temporada, a Disney+ renovou a série para uma segunda temporada.[17] Federle afirmou que o enredo da segunda temporada não giraria em torno de uma produção de High School Musical 2;[18][19] [20] foi revelado em fevereiro de 2020 que a produção apresentada seria A Bela e a Fera.[21] A segunda temporada consistirá em doze episódios.[6]

Roteiro[editar | editar código-fonte]

Federle inspirou-se no estilo de mocumentário da série de outros filmes e programas como Waiting for Guffman e The Office.[19] Ele foi inspirado a criar uma série que descrevia a música como um tema central, além de aproveitar sua experiência como ex-artista da Broadway[19][22]

A série inclui representação LGBTQ+, com dois personagens gays: Carlos e Seb.[23] [24] Em uma entrevista ao The Advocate, Frankie Rodriguez creditou a Federle por escrever seu personagem Carlos como gay, sem recorrer a tropas de um personagem queer típico.[23] O personagem Seb desempenha o papel de Sharpay no musical, um exemplo de elenco não tradicional de gênero.[23][24] A série começa a explorar uma relação entre pessoas do mesmo sexo quando Carlos convida Seb para o baile da escola no episódio "Homecoming".[25] [26] A série também retrata a criação de filhos do mesmo sexo por meio das duas mães de Nini, Carol e Dana.[23][24] Além dessa representação, a série também inclui temas como o divórcio.[27]

Escolha do elenco[editar | editar código-fonte]

Federle expressou a importância de escalar adolescentes reais para os papéis principais para adicionar autenticidade à série baseada no ensino médio.[13] Em 17 de outubro de 2018, foi anunciado que Joshua Bassett havia sido escalado para um papel principal.[28] O resto do elenco foi anunciado em 15 de fevereiro de 2019, incluindo Sofia Wylie como Gina, Kate Reinders como Miss Jenn e Olivia Rodrigo como Nini.[29] [30] Federle confirmou em novembro de 2019 que um membro do elenco não identificado do filme original faria uma participação especial através de uma sequência de fantasia.[18] [31] Depois de ser listado como um artista de destaque na trilha sonora, Lucas Grabeel, que interpretou Ryan Evans, foi confirmado para fazer uma aparição na série.[32] [33] Grabeel aparece no episódio "The Tech Rehearsal" como uma versão ficcional de si mesmo, atuando em uma música ao lado de Reinders.[33] Kaycee Stroh, que interpretou Martha Cox, também fez uma participação especial no episódio "What Team?"[34]

Em dezembro de 2019, foi relatado que Joe Serafini, que interpreta Seb Matthew-Smith, seria promovido ao elenco principal para a segunda temporada.[35] Outras adições ao elenco recorrente foram reveladas no início de 2020: Roman Banks como Howie; Olivia Rose Keegan como Lily; e Derek Hough como Zack, ex-namorado da Srta. Jenn.[36] [37] [38]

Filmagens[editar | editar código-fonte]

A produção da primeira temporada começou em 15 de fevereiro de 2019, em Salt Lake City, Utah, e foi concluída em 30 de junho.[39][40] A produção da segunda temporada começou em fevereiro de 2020, mas foi interrompida devido à pandemia de COVID-19.[41] [42] As filmagens foram retomadas em novembro de 2020.[43]

O estilo de mocumentário da série é obtido através da configuração de uma câmera única,[28] com câmeras portáteis usadas para criar imagens trêmulas e zoom.[44] Além disso, cabeças falantes são utilizadas para permitir que os personagens expressem seus pensamentos íntimos enquanto falam para a câmera.[44] Essas cenas representam o "dia presente" na história, enquanto flashbacks do relacionamento passado de Nini e Ricky são filmados de forma mais tradicional.[44]

Música[editar | editar código-fonte]

A primeira temporada contém nove canções originais, com uma nova peça musical apresentada em cada um dos primeiros nove episódios. A maioria das músicas é tocada ao vivo pelos atores.[45] [19][46] Alguns atores acompanharam suas próprias apresentações em instrumentos como o violão.[13] Olivia Rodrigo escreveu uma canção original para a série, "All I Want", e co-escreveu "Just for a Moment" com Bassett e o produtor musical Dan Book.[47][48] Federle afirmou que sua proposta original incluía a ideia de desenvolver canções originais para a série.[19] Steve Vincent, que trabalhou nos filmes originais, atuou como supervisor musical da série e contratou vários compositores para escrever novas músicas.[19][45] Ele também recebeu inscrições de compositores de Los Angeles.[45] A trilha sonora da primeira temporada, com novas canções e interpretações de canções do filme original, foi lançada em 10 de janeiro de 2020, pela Walt Disney Records.[47] Na preparação para o lançamento, faixas selecionadas foram disponibilizadas semanalmente para correlacionar com os episódios sendo lançados.[47]

Um álbum que acompanha o especial de festas, High School Musical: The Musical: The Holiday Special: The Soundtrack, foi lançado em 20 de novembro de 2020, que inclui músicas de Natal, bem como canções selecionadas como uma prévia da segunda temporada.[9] Assim como novas canções e novas versões de canções do filme original, a segunda temporada contará com canções do musical da Disney A Bela e a Fera, escrito por Alan Menken, Howard Ashman e Tim Rice.[5] Bassett e Rodrigo escreveram canções originais para a segunda temporada.[43]

Lançamento[editar | editar código-fonte]

O primeiro episódio de High School Musical: The Musical: The Series foi transmitido no Disney Channel, ABC e Freeform em 8 de novembro de 2019,[2] antes de seu lançamento no serviço de streaming Disney+ em 12 de novembro de 2019,[49] em 4K HDR.[50] Os episódios foram lançados semanalmente, em vez de todos de uma vez.[51] O final da primeira temporada foi lançada em 10 de janeiro de 2020.[45]

No Brasil, o primeiro episódio foi exibido no Disney Channel em 15 de novembro de 2020 antes do lançamento oficial da plataforma no país em 17 de novembro.[52] Depois do lançamento do streaming no país os episódios foram lançados semanalmente todas as sextas-feiras.

Antes do lançamento da segunda temporada, um especial de festas de 45 minutos intitulado High School Musical: The Musical: The Holiday Special, apresentando o elenco apresentando músicas de Natal, foi lançado em 11 de dezembro de 2020.[43] O especial também contou com prévias de músicas e cenas da segunda temporada.[43] A segunda temporada estreia a 14 de maio de 2021.[7]

Marketing[editar | editar código-fonte]

O primeiro pôster e trailer do programa foram lançados em 23 de agosto de 2019, no painel Disney+ na D23 Expo 2019. O primeiro episódio também foi exibido junto com um painel de discussão apresentado pelo membro do elenco de High School Musical, Corbin Bleu.[53]

Série Companheira[editar | editar código-fonte]

Uma série curta dos bastidores intitulada High School Musical: The Musical: The Series: Extra Credit foi lançada semanalmente no YouTube e adicionada ao Disney+ em 17 de janeiro de 2020.[54] A série apresenta entrevistas com o elenco, cenas de ensaio e outros clipes da produção da série.[55] Uma versão atualizada da primeira temporada intitulada High School Musical: The Musical: The Series: The Sing-Along, marcada com as letras das músicas apresentadas na tela, também foi lançada em 17 de janeiro.[54]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Audiência[editar | editar código-fonte]

A pré-transmissão simultânea do primeiro episódio em 8 de novembro de 2019 foi visto por 2,03 milhões na ABC, além de 474.000 no Disney Channel e 293.000 durante a exibição Freeform. A transmissão recebeu 2,8 milhões de telespectadores no total.[56]

Resposta crítica[editar | editar código-fonte]

A avaliação do site Rotten Tomatoes deu para a primeira temporada um índice de 74% de aprovação dos críticos e com uma classificação média de 7,79/10, com base em 31 resenhas. O consenso crítico do site disse: "High School Musical: The Musical: The Series se parece um pouco com seus predecessores para realmente ser o começo de algo novo - embora os fãs da franquia possam apenas encontrar o que procuram em seus estilos nostálgicos."[57] O Metacritic, que usa uma média ponderada, atribuiu uma pontuação de 64/100 com base em 16 resenhas, indicando "avaliações geralmente favoráveis​​".[58]

Vinnie Mancuso do Collider descreveu a série como "carinhosamente irônico".[59] Kelly Lawler expressou que a série é uma "carta de amor" para produções teatrais do ensino médio em uma crítica para o USA Today.[60] Kendra Cleary do Hypable afirmou que a série captura a energia do filme original enquanto introduz um conjunto relacionável de personagens que não são tão estereotipados como Troy e Gabriella.[61] No entanto, Caroline Framke da Variety sugeriu que alguns elementos do programa são muito semelhantes à abordagem "bidimensional" do filme original.[62] Libby Torres, do Insider, disse que a série carecia da "energia contagiante" do filme original e achou a premissa chocante.[63] Mancuso se opôs ao estilo de mockumentary da série, observando que o formato distrai de outro humor nos episódios.[59] Ethan Anderton do /Film observou a técnica como inorgânica e desnecessária.[64] Por outro lado, Cleary listou as cabeças falantes como um de seus aspectos favoritos da série.[61] Daniel Toy do Tom's Guide indicou como as técnicas ajudam a evitar o desconhecimento dos personagens.[65] Em seu blog Laughing Place, Alex Reif disse que a série era mais voltada para adultos do que os filmes originais.[53] Joel Keller, da Decider, sugeriu que a exibição da série não requer um entendimento da franquia original.[66]

Shannon Miller do The A.V. Club elogiou o talento do elenco, em particular de Rodrigo e Bassett por sua habilidade musical e "manipulação de material dramático".[4] Escrevendo para Decider, Kayla Cobb afirmou que os dois protagonistas têm uma química romântica significativa.[67] Megan Peters, da Comicbook.com, elogiou Rodrigo por sua interpretação da personalidade "cautelosa" de Nini, e Keller a descreveu como "especialmente magnética".[66] [68] Anderton também aplaudiu o elenco e sugeriu que a série não apresenta o mesmo "estilo de atuação exagerado" do material original.[64] A coreografia do show foi elogiada, assim como Wylie por sua capacidade de dança.[4][67] Toy descreveu o timing cômico de Rodriguez como Carlos como "impecável".[65] Anderton, Peters e Framke compararam o desempenho de Kate Reinders como a "excessivamente zelosa" Miss Jenn a Kristin Chenoweth.[62] [64][68]

A série foi comparada a Glee por seus temas, bem como por sua combinação de música e drama.[59][61][67] Framke descreveu a série como uma "versão doce e muito boba de Glee", e Peters notou semelhanças por meio de seus "cortes e gracejos rápidos".[68] [62] No entanto, Miller afirmou que High School Musical usa a música mais como um elemento literal do que abstrato no enredo.[4] Cleary notou que a série não é um musical em si, e que as canções aparecem organicamente, representadas por meio de audições e ensaios.[61]

Revendo a música, Mancuso e Toy expressaram interesse em que o programa continuasse a fornecer novas canções além da trilha sonora do filme original.[59][65] Cleary elogiou a pontuação "vibrante e nostálgica".[61] Cobb elogiou as habilidades vocais do elenco principal e descreveu Rodrigo como "um talento especialmente pronunciado", com uma voz doce e sincera.[67]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Nomeado(s) Resultado Ref.
2020 GLAAD Media Awards Outstanding Kids & Family Programming High School Musical: The Musical: The Series Venceu[c] [69]
Kids' Choice Awards Favorite Male TV Star Joshua Bassett Indicado [70]

Notas

  1. a b O primeiro episódio estreou na ABC, Disney Channel e Freeform em 8 de novembro de 2019 , servindo como uma prévia de simulcast antes de seu lançamento em Disney + em 12 de novembro.[2]
  2. a b O primeiro especial estreou em Canais de propriedade da ABC, WTVD-TV Raleigh, KFSN-TV Fresno e KABC- TV Los Angeles, em 14 de dezembro de 2019, antes de seu lançamento na Disney + em 20 de dezembro.[8]
  3. High School Musical: The Musical: The Series empatou com a série The Bravest Knight (Hulu)

Referências

  1. «High School Musical: A Série: O Musical». Título brasileiro da série 
  2. a b c Pedersen, Eric (11 de outubro de 2019). «High School Musical: The Musical: The Series First Episode To Air On ABC, Disney Channel & Freeform Ahead Of Disney+ Premiere». Deadline Hollywood. Consultado em 11 de outubro de 2019 
  3. a b c d Petski, Denise; Petski, Denise (6 de setembro de 2018). «'High School Musical' TV Series Reveals Plot, Character Details». Deadline (em inglês). Consultado em 11 de fevereiro de 2020 
  4. a b c d «The cast of Disney+'s High School Musical reboot are already stars». TV Club (em inglês). Consultado em 11 de fevereiro de 2020 
  5. a b «High School Musical: The Musical: The Series season 2 musical is not High School Musical 2». EW.com. Consultado em 5 de fevereiro de 2020 
  6. a b Ng, Philiana (3 de janeiro de 2020). «HSM: TM: TS Stars Joshua Bassett and Olivia Rodrigo on Ricky and Nini's Romantic Future (Exclusive)». Entertainment Tonight. Consultado em 3 de janeiro de 2020 
  7. a b Pedersen, Erik; Pedersen, Erik (24 de fevereiro de 2021). «Disney+ Sets Premiere Dates, First Images For Turner & Hooch, Mysterious Benedict Society, Chip 'N' Dale: Park Life & High School Musical: The Series». Deadline Hollywood (em inglês). Consultado em 27 de fevereiro de 2020 
  8. a b «A Call of the Wildcats, "High School Musical: The Musical: The Series: The Special" Debuts on ABC Owned TV Stations Beginning Saturday, Dec. 14, and Friday, Dec. 20, on Disney+». The Futon Critic. 15 de dezembro de 2019. Consultado em 15 de dezembro de 2019 
  9. a b c Otterson, Joe (7 de outubro de 2020). «High School Musical: The Musical: The Series Holiday Special Set at Disney Plus». Variety. Consultado em 7 de outubro de 2020 
  10. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome WGA
  11. a b «'Star Wars' Live-Action TV Series to Launch on Disney Streaming Service». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 11 de fevereiro de 2020 
  12. a b «Disney Is Planning High School Musical TV Show | TV Guide». TVGuide.com (em inglês). 9 de novembro de 2017. Consultado em 11 de fevereiro de 2020 
  13. a b c d e Donahue, Ann; Donahue, Ann (15 de novembro de 2019). «From Pitch to Screen: 'High School Musical: The Musical – The Series'». IndieWire (em inglês). Consultado em 11 de fevereiro de 2020 
  14. Otterson, Joe; Otterson, Joe (30 de maio de 2018). «'High School Musical' Series at Disney Streaming Service Enlists 'Ferdinand' Writer (EXCLUSIVE)». Variety (em inglês). Consultado em 11 de fevereiro de 2020 
  15. Lesley Goldberg (6 de setembro de 2018). «High School Musical TV Series Details Revealed». The Hollywood Reporter. Consultado em 9 de novembro de 2018 
  16. Andreeva, Nellie (7 de maio de 2019). «Disney+ Series Sulphur Springs Becomes Disney Channel Pilot; High School Musical Showrunner Exits». Deadline Hollywood. Consultado em 9 de maio de 2019 
  17. a b Petski, Denise (18 de outubro de 2019). «High School Musical: The Musical: The Series Renewed For Season 2 By Disney+». Deadline Hollywood. Consultado em 18 de outubro de 2019. Cópia arquivada em 18 de outubro de 2019 
  18. a b c Swift, Andy; Swift, Andy (9 de novembro de 2019). «High School Musical: The Musical: The Series: Grade It! Plus, Find Out What to Expect From Season 1 (and Beyond)». TVLine (em inglês). Consultado em 11 de fevereiro de 2020 
  19. a b c d e f O'Keeffe, Kevin (7 de novembro de 2019). «High School Musical: The Musical: The Series Creator Talks Inspiration, Punctuation and more». Primetimer. Consultado em 10 de novembro de 2019 
  20. Gibson, Kelsie (10 de novembro de 2019). «The High School Musical Series Will Have a Second Season, but It Won't Be About HSM 2». PopSugar. Group Nine Media. Consultado em 14 de novembro de 2019. Cópia arquivada em 26 de abril de 2020 
  21. Dodson, P. Claire. «The High School Musical Series Will Take on a Classic Musical in Season 2». Teen Vogue. Consultado em 5 de fevereiro de 2020 
  22. ref>Fierberg, Ruthie (12 de novembro de 2019). «What to Expect From Disney+ High School Musical: The Musical: The Series». Playbill (em inglês). Consultado em 11 de fevereiro de 2020 
  23. a b c d Reynolds, Daniel (14 de novembro de 2019). «High School Musical (Finally!) Has an Out Gay Teen». The Advocate. Here Media. Consultado em 14 de novembro de 2019 
  24. a b c Sorren, Martha (14 de novembro de 2019). «Disney+'s High School Musical Show Finally Includes Out Gay Characters». Bustle. Bustle Digital Group. Consultado em 14 de novembro de 2019 
  25. O'Keeffe, Kevin (6 de dezembro de 2019). «High School Musical: The Musical: The Series Introduces Landmark Gay Relationship». Primetimer. Consultado em 7 de dezembro de 2019 
  26. Carras, Christi (6 de dezembro de 2019). «Thanks to Whitney Houston, High School Musical has its first gay romance». Los Angeles Times. Los Angeles Times Communications LLC. Consultado em 7 de dezembro de 2019 
  27. Sartore-Bodo, Dina (12 de novembro de 2019). «High School Musical Series Cast Talks Shocking Twists, Season 2, & Taking The Show On Tour». Hollywood Life. Penske Business Media. Consultado em 14 de novembro de 2019 
  28. a b Petski, Denise; Petski, Denise (17 de outubro de 2018). «'High School Musical': Joshua Bassett To Star In Disney Streaming Series Reboot». Deadline (em inglês). Consultado em 11 de fevereiro de 2020 
  29. Petski, Denise; Petski, Denise (15 de fevereiro de 2019). «'High School Musical': Disney+ Sets Cast, Starts Production On Streaming Series Reboot». Deadline (em inglês). Consultado em 11 de fevereiro de 2020 
  30. «Meet the Cast of Disney's New High School Musical Series». E! Online (em inglês). 15 de fevereiro de 2019. Consultado em 11 de fevereiro de 2020 
  31. «An OG 'High School Musical' Cast Member Will Show Up In The New Series». Bustle (em inglês). Consultado em 11 de fevereiro de 2020 
  32. Sorren, Martha (13 de novembro de 2019). «Who Is The HSM Alum Cameo On High School Musical: The Musical: The Series Going To Be?». Refinery. Consultado em 14 de novembro de 2019. The series' soundtrack contains a listing for Lucas Grabeel 
  33. a b Ng, Philiana (26 de dezembro de 2019). «High School Musical Alum Lucas Grabeel Returns for Disney Plus Series: First Look (Exclusive)». Entertainment Tonight. Consultado em 29 de dezembro de 2019 
  34. Ng, Philiana (12 de dezembro de 2019). «High School Musical Alum Drops by for a Special Cameo in Disney Plus Series: First Look (Exclusive)». Entertainment Tonight. Consultado em 29 de dezembro de 2019 
  35. Harnick, Chris (5 de dezembro de 2019). «High School Musical: The Musical: The Series ups Joe Serafini to series regular». Los Angeles Times. Los Angeles Times Communications LLC. Consultado em 5 de dezembro de 2019 
  36. Clement, Olivia (14 de março de 2020). «Dear Evan Hansen's Roman Banks Joins High School Musical: The Musical: The Series». Playbill. Consultado em 14 de março de 2020 
  37. Petski, Denise (5 de março de 2020). «Derek Hough Joins High School Musical: The Musical: The Series As Recurring». Deadline Hollywood. Consultado em 14 de março de 2020 
  38. Swift, Andy (14 de março de 2020). «High School Musical Series Adds Broadway Vet, Soap Star in Season 2». TV Line. Consultado em 14 de março de 2020 
  39. Petski, Denise (16 de fevereiro de 2019). «High School Musical: Disney+ Sets Cast, Starts Production On Streaming Series Reboot». Deadline Hollywood. Consultado em 16 de fevereiro de 2019. Cópia arquivada em 16 de fevereiro de 2019 
  40. Booth, Ali (2 de julho de 2019). «Olivia Rodrigo & Cast Wrap on 'HSM: The Musical' Series». Tiger Beat. Consultado em 18 de outubro de 2019. Cópia arquivada em 2 de julho de 2019 
  41. Knox, David (8 de novembro de 2019). «S2 of High School Musical: The Musical: The Series in production». TV Tonight. Consultado em 6 de fevereiro de 2020 
  42. Dzurillay, Julia (29 de abril de 2020). «Joshua Bassett (Ricky) Confirms That High School Musical: The Musical: The Series Paused Production on Season 2». Showbiz Cheat Sheet. Consultado em 7 de maio de 2020 
  43. a b c d Ng, Philiana (18 de novembro de 2020). «HSMTMTS Cast Get Into a Festive Mood in This Joyful Holiday Special First Look (Exclusive)». Entertainment Tonight. Consultado em 23 de novembro de 2020 
  44. a b c Gunderson, Alexis (8 de novembro de 2019). «High School Musical: The Musical: The Series Is a Slyly Self-Aware Work of Vertically Integrated Genius». Paste. Paste Media Group. Consultado em 14 de novembro de 2019 
  45. a b c d «'High School Musical' Graduates: How the New Disney+ Series Pays Homage With Modern Twists». Billboard. Consultado em 11 de fevereiro de 2020 
  46. Desk, TV News. «Disney+ to Release HIGH SCHOOL MUSICAL: THE MUSICAL: THE SERIES Soundtrack». BroadwayWorld.com (em inglês). Consultado em 11 de fevereiro de 2020 
  47. a b c Gans, Andrew (7 de novembro de 2019). «High School Musical: The Musical: The Series Soundtrack, Out in January, to Feature HSM Classics and New Tunes». Playbill (em inglês). Consultado em 11 de fevereiro de 2020 
  48. Sorren, Martha (13 de novembro de 2019). «Olivia Rodrigo From High School Musical Wrote Her Own Songs For The Show». Bustle. Bustle Digital Group. Consultado em 14 de novembro de 2019 
  49. Pedersen, Eric (12 de abril de 2019). «Disney+ Full List Of Programming: Streaming Service's Series, Movies, Specials & More». Deadline Hollywood. Consultado em 12 de abril de 2019. Cópia arquivada em 12 de abril de 2019 
  50. «Disney Spotlights Comprehensive Direct-to-Consumer Strategy at 2019 Investor Day». The Walt Disney Company. 12 de abril de 2019. Consultado em 12 de abril de 2019. Cópia arquivada em 12 de abril de 2019 
  51. Mitovitch, Matt Webb (24 de agosto de 2019). «Disney+ to Release Episodes Weekly: A Welcome Break From Stress-Bingeing?». TV Line. Consultado em 24 de agosto de 2019. Cópia arquivada em 24 de agosto de 2019 
  52. GDPB, Redação. «Disney+ Divulga Programação Oficial da Pré-Estreia no Brasil, Confira!». Disney Plus Brasil. Consultado em 11 de novembro de 2020 
  53. a b Reif, Alex (22 de setembro de 2019). «High School Musical: The Musical: The Series — First Impressions from D23 Expo». Laughing Place. Consultado em 7 de novembro de 2019 
  54. a b Palmer, Roger (17 de janeiro de 2019). «High School Musical: The Musical: The Series: Sing-Along & Extra Credits Added to Disney+». What's On Disney Plus?. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  55. «Watch High School Musical: The Musical: The Series». Disney+. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  56. Salem, Mitch (11 de novembro de 2019). «Top 150 Saturday Cable Originals & Network Finals: 11.8.2019». Showbuzz Daily. Consultado em 11 de novembro de 2019 
  57. «High School Musical: The Musical: The Series: Season 1 (2019)». Rotten Tomatoes. Consultado em 28 de abril de 2020 
  58. «High School Musical: The Musical: The Series - TV Show Reviews». Metacritic. Consultado em 29 de novembro de 2019 
  59. a b c d Mancuso, Vinnie (4 de novembro de 2019). «High School Musical: The Musical: The Series Is a Clever, Tongue-in-Cheek Disney+ Ad Review». Collider. Consultado em 4 de novembro de 2019 
  60. Mancuso, Vinnie (14 de novembro de 2019). «Disney+ review: High School Musical: The Musical: The Series is nostalgia done right». USA Today. Gannett Company. Consultado em 14 de novembro de 2019 
  61. a b c d e Cleary, Kendra (4 de novembro de 2019). «High School Musical: The Musical: The Series review: This Disney+ series is soarin', flyin'». Hypable. Consultado em 4 de novembro de 2019 
  62. a b c Framke, Caroline (4 de novembro de 2019). «TV Review: High School Musical: The Musical: The Series on Disney Plus». Variety. Consultado em 4 de novembro de 2019 
  63. Torres, Libby (9 de novembro de 2019). «High School Musical: The Musical: The Series lacks the charm and originality of the beloved Disney Channel film». Insider. Insider Inc. Consultado em 9 de novembro de 2019 
  64. a b c Anderton, Ethan (4 de novembro de 2019). «Disney+ Original Shows Reviews: How is the Streaming Services' First Wave of Programming?». /Film. Consultado em 4 de novembro de 2019 
  65. a b c Toy, Daniel (4 de novembro de 2019). «High School Musical: The Musical: The Series Review: Bet on This Disney Plus Delight». Tom's Guide. Future US. Consultado em 7 de novembro de 2019 
  66. a b Keller, Joel (8 de novembro de 2019). «Stream It Or Skip It: High School Musical: The Musical: The Series On Disney+, A Super-Meta Tribute To The HSM Franchise». Decider. New York Post. Consultado em 8 de novembro de 2019 
  67. a b c d Cobb, Kayla (5 de novembro de 2019). «High School Musical: The Musical: The Series Is a Bonkers Delight». Decider. New York Post. Consultado em 5 de novembro de 2019 
  68. a b c Peters, Megan (4 de novembro de 2019). «High School Musical: The Musical Review: The Series Has Its Head in the Game». Comicbook.com. Consultado em 4 de novembro de 2019 
  69. Daw, Stephen (30 de julho de 2020). «Here Are All the Winners From the 2020 GLAAD Media Awards». Billboard. Billboard-Hollywood Media Group. Consultado em 1 de agosto de 2020 
  70. Nordyke, Kimberly (13 de fevereiro de 2020). «Kids' Choice Awards: Chance the Rapper Set as Host; 'Avengers: Endgame' Leads Nominees». The Hollywood Reporter. Consultado em 13 de fevereiro de 2020. Cópia arquivada em 13 de fevereiro de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]