Huastecas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Huastecas (desambiguação).
Huasteca
Téenek
MX TV TLACUATZIN SON HUASTECO.jpg
Músicos huastecas
População total

66 000 (INAH)
150,000 (Ethnologue 1990)

Regiões com população significativa
 México (San Luis Potosí, Veracruz e Tamaulipas)
Línguas
Huasteco e espanhol
Religiões
Catolicismo romano
Etnia
Maias
Estátua huasteca da região de Tampico, séculos XIV-XVI

Os huastecas, huaxtecas ou huastecos, são um povo nativo[1] do México, historicamente baseados nos estados mexicanos de Hidalgo, San Luis Potosí, Veracruz e Tamaulipas, concentrando-se ao longo do Rio Pánuco e da costa do Golfo do México. Os huastecas autodenominam-se Teenek. Falam huasteco, uma língua da família maia.

A antiga cultura huasteca é uma das culturas pré-hispânicas da Mesoamérica. A partir das provas arqueológicas conhecidas, pensa-se que as suas origens remontem a 1000 a.C., apesar de o seu período civilizacional mais produtivo ser geralmente considerado como tendo ocorrido durante o período pós-clássico mesoamericano, entre o declínio de Teotihuacan e o aparecimento do império asteca. Os huastecas pré-colombianos construíram templos em pirâmides, esculpiram estátuas e produziram cerâmica ricamente decorada.

A cultura huasteca foge à regra na medida em que foi uma das poucas culturas que atingiu o grau de civilização e construiu cidades, mas que, ainda assim, geralmente não usava roupas. Eram admirados pelos outros povos mesoamericanos pelas suas capacidades musicais.

Cerca de 1450, os huastecas foram derrotados pelos astecas, sob a liderança de Moctezuma I; a partir de então, os huastecas pagaram tributos aos astecas, mas mantiveram em grande medida a sua auto-governação ao nível local.

Foram dominados pelos conquistadores espanhois entre 1519 e 1530. Com a imposição da fé católica, tiveram que passar a usar vestuário.

Referências

  1. La Huasteca: historia y cultura, por Guy Stresser-Péan. Disponível em http://www.arqueomex.com/S2N3nHuasteca79.html Arquivado março 9, 2012 no WebCite . Acesso em 12 de abril de 2015. (em castelhano)