Poverty Point

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Pix.gif Poverty Point *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Povery Point Site, Louisiana, Aerial Photograph.tif
Foto aérea de Poverty Point
País  Estados Unidos
Tipo Cultural
Critérios iii
Referência 1435
Região** América
Coordenadas 32° 38' 12" N 91° 24' 23" O
Histórico de inscrição
Inscrição 2014  (38ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.
** Região, segundo a classificação pela UNESCO.

Poverty Point (francês: Pointe de Pauvreté) é um trabalho de terraplanagem pré-histórico da cultura Poverty Point, hoje um monumento histórico e Patrimônio da humanidade [1] localizado no sul dos Estados Unidos. Localiza-se a cerca de 25 quilômetros do Rio Mississippi em Louisiana.

Poverty Point possui vários trabalhos de terraplanagem e montes construídos entre 1650 e 700 a.C., durante o Período Arcaico nas Américas por um grupo de nativos americanos da cultura Poverty Point. A cultura se estendeu 160 quilômetros pelo delta do Mississippi. Os propósitos originais de Poverty Point ainda não foram determinados pelos arqueólogos, embora eles acreditem em várias possibilidades como: assentamento, centro de comércio e/ou complexo religioso cerimonial.

O local, que possui 3,68km2 é um Monumento Nacional registrado e tem sido descrito como "o maior e mais complexo de ocupação do Período Arcaico e local cerimonial ainda existente na América do Norte".[2] Os arqueólogos chamaram a atenção para Poverty Point no começo do Século XX e recebeu este nome graças a uma plantação próxima. Desde lá, várias escavações aconteceram na região. O complexo atrai muitos turistas hoje em dia.

UNESCO[editar | editar código-fonte]

Poverty Point foi incluída na lista de patrimônio Mundial da UNESCO graças a "seu testemunho único da construção na América do Norte que ainda é visível, mesmo após 2.000 anos."[3]

Referências

  1. Greg Hilburn. «A first for Louisiana: Poverty Point selected as World Heritage site». Monroe News-Star. Consultado em 23 de junho de 2014 
  2. "Poverty Point", National Historic Landmarks Program, National Park Service
  3. «Poverty Point na UNESCO». Consultado em 9 de novembro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]