Infernus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Infernus
Infernus
Infernus em 2009
Informação geral
Nome completo Roger Tiegs
Nascimento 18 de junho de 1972 (51 anos)
Local de nascimento Umeå, Suécia
Gênero(s) Black metal
Ocupação(ões) Músico
Instrumento(s) Guitarra, baixo, bateria, vocais
Período em atividade 1993–presente
Gravadora(s) Embassy Productions, Malicious, Century Media, Nuclear Blast, Season of Mist,[1] Forces of Satan,[2] Regain
Afiliação(ões) Gorgoroth, Borknagar, Orcustus, Desekrator, Norwegian Evil

Roger Tiegs, (Umeå, 18 de junho de 1972) mais conhecido pelo nome artístico Infernus, é um músico de black metal e satanista norueguês.[3][4] Ele é o único membro fundador e principal idealizador da banda de black metal Gorgoroth, formada em 1992, além de ser o fundador e líder da gravadora Forces of Satan Records. Embora seja principalmente guitarrista, Infernus também participou como baixista, baterista e vocalista em várias gravações lançadas tanto pelo Gorgoroth quanto por outras bandas.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Formação do Gorgoroth[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Gorgoroth

Infernus fundou a banda de black metal Gorgoroth em Sunnfjord em 1992, após supostamente fazer "um pacto com o Diabo".[4] A primeira demo do Gorgoroth, intitulado A Sorcery Written in Blood, foi lançado em 1993 e levou a banda a assinar contrato com o selo francês Embassy Productions. O primeiro álbum completo do Gorgoroth, Pentagram, foi lançado em 1994. Nos anos seguintes, a banda passou por várias mudanças na formação, com Infernus sendo o único membro original a continuar no Gorgoroth. Juntando-se a membros de grupos de black metal como Ulver, Immortal, Enslaved e Molested, Infernus participou como baixista no álbum de estreia autointitulado do Borknagar, lançado em 1996. Após assinar contrato com o selo alemão Malicious Records, o Gorgoroth lançou os álbuns Antichrist em 1996 e Under the Sign of Hell em 1997, com Infernus escrevendo toda a música e a maioria das letras, além de desempenhar as funções de guitarra e baixo nos álbuns.

Período do Gorgoroth com a Nuclear Blast[editar | editar código-fonte]

Após o lançamento de Under the Sign of Hell e uma turnê europeia como atração principal em 1997, o Gorgoroth assinou contrato com a importante gravadora alemã de metal Nuclear Blast. Em 1998, Infernus e o guitarrista do Gorgoroth, Tormentor, que havia se juntado à banda em 1996, lançaram um álbum como projeto paralelo de black metal chamado Desekrator, que também incluía membros do Enslaved e do Old Funeral. Infernus escreveu a maioria das músicas dos dois primeiros álbuns do Gorgoroth lançadas pela Nuclear Blast, Destroyer (1998) e Incipit Satan (2000), enquanto Tormentor escreveu as faixas-título dos álbuns. Após se apresentar ao vivo com o Gorgoroth em vários festivais e turnês na Europa e América do Sul, Infernus tornou-se um dos membros fundadores da banda de black metal Orcustus em 2002, uma banda composta por membros e ex-membros do Gorgoroth, Gehenna e Enslaved. Twilight of the Idols - In Conspiracy with Satan, terceiro lançamento do Gorgoroth pela Nuclear Blast, foi publicado em 2003.

Condenação por estupro[editar | editar código-fonte]

Em 2003, Infernus foi acusado de estuprar repetidamente uma mulher por horas com a ajuda de um amigo em uma festa em seu apartamento.[5] Inicialmente condenado a três anos de prisão em 2005, ele recorreu da sentença e foi absolvido do estupro, mas condenado por agressão por negligência, recebendo uma sentença de um ano de prisão.[5][6][7] Ele cumpriu quatro meses de prisão no inverno de 2006 e 2007 antes de ser libertado sob liberdade condicional.[6]

Controvérsia do Gorgoroth em Cracóvia e Transferência para a Regain Records[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Black Mass Krakow 2004

Em 1º de fevereiro de 2004, Infernus e o Gorgoroth realizaram uma apresentação ao vivo em Cracóvia, destinado a ser lançado em um álbum de vídeo pela Metal Mind Productions. Devido à natureza satânica do show ao vivo, que apresentava cabeças de ovelha em empaladas, modelos nuas "crucificadas", símbolos satânicos e oitenta litros de sangue de ovelha, a banda e os produtores de vídeo foram acusados de violar as leis polonesas de blasfêmia. As fitas do concerto foram confiscadas pela polícia polonesa por 4 anos, mas o concerto foi finalmente lançado em DVD no verão de 2008 como Black Mass Krakow 2004.[8] Em 2005, Infernus e Tormentor, que havia deixado o Gorgoroth em 2002, lançaram uma versão da música "Satanic Blood" da banda Von sob o nome "Norwegian Evil".[9] Após sair da Nuclear Blast em 2004, Infernus e o Gorgoroth assinaram com a gravadora sueca Regain Records, que lançou o próximo álbum do Gorgoroth, Ad Majorem Sathanas Gloriam, em 2006.

Forces of Satan Records[editar | editar código-fonte]

Em 6 de junho de 2006, Infernus fundou sua própria gravadora, Forces of Satan Records, dedicada exclusivamente ao lançamento de álbuns de bandas com um "claro perfil satânico".[10][11] O primeiro lançamento do selo foi o EP ao vivo do Gorgoroth, Bergen 1996, seguido por álbuns da banda italiana de black metal Black Flame, da banda brasileira de death metal Ophiolatry e da banda sérvia de black metal Triumfall.

Disputa pelo Nome Gorgoroth[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Disputa pelo nome Gorgoroth

Em outubro de 2007, o vocalista Gaahl e o baixista King tentaram demitir Infernus do Gorgoroth, marcando o início da disputa legal pelo nome Gorgoroth. Em março de 2009, Infernus anunciou que havia ganhado os direitos sobre o nome Gorgoroth após um julgamento com Gaahl e King.[12] O tribunal afirmou que ambos se excluíram da banda quando tentaram demitir o guitarrista.[12] O tribunal também afirmou que Infernus não pode ser excluído do Gorgoroth a menos que ele mesmo decida sair.[12] Com a saída de Gaahl e King, Infernus recrutou o baterista Tomas Asklund do Dissection, o baixista Bøddel do Obituary, bem como o ex-vocalista do Gorgoroth Pest e o guitarrista Tormentor para a gravação do próximo álbum.

Quantos Possunt ad Satanitatem Trahunt e Instinctus Bestialis[editar | editar código-fonte]

O Gorgoroth lançou o álbum Quantos Possunt ad Satanitatem Trahunt em 2009. Infernus agradeceu tanto aos membros atuais quanto aos antigos da banda, bem como a vários membros da cena e comunidade de black metal nas notas do álbum. Em 2015, o Gorgoroth lançou seu nono álbum de estúdio, Instinctus Bestialis.

Agressão e Hospitalização[editar | editar código-fonte]

No início de agosto de 2023, Infernus foi agredido e hospitalizado após a apresentação do Gorgoroth no Beyond the Gates Festival, em Bergen.[13] Os ferimentos levaram a uma ausência dos próximos shows da banda e ao cancelamento de uma turnê planejada no México em outubro.[14] Infernus voltou às performances ao vivo no final de novembro.[15]

Crenças[editar | editar código-fonte]

Infernus é um satanista teísta e, como membro fundador do Gorgoroth, construiu a banda com base em sua filosofia e religião, proclamando-se como 'Ministro de Satanás na Terra'.[3] Quando questionado em março de 2009 sobre o que especificamente praticava, ele descreveu como uma forma gnóstica de satanismo.[16] Em uma entrevista conduzida em março de 2009, após a conclusão da disputa pelo nome Gorgoroth com os ex-colegas Gaahl e King of Hell, ele afirmou explicitamente que era 'a espinha dorsal ideológica do Gorgoroth'.[17] Ele expressou oposição à Igreja de Satã com base na futilidade comercial e, quando questionado sobre isso em algumas ocasiões em 2009, também afirmou que discordava dos valores básicos deles:[17][18]

"Basicamente, porque eles rejeitam uma visão teísta da existência. Eu não considero o homem como o centro do universo. Essas são minhas opiniões e não são as opiniões de nenhum humanista ou assim chamado ateu."[19]

Galeria[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Banda
1993 A Sorcery Written in Blood Gorgoroth
1994 Promo '94 Gorgoroth
1994 Pentagram Gorgoroth
1996 Antichrist Gorgoroth
1996 The Last Tormentor Gorgoroth
1996 Borknagar Borknagar
1997 Under the Sign of Hell Gorgoroth
1997 Desekrator Demo Desekrator
1998 Metal for Demons Desekrator
1998 Destroyer Gorgoroth
1999 Hot in the City/Overdose/Take Us to the Pub Desekrator
2000 Incipit Satan Gorgoroth
2002 Demo 2002 Orcustus
2003 World Dirtnap Orcustus
2003 Twilight of the Idols Gorgoroth
2005 Wrathrash Orcustus
2005 A Norwegian Hail to Von Norwegian Evil
2006 Ad Majorem Sathanas Gloriam Gorgoroth
2007 Bergen 1996 Gorgoroth
2008 Black Mass Krakow 2004 Gorgoroth
2008 True Norwegian Black Metal - Live in Grieghallen Gorgoroth
2009 Orcustus Orcustus
2009 Quantos Possunt ad Satanitatem Trahunt Gorgoroth
2011 Under the Sign of Hell 2011 Gorgoroth
2015 Instinctus Bestialis Gorgoroth

Referências

  1. «Gorgoroth at Season of Mist». Consultado em 24 de janeiro de 2024url-status=morto. Cópia arquivada em 30 de abril de2008  Verifique data em: |acessodata=, |arquivodata= (ajuda)
  2. «Forces of Satan Records». Consultado em 29 de maio de2008. Cópia arquivada em 19de junho de 2008  Verifique data em: |acessodata=, |arquivodata= (ajuda)
  3. a b "Bio/Manifesto". Site oficial do Gorgoroth. Arquivado do original em 21 de outubro de 2007. Acessado em 24 de janeiro de 2024. "O Gorgoroth foi fundado por Infernus em 1992 como uma estratégia para perpetrar violência sônica e espiritual no mundo, a fim de trazer uma mudança na percepção das pessoas sobre a existência. Assim, através da música metal, o ministro de Satanás na terra convocou um avatar das forças das trevas e o deixou se manifestar por meio de várias tentativas de criar o que era percebido como o black metal supremo, tomando forma no palco e em diversas gravações de estúdio. [...] Com a presença dedicada dos novos membros em tempo integral, Gaahl e King, bem como um fundamento social e mental alcançado não um dia muito cedo para futuros trabalhos, foi assinado um contrato com a gravadora alemã Nuclear Blast, e a banda adotou em maior medida a posição de uma apresentação ao vivo, embarcando em várias turnês ao redor do mundo, levando sua presença sinistra e a palavra de Satanás para novos territórios."
  4. a b «Gorgoroth.info - Biography». web.archive.org. 2 de abril de 2013. Consultado em 24 de janeiro de 2024 
  5. a b Blabbermouth (4 de janeiro de 2006). «Woman Claims GORGOROTH Guitarist And His Friend Repeatedly Raped Her». BLABBERMOUTH.NET (em inglês). Consultado em 24 de janeiro de 2024 
  6. a b «BLABBERMOUTH.NET - GORGOROTH Guitarist Released From Norwegian Prison». web.archive.org. 2 de dezembro de 2008. Consultado em 24 de janeiro de 2024 
  7. «Satanrockgitarist ser svart». www.bt.no (em norueguês bokmål). 23 de outubro de 2007. Consultado em 24 de janeiro de 2024 
  8. «BLABBERMOUTH.NET - GORGOROTH: Controversial Krakow Concert To Be Released On DVD». web.archive.org. 21 de abril de 2008. Consultado em 24 de janeiro de 2024 
  9. «von.htm». web.archive.org. 23 de dezembro de 2008. Consultado em 24 de janeiro de 2024 
  10. «Forces of Satan Records - Music label - RYM/Sonemic». Rate Your Music (em inglês). Consultado em 24 de janeiro de 2024 
  11. «BLABBERMOUTH.NET - GORGOROTH Guitarist Launches FORCES OF SATAN RECORDS». web.archive.org. 2 de dezembro de 2008. Consultado em 24 de janeiro de 2024 
  12. a b c Blabbermouth (10 de março de 2009). «INFERNUS Claims Victory In GORGOROTH Name Dispute». BLABBERMOUTH.NET (em inglês). Consultado em 24 de janeiro de 2024 
  13. DiVita, Joe DiVitaJoe (14 de agosto de 2023). «Gorgoroth Guitarist Hospitalized Following 'Attack,' Statement Released». Loudwire (em inglês). Consultado em 24 de janeiro de 2024 
  14. Kennelty, Greg (14 de agosto de 2023). «GORGOROTH Guitarist INFERNUS Hospitalized After Being Attacked At Recent Festival». Metal Injection (em inglês). Consultado em 24 de janeiro de 2024 
  15. DiVita, Joe DiVitaJoe (14 de agosto de 2023). «Gorgoroth Guitarist Hospitalized Following 'Attack,' Statement Released». Loudwire (em inglês). Consultado em 24 de janeiro de 2024 
  16. «Gorgoroth Interview 2009». www.sheol-magazine.com. Consultado em 24 de janeiro de 2024 
  17. a b Infernus (Gorgoroth): Nu-mi pasa de Gaahl - METALHEAD.ro (2009)
  18. «Interview with Newsweek Poland, 2006». Gorgoroth official website. Consultado em 22 de outubro de 2007. Cópia arquivada em 12 de outubro de 2007. Não, a Igreja de Satanás não é para mim. Eles tiveram sua fase nos anos 60 e 70, rebelando-se e tornando mais ou menos aceitável o que estavam fazendo, praticando um tipo de satanismo fácil de identificar e defender abertamente, trazendo-o para a cultura popular além da indústria musical e cinematográfica. O que me parece é que eles se divertem muito e têm um circo acontecendo, e isso é bom para eles. No entanto, como cristão, também tenho um conceito de Deus, e para mim, o satanismo não é apenas uma abordagem psicológica de uma terceira força, nem uma tentativa humanista mais picante de lidar com as coisas. 
  19. «Interview Gorgoroth (Infernus) ||| ROCK'N'BALLS ||| Webzine Metal - Magazine metal en ligne». web.archive.org. 15 de julho de 2011. Consultado em 24 de janeiro de 2024