Gorgoroth

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gorgoroth
Gorgoroth - Setembro Negro.jpg
Gorgoroth ao vivo no Setembro Negro Fest 2012
(São Paulo, Brasil).
Informação geral
Origem Bergen
País  Noruega
Gênero(s) Black metal
Período em atividade 1992 - atualmente
Gravadora(s) Embassy Records
Malicious Records
Century Black
Nuclear Blast
Regain Records
Season of Mist
Integrantes Infernus
Tomas Asklund
Atterigner
Ex-integrantes Goat Pervertor
Hat
Samoth
Frost
Ares
Grim
Gaahl
King ov Hell

Frank Watkins

Página oficial www.Gorgoroth.info

Gorgoroth é uma banda de black metal da Noruega fundada por Infernus em 1992.[1]

História[editar | editar código-fonte]

A banda Gorgoroth foi formada na Noruega por Hat, Goat Pervertor e Infernus, no início dos anos noventa. Hat fez os vocais, Goat a bateria e Infernus a guitarra. O nome Gorgoroth foi retirado do livro O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien, a região onde está situada Mordor.

Em 1993 o Gorgoroth lança sua primeira demo, chamada A Sorcery Written In Blood.

Depois da demo, o Gorgoroth assina com a Embassy Records, onde eles lançam o primeiro álbum, Pentagram, em 1994. Samoth, da banda Emperor, tocou baixo neste álbum. Após o lançamento de Pentagram, Goat e Samoth deixam a banda.

Em 1996 a banda assina com a Malicious Records, que relançou o Pentagram. Neste mesmo ano eles lançam seu segundo álbum, Antichrist. As participações neste trabalho são de Pest, da banda Obtained Enslavement, que fez os vocais, e Frost do Satyricon, que gravou a bateria, enquanto Infernus ficou responsável pelo baixo e guitarra. Hat gravou os vocais de 3 faixas. O álbum Antichrist foi um tributo a Euronymous, assassinado por Count Grishnackh.

Em 1 de fevereiro de 2004, durante um concerto gravado para um DVD em Cracóvia, Polônia, a banda manteve no palco cabeças de ovelha fincadas em estacas e espalhou 80 litros de sangue do animal pelo palco, além de ostentar símbolos satânicos e exibir quatro modelos nus, dois homens e duas mulheres, amarrados a cruzes, simulando uma crucificação. Foi iniciada uma investigação policial sob alegação de ofensa religiosa — que é crime punível na Polônia —, além de crueldade com animais. Apesar disso, não foi aberto um processo criminal, e a banda declarou não saber que praticava ato ilegal. Ainda assim, o organizador do concerto foi multado em 1000 Złotys em 2007 por não ter informado à banda sobre a ilegalidade das encenações, e por não ter intervindo.

A controvérsia custou à banda o encerramento do contrato com a gravadora Nuclear Blast, além da saída da banda do circuito de turnês organizado pela gravadora. As gravações do concerto foram confiscadas pela polícia. Entretanto, em seguida ao fato, o Gorgoroth teve sua reputação engrandecida junto aos fãs, e seguiu em turnê pela América do Sul, passando por Brasil, Chile e Argentina.

Logotipo da banda

No dia 21 de agosto de 2012 A banda soltou o seguinte comunicado: “Em respeito e lealdade para com nossos fãs e colaboradores, Infernus (guitarrista) demitiu Pest (vocalista) da banda. Isso aconteceu após Pest informar que não priorizaria a turnê latino-americana, sendo que a banda embarcaria em duas semanas para o Brasil.

Infernus decidiu continuar a turnê conforme o planejado e Hoest, da banda Taake, substituiu Pest como vocalista nos shows que se iniciaram em 07 de setembro.

Ainda em 2012, o sérvio Atterigner entrou oficialmente na banda como vocalista.[2]

Após muito tempo de espera, em junho de 2015 a banda lançou seu mais recente álbum de estúdio, intitulado Instinctus Bestalis.[3] No fim do ano, o baixista "Bøddel" (Frank Watkins) faleceu devido a uma doença grave que sofria, sendo Instinctus Bestalis sua última gravação.[4]

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Linha do tempo[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Pest e Infernus em show de 2010
Gorgoroth no Party San Open Air 2007

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Álbuns e vídeos ao vivo[editar | editar código-fonte]

  • Black Mass Kraków 2004 (DVD, 2004)
  • True Norwegian Black Metal - Live in Grieghallen (2008)

Demos e EP[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Setembro Negro 2012 com as bandas: GORGOROTH, KEEP OF KALESSIN e AUTOPSY». www.warmetalbr.com. Consultado em 24 de Abril de 2013 
  2. «Gorgoroth: vocalista demitido por não querer vir ao Brasil». whiplash.net. Consultado em 24 de Abril de 2013 
  3. «News». Gorgoroth.info. Consultado em 19 de outubro de 2015 
  4. «Former Obituary Bassist Frank Watkins Dies At 47». Blabbermouth.net. Consultado em 19 de outubro de 2015 
  5. «Extreme Metal Videos: Gorgoroth - Live in Colombia 2001». Deathmetalvideos.blogspot.com. 26 de agosto de 2007. Consultado em 10 de agosto de 2009 
  6. «Gorgoroth Interview bei Metal1.info». Metal1.info. 21 de abril de 2006. Consultado em 10 de agosto de 2009 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Gorgoroth
Flag of Norway.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical da Noruega é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.