Borknagar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Borknagar
Informação geral
Origem Bergen, Noruega
País  Noruega
Gênero(s) Black metal, viking/folk metal, metal progressivo
Período em atividade 1995 - actualmente
Gravadora(s) Malicious Records
Century Media
Indie Recordings
Integrantes Øystein Brun
Andreas Hedlund
Lars Nedland
Asgeir Mickelson
ICS Vortex
Baard Kolstad
Ex-integrantes Roger "Infernus" Tiegs
Ivar Bjornson Peersen
Grim
Jens Ryland
Kai K. Lie
Justin Greaves
Garm
Página oficial Site Oficial da banda

Borknagar é uma banda de black metal originária de Bergen, Noruega. A banda mistura black metal e folk metal com elementos progressivos e sinfónicos. Os temas das letras variam entre filosofia, paganismo, natureza e cosmos.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em 1995, Borknagar foi criada pelo guitarrista Øystein Brun, após a separação da banda Molested. Brun começou a escrever letras e a preparar material. Em seguida, convidou alguns músicos já famosos para completar a formação da banda: Roger "Infernus" Tiegs da banda Gorgoroth, Erik "Grim" Brødreskift (Immortal), Ivar Bjornson Peersen (Enslaved) e Kristoffer "Garm" Rygg (Ulver).

Como todos os músicos eram já conhecidos, a banda nem precisou de uma demo. A gravadora Malicious Records disponibilizou-se a lançar o primeiro álbum da banda, que foi um sucesso junto do público.

Brun recomeçou a escrever material para o segundo álbum, que iria ser lançado sob a gravadora Century Media. Infernus deixou a banda e Kai K. Lie ocupou o seu lugar.

O impacto do álbum The Olden Domain trouxe á banda a possibilidade de fazerem uma tour pela Europa, ao lado das bandas In Flames e Night in Gales. Para esta tour juntaram-se á banda Jens Ryland e ICS Vortex.

The Archaic Course, o terceiro álbum da banda, foi apresentado em Outubro de 1998. Borknagar viu o seu trabalho elogiado por inúmeras revistas de metal.

Depois da gravação deste álbum, no Inverno de 98, surgiram alguns problemas com a formação da banda. O baterista Erik "Grim" Brødreskift, o baixista Kai K. Lie, o tecladista Ivar Bjornson Peersen abandonaram a banda. Ainda assim a banda saiu em tour com as bandas Cradle of Filth e Napalm Death.

Na primavera de 1999 a banda esteve em tour nos Estados Unidos da América com a banda Emperor, durante um mês.

Após esta tour foi anunciada a entrada do baterista Asgeir Mickelson e do tecladista Lars Nedland. Em Janeiro de 2000 Quintessence vê a luz do dia. Seguem-se Empiricism (2001), Epic (2004), Origin (2006).[1]

Nos finais de Dezembro de 2007 a banda assinou com a editora Indie Recordings.

Em fevereiro de 2010 a banda lança o álbum Universal que teve uma ótima repercussão perante os fãs pelo mundo e cuja arte da capa foi criada pelo designer brasileiro Marcelo Vasco.[2] Após sete anos sem fazer shows fora da Noruega a banda se apresenta no festival alemão Wacken Open Air. A banda teve a sua primeira turnê sul-americana cancelada em setembro de 2010 o que deixou todos os fãs sul-americanos e banda extremamente decepcionados.[3]

Em fevereiro de 2012 o Borknagar lança o álbum "Urd", trabalho que foi muito aclamado entre a mídia especializada. A arte da capa deste álbum, assim como a capa do Universal, foram feitas pelo designer brasileiro Marcelo Vasco. Ao encerrar as gravações o baterista David Kinkade decide deixar a banda e para o seu lugar foi recrutado o baterista Baard Kolstad que também toca na banda do ICS Vortex, atual baixista do Borknagar e ex-baixista do Dimmu Borgir.[4] É quase unânime a opinião entre os fãs de que esta é a melhor formação até a atualidade já que neste álbum a banda contou com três ótimos vocalistas, Vintersorg (que já está na banda desde o álbum "Empiricism"), Larz (tecladista da banda desde o álbum "Quintessence") e agora com o Vortex que retorna à banda após 10 anos.[5][6] O primeiro show da banda após o lançamento do novo trabalho foi no Inferno Festival na Noruega.

No decorrer de 2014 e 2015, a banda trabalhou arduamente na composição e gravação de seu próximo disco de estúdio. A produção foi atrasada devido ao acidente ocorrido no fim de 2014 com o vocalista Vintersorg, mas as gravações foram concluídas em junho de 2015. [7] O vocalista original, Kristoffer Rygg, fez uma participação especial nesse novo disco. [8] Intitulado Winter Thrice, o décimo álbum do Borknagar saiu em 22 de janeiro de 2016 via Century Media Records.

Membros[editar | editar código-fonte]

Linha do tempo[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Borknagar To Record Acoustic Album». blabbermouth.net. February 15, 2005. Consultado em 2009-03-30. 
  2. «Borknagar: New Album Title Revealed». blabbermouth.net. April 12, 2009. Consultado em 2009-04-12. 
  3. «BORKNAGAR To Tour South America In September». Roadrunnerrecords.com. Consultado em 2011-08-19. 
  4. «New Borknagar drummer announced». artisannorway.com. Consultado em 2012-02-22. 
  5. «ICS Vortex rejoins Borknagar» Blabbermouth [S.l.] June 10, 2010. Consultado em June 10, 2010. 
  6. «ICS Vortex back with Borknagar». Artisannorway.com. Consultado em 2011-08-19. 
  7. https://www.facebook.com/borknagarofficial
  8. http://www.blabbermouth.net/news/ulvers-kristoffer-rygg-to-guest-on-new-borknagar-album/

Ligações externas[editar | editar código-fonte]