Instituto Interamericano da Criança

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Instituto Interamericano da Criança (com sigla IIN do espanhol Instituto Interamericano del Niño) é um organismo internacional encarregado de promover o bem-estar da maternidade e da infância nos países americanos. Foi criado a 9 de junho de 1927 por iniciativa do pediatra uruguaio Luis Morquio e reconhecido como organismo especializado da Organização dos Estados Americanos (OEA), em 1949.

Seu nome primitivo era Instituto Internacional Americano de Proteção à Infância (Instituto Internacional Americano de Protección a la Infancia), entre os anos 1927 e 1962. Sua direção-geral tem por sede Montevidéu, no Uruguai.

Objetivos[editar | editar código-fonte]

Seus objetivos são zelar pelos Direitos da Criança, tanto a nível de aprovação das convenções, como assessora em medidas legislativas e de política social entre os estados-membros. Presta assessoramento técnico e promove a divulgação dos direitos da criança.

Países membros[editar | editar código-fonte]

Fundadores: Argentina, Bolívia, Brasil, Cuba, Chile, Equador, Estados Unidos, Peru, Uruguai e Venezuela (todos desde 1927)

Posteriormente: México (1935), Costa Rica (1938), Paraguai (1939), Colômbia (1941), República Dominicana (1943), Honduras (1944), Guatemala (1946), Panamá (1947), Nicarágua (1948) e Haití (1949)

Organização[editar | editar código-fonte]

  • Congresso Panamericano da Criança, instância máxima que dita as políticas e diretrizes. Elege seus representantes. Reúne-se a cada 4 anos e é composta por todos os membros do IIN.
  • Conselho Diretivo, encarregado de formular a política geral e zelar pelo cumprimento das deliberações do Congresso. Integrado por um representante dos estados-membros da INN.
  • Direção Nacional, encarregada da administração do IIN e levar a cabo dos programas e ações aprovadas.
  • Secretariado do Instituto Interamericano da Criança, dirigido por um Diretor Geral, nomeado pelo Secretário Geral da OEA, com base em lista tríplice apresentada pelo Conselho Diretivo. Seu cargo dura 4 anos, podendo ser reeleito por uma vez.

Diretores Gerais[editar | editar código-fonte]

Foram Diretores Gerais do Instituto:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]