Iracemápolis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Iracemápolis
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Iracemápolis
Bandeira
Brasão de armas de Iracemápolis
Brasão de armas
Hino
Gentílico iracemapolense
Localização
Localização de Iracemápolis em São Paulo
Localização de Iracemápolis em São Paulo
Localização de Iracemápolis em São Paulo
Iracemápolis está localizado em: Brasil
Iracemápolis
Localização de Iracemápolis no Brasil
Mapa
Mapa de Iracemápolis
Coordenadas 22° 34' 51" S 47° 31' 08" O
País Brasil
Unidade federativa São Paulo
Municípios limítrofes Norte: Cordeirópolis, Santa Gertrudes;
Leste: Limeira;
Sul: Piracicaba;
Oeste: Santa Bárbara D'Oeste.
Distância até a capital 170 km
História
Fundação 1890
Administração
Prefeito(a) Fábio Francisco Zuza
Características geográficas
Área total [1] 115,947 km²
População total (Censo IBGE/2010[2]) 20 047 hab.
Densidade 172,9 hab./km²
Clima tropical de altitude (Cwa)
Altitude 608 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000[3]) 0,828 muito alto
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 467 038,763 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 24 162,59

Iracemápolis é um município brasileiro do estado de São Paulo.

História

Iracemápolis surgiu de um vilarejo denominado Santa Cruz da Boa Vista. A alcunha do município, Bate-Pau, provém das encenações que os negros escravos realizavam ao som de batidas de estacas de madeira relembrando a situação deles nas senzalas.

A denominação atual só passou a ser utilizada quando o vilarejo foi elevado a categoria de Distrito de Paz de Limeira através da lei 1931 de 29 de outubro de 1923. Origem do nome: Iracema provém de língua indígena e quer dizer virgem dos lábios de Mel e pólis é de origem grega e significa cidade.

Iracemápolis se emancipou de Limeira em 31 de dezembro de 1953 tendo a posse do prefeito, do vice-prefeito e dos vereadores tendo ocorrido no dia seguinte, primeiro dia de 1954.

Em 30 de dezembro de 1953 foi assinada a Lei nº 2456 que dava autonomia ao antigo Distrito, até então dependente de Limeira.

No ano seguinte foi inaugurada a nova Igreja da Paróquia de Jesus Crucificado.

Daí para cá, o Município não parou de crescer.

Em 30 de outubro de 1955 foi instalado o Centro de Saúde.

Em 1957 foi fundada a atual Praça da Matriz.

Em 1958 foi inaugurada a Delegacia de Polícia e a Cadeia Pública onde atualmente funciona a Unidade Básica de Saúde "Dr. Angelo Arlindo Lobbo".

Nesse mesmo ano foi construída a Estação de Tratamento de Água e o primeiro reservatório de Água do Município. Assim, foi possível que todas as casas tivessem água e tratada através da instalação da rede de água.

Ainda em 1958 foi inaugurado o Tratamento de Esgoto (hoje desativado) e a rede de esgoto.

Toda a cidade foi asfaltada em 1960. Foi nesse ano também que o Grupo Escolar transferiu-se para a Rua Duque de Caxias. E em 1962 foi inaugurada a primeira igreja evangélica, a Assembleia de Deus, na Rua Dona Auta de Oliveira Simões.

Em 1966 foi criado o Ninho Maternal Nossa Senhora do Belém. Iniciou suas atividades em 15 de junho de 1966 e em 6 de julho de 1969 mudou-se para a Rua Antônio Joaquim Fagundes, passando a denominar-se Creche "Lar Constante Ometto", funcionando até hoje nesse local.

No ano seguinte, no dia 25 de março, foi inaugurada a EEPSG Cesarino Borba".

Em 3 de maio de 1980, foi inaugurado o Pronto Socorro Municipal e o Paço Municipal.

Em 1981 foi criada a EEPG "João Ometto".

Em 1985 foi inaugurado o Velório Municipal no dia 3 de Maio.

A presença importante da indústria açucareira cumpre o papel de dar à cidade um lugar de destaque entre os municípios brasileiro, a Usina Iracema é hoje uma das mais modernas do país no ramo açucareiro.

Em maio de 2009 foi inaugurada a primeira creche municipal homenageando a professora Denise Elizabeth Faulborn Denardi, com inicio de suas atividades no dia 17 de junho do mesmo ano com capacidade para 180 crianças.

Com implantação de Distritos Industriais muitas indústrias estão se instalando no Município, e a cidade vem realizando um crescimento organizado e oferecendo qualidade de vida aos seus moradores.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 22º34'50" sul e a uma longitude 47º31'07" oeste, estando a uma altitude de 608 metros. A população é de 19.700 habitantes, porém sujeita as flutuações à maior durante a safra de cana de açúcar. A migração e rotatividade de trabalhadores temporários é intensa, gerando dificuldades para o planejamento adequado na área da saúde, habitação, transporte, emprego fixo e outras variáveis que diretamente afeta à área da saúde.

Demografia

Dados do Censo - 2000

Turismo

A Fazenda Morro Azul: A fazenda Morro Azul, têm sua origem na Sesmaria do Morro Azul, situada nas cabeceiras do Ribeirão do Pinhal, que em 13 de janeiro de 1817, foi concedida ao Tenente Joaquim Galvão de França e Manoel de Barros Ferraz. Sua formação ocorreu por volta de 1820.

Seu primeiro proprietário foi o Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, um dos mais importantes defensores da Independência do Brasil. Este nobre cidadão, participou com outros poucos patriotas, oferecendo seu capital, para reposição do dinheiro do Banco do Brasil, cujos cofres, haviam sido esvaziados pela família real, por ocasião de seu retorno a Portugal. Não é mera coincidência, o nome dado à cidade de Campos do Jordão, e vale a pena observar que o terreno, no qual foi construído o Museu do Ipiranga, pertencia ao influente Brigadeiro.

A sede da Fazenda foi construída entre 1868 e 1877, pelo seu filho, Silvério Rodrigues Jordão. Todo o material de construção, canos, blocos, vidros, móveis, portas e janelas, veio da Europa, e a partir de Campinas, em carros de bois, por 120 km de lamaçais.

Enquanto a maioria das fazendas de café têm estilo colonial, são belas e amplas, porém, sem maior criatividade, o Solar da Morro Azul se destaca pela excelência de seu projeto arquitetônico e sua forma apalacetada, sendo a única sede rural brasileira com azulejos, portugueses e ingleses, utilizados na decoração de sua fachada. No processo de tombamento, ocorrido em 1973, comandado pelo pesquisador, Arlindo de Salvo, foi considerada como, "Talvez o mais requintado exemplar de fazenda do Século XIX".

Por ter hospedado, duas vezes o Imperador Pedro II, é conhecida na região, como a Fazenda do Imperador, mais precisamente, como Casa de D. Pedro.

Atrativos: A entrada, com estrada cercada de Palmeiras Imperiais e Pau Ferro, demonstrando proximidade com a Família Real. No interior da casa, o visitante encontrará, papéis de parede franceses e ingleses, gobelinos e quadros antigos, uma bela capela dourada, vizinha à "Sala de Visitas Imperial", lustres e móveis do século XIX, biblioteca, com livros raros e os quartos e camas, em que dormiram, o Imperador D. Pedro II, a Imperatriz e a Princesa Isabel.

Na área externa o visitante se deliciará com um riacho de pedras, a floresta com seu centenário jequitibá, a gruta construída pelos escravos e um magnífico conjunto de salas de banho, constituindo as Ruínas das Termas do Imperador. A Fazenda Morro Azul, está aberta para visitações, previamente agendadas, para grupos organizados, com opção para serviço de restaurante. Os passeios, serão acompanhados por guias ou por pessoas ligadas à família proprietária

Hidrografia

A cidade de Iracemápolis é cortada pelo Ribeirão Cachoeirinha, cuja nascente está situada no Morro Azul e o mesmo desemboca no Rio Piracicaba (São Paulo). A sua margem está em fase de recuperação da mata ciliar.

Rodovias

Educação

O município de Iracemápolis possui nove escolas municipais, sendo quatro de ensino fundamental do ciclo I e cinco escolas de educação infantil. E também possuí três escolas estaduais e uma escola particular que atende crianças do maternal ao ensino médio.

Possui quatro creches, sendo uma municipal. Recentemente inaugurada a "Faculdade Interativa Novo Tempo de Iracemápolis".

Saúde

O prédio da Coordenadoria Municipal de Saúde, sede da gestão municipal de saúde, fica a Rua Cesarino Borba, 486, Centro, e a atual Coordenadora Municipal de Saúde é a Sra. Maria Margareth Capobianco Degaspari (gestão 2009-2012). Contamos com 7 unidades de saúde e 5 consultórios isolados de odontologia no município: Coordenadoria Municipal de Saúde que é compartilhado com a Vigilância em Saúde (VE, VISA e Zoonoses), Unidade de Fisioterapia Municipal Geraldo Granço, UBS Dr. Ângelo Arlindo Lobo com serviços de PACS, UBS Angelina Platinetti Massari, USF Maria Neves Alexandrino (PSF), CESMI – Centro de Especialidades Médicas de Iracemápolis, Pronto Socorro Municipal e 5 consultórios isolados de odontologia nas escolas.

Administração

Datas Comemorativas

  • Aniversário do Município - 3 de Maio
  • Festival Iracemapolense de Canção FEIRCA Maio
  • Festa do Peão - Início de Maio
  • Festa Julina da EMEF "Prof. Benedicto Carlos Freire" - 2ª sábado de Julho.
  • Aniversário do templo da Assembleia de Deus, Madureira - 7 de setembro
  • Festa do Caldo de Cana - 1ª Semana de Setembro
  • Padroeiro do Município (Jesus Crucificado) - 14 de setembro
  • Semana Evangélica - Ultima semana de outubro
  • Festa Junina da EMEF "Dona Leontina de Oliveira" e da EMEI "Snoopy" 2ºdomingo de junho.
  • Festa de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, com carreata, queima de fogos e missas.
  • Show Rádio Sucesso FM - Mês de novembro

Imprensa

Rádios Rádio Sucesso FM 106.3 MHz ou www.sucessofmiracemapolis.com.br

Jornais Gazeta de Iracemápolis, Folha de Iracemápolis,Jornal A Folha, Jornal Agro,Folha Cidade Interior e Expresso Noticias.

Revistas Revista Styllus Regional, Expressão Regional.

Ver também

Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 

Ligações externas

Predefinição:Mesorregião de Piracicaba