Ivan Bunin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ivan Bunin Medalha Nobel
Nascimento 22 de outubro de 1870
Voronezh
Morte 8 de novembro de 1953 (83 anos)
Paris
Nacionalidade Rússia Russo
Prêmios Nobel prize medal.svg Nobel de Literatura (1933)
Campo(s) Escritor

Ivan Alekseyevich Bunin (em russo: Ива́н Алексе́евич Бу́нин; Voronezh, 22 de outubro de 1870Paris, 8 de novembro de 1953) foi um escritor russo.

Como representante de uma família nobre empobrecida, Bunin começou cedo uma vida independente; em sua juventude, ele trabalhou em jornais, chancelarias, viajou muito. A primeira das obras publicadas de Bunin foi o poema "Over the Grave of S. Ya. Nadson" (1887); a primeira coleção de poesia foi publicada em 1891 em Orel . Em 1903, ele recebeu o prêmio Pushkin pelo livro Listopad e a tradução de Songs of Hiawatha ; em 1909, ele foi premiado novamente com este prêmio pelo 3º e 4º volumes das Obras Coletadas. Em 1909, ele foi eleito um acadêmico honorário na categoria de literatura elegante da Academia Imperial de Ciências de São Petersburgo . Em 1920, ele emigrou para a França .

O autor do romance "A Vida de Arsenyev ", as histórias " Sukhodol ", "The Village", "Mitina Love", as histórias "The Master from San Francisco ", " Easy Breath ", " Antonov Apples ", entradas do diário " Cursed Days " e outras obras.

Em 1933, Ivan Bunin, o primeiro dos escritores russos, tornou-se um Prêmio Nobel de Literatura por "domínio estrito com o qual ele desenvolve as tradições da prosa clássica russa".

Em outubro de 1953, o estado de saúde de Ivan Alekseevich piorou acentuadamente. Os amigos da família estavam quase sempre em casa, ajudando Vera Nikolaevna a cuidar dos doentes, incluindo Alexander Bahrakh; O Dr. Vladimir Zernov veio diariamente [165] . Poucas horas antes de sua morte, Bunin pediu à esposa para ler em voz alta as cartas de Chekhov. Como lembrou Zernov, em 8 de novembro ele foi chamado pelo escritor duas vezes: pela primeira vez, passou os procedimentos médicos necessários e, quando foi chamado novamente, Ivan Alekseevich já estava morto. A causa da morte, segundo o médico, foi asma cardíaca e esclerose pulmonar. Bunin foi enterrado no cemitério de Saint-Genevieve-des-Bois [167].[1]

Obras[editar | editar código-fonte]

  • O amor de Mítia (ed. Br.: S. Paulo, Editora34, 2016).
  • Amor que santifica (ed. Port.: Lisboa, Bibliotex, 2003).
  • O processo do tentente Ieláguin (ed. Br.: S. Paulo, Editora 34, 2016).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
John Galsworthy
Nobel de Literatura
1933
Sucedido por
Luigi Pirandello


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) escritor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.