Jardim Piratininga (Santos)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Jardim Piratininga é um bairro localizado na área continental da cidade de Santos.[1]

Sua denominação pode ter surgido devido a maior proximidade com a denominação à época da Vila de São Paulo de Piratininga, atual capital do estado São Paulo (cidade).[2] Fica situado entre a Via Anchieta, a Avenida dos Bandeirantes e o Rio Casqueiro, que separa Santos de Cubatão.

O bairro foi planejado e construído para inicialmente abrigar policiais, porém com o passar do tempo e a melhora das condições financeiras destas pessoas, os moradores foram se renovando, com os policiais saindo e chegando pessoas de outras cidades que buscavam uma melhor oportunidade em Santos.

Após a inauguração de viaduto[3] do bairro Saboó, parte do trânsito principalmente de caminhões passou a ter novo acesso inaugurado também em 2020 no bairro Jardim São Manoel, que passa a ligar o bairro Bom Retiro sobre o Rio São Jorge[4] e a ser utilizado principalmente por caminhões para empresas próximas na região, mas também como rota a parte dos bairros da Zona Noroeste ou sentido a região dos morros da cidade.

O Jardim Piratininga é um bairro muito pequeno, tendo aproximadamente 1km quadrado. Predominantemente familiar é possível que se conheça todas as pessoas do bairro.

Possui uma única escola de ensino fundamental, a Dr. José da Costa e Silva Sobrinho, e está em construção uma UBS.

Referências

  1. Novo Milênio, fonte secundária extraída de diversas edições do jornal A Tribuna (25/10/2010.). «Conheça o seu bairro». Consultado em 02/12/2010.  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  2. «Novo Milênio: Histórias e Lendas de Santos; Urbanismo; A Urbanização da Zona Noroeste». 22 de maio de 2015. Consultado em 4 de outubro de 2015 
  3. «Viaduto em Curva é Inaugurado na Nova Entrada de Santos | G1». g1.globo.com. Consultado em 15 de agosto de 2020 
  4. «Santos Inaugura Avenida Beira Rio e Ponte sobre o Rio São Jorge | G1». g1.globo.com. Consultado em 7 de novembro de 2020