Saltar para o conteúdo

Kita (futebolista): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Viniciusmc (discussão | contribs)
m Revertidas edições por 186.255.54.123 para a última versão por Devanir de Loredo (usando Huggle)
Linha 54: Linha 54:
{{DEFAULTSORT:Joao Leithardt Neto}}
{{DEFAULTSORT:Joao Leithardt Neto}}
[[Categoria:Futebolistas do Rio Grande do Sul|Kita]]
[[Categoria:Futebolistas do Rio Grande do Sul|Kita]]
[[Categoria:Futebolistas da Portuguesa de Desportos|Kita]]
[[Categoria:Certinha Pelais|Kita]]
[[Categoria:Futebolistas do Sport Club Internacional|Kita]]
[[Categoria:Futebolistas do Sport Club Internacional|Kita]]
[[Categoria:Futebolistas do Clube de Regatas do Flamengo|kita]]
[[Categoria:Futebolistas do Clube de Regatas do Flamengo|kita]]

Revisão das 22h35min de 6 de setembro de 2011

João Leithardt Neto
Informações pessoais
Data de nascimento 6 de janeiro de 1958 (66 anos)
Local de nascimento Passo Fundo,  Brasil
Altura 182 cm
Apelido Kita
Informações profissionais
Posição atacante
Clubes profissionais
Anos Clubes Jogos e gol(o)s
1984-1985
1986
1986-1987
1988
1989
1990
Internacional
Inter de Limeira
Flamengo
Portuguesa
Grêmio
Atlético-PR
27 (7)
39 (24)
20 (9)
20 (8)
7 (3)
Seleção nacional
1984 Brasil Brasil 4 (1)

João Leithardt Neto, mais conhecido como Kita (Passo Fundo, 6 de janeiro de 1958), é um ex-futebolista brasileiro, foi centroavante e jogou no Internacional de Porto Alegre, na Internacional de Limeira, no Flamengo, na Portuguesa de Desportos, no Grêmio e no Atlético Paranaense, além de ter servido à Seleção Brasileira.

Carreira

Jogando pelo Juventude, sob o comando de Luís Felipe Scolari, Kita fez seu primeiro grande feito no futebol ao se tornar o artilheiro do Campeonato de Gaúcho de 1983.

No ano seguinte, quando já estava no Internacional, Kita foi convocado para a Seleção Brasileira, que ganhou a medalha de prata nas Olimpiadas de Los Angeles.

Contudo, apesar da conquista olímpica em seu currículo, o auge de sua carreira provavelmente ocorreu dois anos mais tarde, durante a edição de 1986 do Campeonato Paulista, quando jogava pela Inter de Limeira.

Naquele Campeonato Paulista, Kita marcou 23 gols durante toda a competição, transformando-se no artilheiro isolado do torneio. Porém, a cima da artilharia, seus gols foram fundamentais para que a Inter de Limeira chegasse até a final contra o Palmeiras. No jogo decisivo, o artilheiro da Inter não decepcionou e voltou a marcar, contribuindo para a vitória apertada de dois a um, que garantiu o inédito título de campeão paulista para a Inter.

Logo o sucesso estrondoso na Inter de Limeira resultou em propostas de grandes clubes brasileiros, como Corinthians e Flamengo. Por fim, em setembro de 1986, Kita acabou assinando contrato com o Flamengo.

Na sua estréia com a camisa rubro-negra, marcou dois gols no Corinthians e, apesar da derrota rubro-negra, deixou boa impressão nos torcedores cariocas. kita manteve o bom desempenho nas partidas seguintes, sempre balançando as redes adversárias, quando chegou inclusive a marcar três gols em um jogo contra o Goiás. Porém, em 1987, o atacante não teve o mesmo rendimento do ano anterior e, ao término da temporada, acabou sendo negociado com a Portuguesa.

Além de Internacional, Flamengo e Portuguesa, Kita atuou por muitos outros clubes brasileiros, incluindo: Gaúcho, clube aonde iniciou sua carreira, 14 de Julho de Passo Fundo, Brasil de Pelotas, Grêmio, Figueirense, Atlético-PR, Esportivo de Bento Gonçalves e Passo Fundo.

O atacante ganhou a medalha de prata com a Seleção Brasileira de Futebol nos Jogos Olímpicos de Verão de 1984.

Artilharia

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre um futebolista brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.